A importância do movimento no desenvolvimento das crianças

É fundamental que os pais conheçam a importância do movimento no desenvolvimento das crianças. Considerando esse ponto, os bebês podem crescer saudáveis, já que isso ajuda na maturação cerebral e muscular.
A importância do movimento no desenvolvimento das crianças

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 30 abril, 2020

As crianças se comunicam por meio do movimento. Movimentar-se permite que elas se relacionem com o ambiente ao redor e se desenvolvam corporal e mentalmente. Assim, a seguir, vamos nos aprofundar na importância do movimento no desenvolvimento das crianças.

À medida que vão crescendo, os bebês descobrem como algumas partes do seu corpo se comportam. Por essa razão, durante os primeiros meses de vida, eles colocam tudo na boca, começam a ter consciência dos seus movimentos corporais e, assim, continuam a explorar como as suas ações afetam o meio. Dessa forma, eles constroem o próprio mundo.

Posteriormente, por meio dos movimentos na forma de brincadeiras, eles adquirem experiência e conhecimento, o que reforça e potencializa a coordenação motora. É por isso que a importância do movimento no desenvolvimento das crianças é crucial para o crescimento delas.

A atividade motora possibilita o desenvolvimento de diversas áreas do cérebro. Dessa forma, nos primeiros anos de vida, é muito importante que as crianças aprendam todo tipo de movimento. Nesse sentido, o exercício físico contribui para o crescimento físico, mental e emocional delas.

Igualmente, a atividade física ajuda no fortalecimento da respiração, da circulação e dos sistemas muscular, cardiovascular e nervoso. Além disso, também permite adquirir experiências concretas para o desenvolvimento intelectual, a independência e a adaptação social, o que permite que a criança seja, portanto, feliz.

Por outro lado, esse tipo de exercício fortalece a habilidade de superar dificuldades e proporciona muitos benefícios físicos e psicológicos para as crianças. É por isso tudo que as brincadeiras, as atividades e os esportes são vitais para o desenvolvimento integral das crianças.

A importância do movimento no desenvolvimento das crianças: caminhando com o bebê

O movimento no desenvolvimento das crianças: atividades

Existem vários tipos de exercícios e atividades que os pais podem realizar com os filhos para ajudá-los a exercer diferentes tipos de movimentos que, então, contribuirão para o desenvolvimento dos pequenos.

Portanto, é fundamental que as crianças tenham um tempo diário destinado à realização qualquer atividade e, além disso, que os pais, pacientemente, sejam um apoio no processo.

  • Incentivar a engatinhar: com esse simples primeiro passo, permitimos que as regiões cerebrais responsáveis pelo movimento se tornem mecânicas.
  • Sair para andar juntos, seguindo o ritmo das crianças: isso possibilita que elas reforcem a lateralidade, necessária para ler e escrever.
  • Ensinar a trabalhar o equilíbrio no balanço de um parque, andando de bicicleta ou patins, entre outros. Isso as ajudará a melhorar a postura e a não cansar tanto quando fizerem um ditado.
  • Realizar atividades de coordenação motora: por exemplo, pular, correr, arremessar e pegar objetos. Isso vai permitir que elas tenham um melhor desenvolvimento no ambiente escolar.
  • Mostrar como organizar ou guardar objetos para desenvolver os músculos das mãos.
  • Ensinar a amarrar os cadarços: isso favorece o desenvolvimento precoce e o raciocínio lógico.
  • Iniciar na atividade da dança: esse passatempo contribui para o desenvolvimento dos músculos no geral.

A importância dos esportes para o desenvolvimento das crianças

Os esportes são fundamentais para que as crianças exerçam mais movimentos e, desse modo, se desenvolvam corretamente. Além disso, essas atividades contribuem para relacionar mais facilmente e potencializar as diferentes áreas do organismo da criança, como, por exemplo:

  • Desenvolvimento psicomotor: ajuda na atividade cardiovascular e na formação dos ossos.
  • Desenvolvimento orgânico e corporal: é possível determinar com um especialista qual tipo de esporte é adequado para a sua constituição corporal e idade. Além disso, certamente, as preferências da criança também são essenciais nesse ponto.
  • Desenvolvimento de aptidão e comportamentos: é fundamental transmitir para as crianças a importância de determinados valores, como a competição, a honra e o respeito.
A importância do movimento no desenvolvimento das crianças: desafios ao ar livre

“A importância do movimento no desenvolvimento das crianças está relacionada com funções muito mais complexas do organismo. A psicomotricidade está ligada diretamente com as funções neuromotoras e psíquicas”.

Psicomotricidade: o que é e como ela influencia no desenvolvimento da criança

A psicomotricidade é a relação entre as funções neuromotoras e as funções psíquicas. Graças a ela, a ação física e a atividade mental se conectam por meio do movimento. Isso, então, estimula o processo intelectual da criança e a capacidade dela de solucionar problemas.

Graças à psicomotricidade, por exemplo, um bebê que desejar obter algum objeto distante idealizará uma maneira de chegar até ele engatinhando. As habilidades motoras que a criança adquire, como pular e correr, vão proporcionar segurança e confiança a ela. Assim, ao dominá-las, ela se sentirá orgulhosa de suas destrezas.

Por fim, agora que alertamos sobre a importância do movimento no desenvolvimento das crianças, é fundamental que os pais estimulem a capacidade motora dos seus filhos. Dessa forma, as crianças vão adquirir maturidade cerebral e, quando forem maiores, será mais fácil para elas incorporarem outras habilidades.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.