A importância do descanso na infância
O descanso na infância é crucial para um ótimo desenvolvimento mental e físico. As crianças que não dormem bem nem descansam as horas necessárias, tendem a ficar irritadas a ponto de se chatear ou chorar por qualquer motivo.
A falta de atenção e concentração, a sonolência em horários diurnos, o desânimo e o cansaço quando outros estão em plena atividade, são algumas das consequências que o “não-descansar” o suficiente reflete nelas.
Uma criança que não dorme bem tem um baixo rendimento no dia seguinte e não pode usar a “explosão” e energia que a caracterizam para desempenhar como deve acontecer.
O sono varia com a idade. Isso se sabe. As crianças pequenas não dormem o mesmo que aqueles com 2, 3 ou 4 anos. Entretanto, o sono reparador segue mantendo a mesma importância não importando a idade, porque se converte no único modo de repor as forças para estar em ótimas condições físicas e mentais durante as horas do dia que virá.
O sono
Mamãe, o sono é uma das funções vitais do organismo humano. Fisiologicamente, dormir e descansar são imprescindíveis. Durante essas horas o cérebro leva a cabo funções significativas para seu desenvolvimento e reparação: se eliminam resíduos das células cerebrais, se “repassa” tudo que aconteceu à criança durante o dia (aprendizagem), se potencia e consolidam as memórias.
Apesar de que, existem transtornos do sono: patologias definidas, diagnosticadas e tratadas, no caso da infância, a maioria dos problemas de não dormir e descansar bem se devem aos maus hábitos que tanto a criança como seus pais vão estabelecendo em casa.
Maus hábitos que dificultam o descanso na infância
Alguns dos maus hábitos que vão contra o descanso na infância são aqueles relacionados com os horários do sono. Digamos, quando:
- A criança não quer ir cedo para cama e adia esse processo até as 23h ou meia-noite, não em um dia excepcionalmente, mas sim todos os dias
- Os adultos permitem que a criança não tenha o soninho da tarde
- Os pais se submetem à vontade de seu filho e deixam que ele comece a brincar quando acorda às 3h da madrugada.
Os fatores que incidem contra o descanso na infância
A ausência de rotinas e as atividades agitadas no horário noturno são outros dois importantes fatores que vão contra o descanso na infância.
As rotinas são mágicas. Apenas mamãe e papai começam o ritual de cada noite, é como se uma voz invisível dissesse à criança: boceje, faz com que os olhinhos comecem a se fechar. Já está cansado e quer dormir.
Agora, quando não existe um regra a seguir que indique a criança e o prepare psicologicamente para o horário do sono, este não passa pelo processo de relaxamento que tanto necessita para conseguir descansar.
“Às 20h30 é preciso recolher os brinquedos, ir ao banheiro escovar os dentes, lavar as mãos e o rosto. Depois deve fazer xixi e colocar o pijama…”
A melhor maneira de conseguir que uma criança se prepare para o ato de dormir e esteja suficientemente relaxado para conciliar o sono e não acorde, pelo menos durante as próximas 3 horas, é submetê-lo a uma mesma rotina.
As atividades agitadas no horário noturno
Existem muitas crianças que antes da hora de dormir estão mais agitados do que estavam durante o dia.
Saltam, correm, riem as gargalhadas e se submetem a brincadeiras que os alteram. Mas para conseguir que essas crianças consigam dormir tranquilos e possam repousar sem estar dando saltos em suas camas, se movendo inquietas e acordando a toda hora, é imprescindível evitar tais diversões.
As distrações do horário noturno devem ser: assistir um desenho animado educativo (relaxante), colorir, ver revistinhas, brincar com massa de modelar, recortar figuras, fazer construções…
Toda vez que esteja chegando a hora do sono, essas atividades se tornarão mais relaxantes: ler um conto, cantar uma canção de ninar, ou qualquer outra que signifique o inicio de um sono calmo, profundo e reparador.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Masalán, P., Sequeida, J., & Ortiz, M. (2013). Sueño en escolares y adolescentes, su importancia y promoción a través de programas educativos. Revista chilena de pediatría, 84(5), 554-564 .https://www.researchgate.net/profile/Patricia_Masalan/publication/262743822_Sueno_en_escolares_y_adolescentes_su_importancia_y_promocion_a_traves_de_programas_educativos_Education_and_behavioral_approach_programs/links/54521eb50cf24884d88749d7/Sueno-en-escolares-y-adolescentes-su-importancia-y-promocion-a-traves-de-programas-educativos-Education-and-behavioral-approach-programs.pdf
- Weaver, M. D., Barger, L. K., Malone, S. K., Anderson, L. S., & Klerman, E. B. (2018). Dose-dependent associations between sleep duration and unsafe behaviors among us high school students. JAMA pediatrics, 172(12), 1187-1189. https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/article-abstract/2703913