Um bom sono é sinônimo de boa saúde do bebê

28 de abril de 2017

A boa saúde do bebê pode ser medida através de um bom sono, pois enquanto dorme sossegado continua crescendo e demonstrando que tudo vai bem com ele. Às vezes, podemos perceber que as crianças têm dificuldade de dormir ou que acordam várias vezes, quando isso acontece é possível que estejam doentes ou que alguma coisa não anda bem com eles.

Do mesmo modo, o fato de dormir bem permite que ele continue melhorando a sua saúde, e isto beneficia o sistema imunológico e o seu desenvolvimento neurológico. É por isso, que devemos nos preocupar para que o bebê descanse bem e que o sono dele não seja interrompido.

Um bom sono pode ser definido como um processo restaurador pelo meio do qual, nós conseguimos manter um ritmo fisiológico ótimo. No caso dos menorezinhos, ele é indispensável para que cresçam e para que se desenvolvam de maneira adequada, além disso, pode contribuir para melhorar algumas dores já presentes.

Um bom sono previne doenças

As crianças que dormem bem não apenas são saudáveis, mas também praticam esse hábito para continuar sua condição saudável. Um bom sono é reparador e fortalecedor do sistema imunológico, esse é um processo contínuo; portanto, a cada noite bem dormida estamos prevenindo doenças e fortalecendo a saúde no dia seguinte.

O desenvolvimento físico da criança também é reforçado por meio da estimulação do hormônio do crescimento. Portanto, podemos afirmar que um bom sono ajuda no crescimento, ao mesmo tempo que cria os mecanismos para proteger cada órgão desenvolvido, pois para um maior desenvolvimento, há maior exigência por proteção contra doenças.

Outro aspecto muito importante que deve ser considerado é o desenvolvimento neurológico. Enquanto o bebê dorme também são fortalecidos os processos mentais e cognitivos dele; um sistema que merece ter uma evolução adequada, livre de patologias e complicações que desencadeiem um eventual atraso ou problema de aprendizagem.

Quais fatores afetam o bom sono do bebê?

A falta de sono acontece por diversos motivos, os quais podem piorar quando não acontece o descanso adequado. Às vezes, as doenças surgem para interromper o sono do bebê, mas não dormir bem pode ter consequências sobre a saúde e o desenvolvimento dele; além disso, pode alterar o descanso do restante da família.

Os principais aspectos que podem ser prejudicados quando não se cumprem as horas necessárias de sono são a aprendizagem, o comportamento, a linguagem e a motricidade, entre outros. Os danos, nesse sentido, podem se refletir no desenvolvimento ou serem observados ao longo da fase escolar; no geral causam certo atraso que pode aparecer a qualquer momento.

Nem todos os prejuízos gerais relacionados ao sono são identificados como transtornos; no entanto, a qualidade do sono é medida pela sua durabilidade e profundidade. Nesse sentido, talvez pensemos que o bebê esteja dormindo bem, mas, na verdade, não está dormindo o tempo desejado, e esse sono não é profundo o suficiente para que gere os efeitos desejados.

Às vezes, nós mesmos fazemos com que a criança acorde ou não proporcionamos um ambiente de descanso adequado. Em relação a isso os especialistas recomendam que o momento de dormir seja tranquilo; que devemos evitar de fazer barulho, de deixar a televisão ligada passando notícias, filmes de terror, ou situações estressantes.

Muitas vezes, elementos como a higiene estão ligados à falta de sono ou às interrupções no descanso; por isso, os especialistas recomendam que tenhamos rotinas que incluam um banho relaxante antes de dormir. Nos certificarmos que a fralda esteja limpa e seca é muito importante para garantirmos que ele vá dormir confortavelmente; também é bom que a roupa que ele use seja apropriada e que o lugar de descanso se encontre livre de impurezas.

A alimentação também é fundamental para favorecer um bom sono, pois às vezes as crianças acordam porque sentem fome ou por terem comido demais. Tanto o tipo de alimento que consomem antes de dormir, quanto a quantidade ingerida podem facilitar um sono prazeroso ou prejudicar isso.

Outros hábitos saudáveis na hora de dormir podem ser: uma massagem relaxante, cantar para eles suavemente, ler um conto, ou ter simples demonstrações de afeto. Recomenda-se garantir-lhes um ambiente de paz e tranquilidade na hora de dormir, assim como estabelecer rotinas saudáveis que favoreçam um sono duradouro, profundo e reparador.