Academias e parques para bebês

3 de março de 2019
Se o que queremos é promover uma estimulação precoce dos músculos e dos sentidos de nossos filhos, o exercício controlado em espaços projetados para crianças é a melhor opção.

Atualmente, em todos os países do mundo há um interesse crescente na cultura física, especialmente quando se refere aos membros mais jovens da família. Por esse motivo, academias e parques para bebês se tornaram populares. Vamos ver em detalhes no que esses espaços consistem.

Quando se trata de manter o corpo e a mente em um estado saudável, academias e parques ocupam o lugar favorito para atingir esse objetivo. Além da harmonia e beleza dos exercícios de ginástica, há também o poder de estimular e revigorar a nossa energia.

As academias ocupam um lugar privilegiado em termos de esportes que favorecem nossos filhos. Sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento do corpo é significativa.

Atividades que as crianças podem desenvolver em parques

Entre as atividades que os bebês entre 6 e 10 meses podem desfrutar na companhia de seus pais ou cuidadores, há algumas que podem acontecer em parques ao ar livre.

Essa conexão com a natureza e a diversão compartilhada com os pais fortalece ainda mais os laços e permite que a criança experimente novas sensações.

Estas atividades podem ser apreciadas em grandes parques ao ar livre e, também, naqueles projetados especialmente para bebês, com os mesmos implementos mas em pequena escala. Alguns deles são os seguintes:

Escorregador

Com essa atividade, o bebê pode fortalecer o equilíbrio e a postura, estimular os músculos e perder o medo de alturas e quedas. Além disso, é incrivelmente divertido, já que o deslizamento produz uma sensação única. Assim, o pequeno aumenta a segurança em si mesmo e em seus pais.

Balanço

Essa atividade contribui para o fortalecimento dos músculos do braço e para a tolerância à oscilação do movimento. No futuro, isso ajudará o pequeno a ser mais tolerante em viagens de carro e fará com que tenha menos tontura

bebê brincando

Casinha

Essa brincadeira favorece o bebê em termos de socialização com outras crianças. Através desse entretenimento simples, ele conhece formas e objetos que despertam sua curiosidade.

Saltar em uma cama elástica

Esse exercício fortalece o equilíbrio nos membros inferiores e promove o desenvolvimento saudável dos músculos. Da mesma forma, esse tipo de atividade fortalece as habilidades corporais do bebê e o revigora, além de ser muito divertida.

Atividades para serem desenvolvidas em academias para bebês

Existem muitos modelos de academias para bebês que permitem ao nosso pequeno realizar várias atividades. Devemos ter em mente que elas devem se adequar às necessidades e capacidades físicas de cada criança, bem como à sua idade.

A idade recomendada para o uso de academias para bebês é entre 4 e 12 meses de idade. Entre as atividades que promovem esses implementos, estão:

Observação direta

Normalmente, as academias para bebês contêm muitos objetos coloridos pendurados. Eles captam a atenção da criança e favorecem o sentido da visão.

Quando se trata de manter o corpo e a mente em um estado saudável, academias e parques ocupam um lugar favorito para atingir esse objetivo.

Manipulação de objetos

Esses implementos trazem consigo uma variedade de objetos com diferentes texturas, tamanhos e formas. Manipulando-os estimula-se o sentido do tato e da visão. Através de suas mãos, o bebê descobre novas sensações no contato e começa a reconhecer figuras.

Identificação de sons

A maioria das academias para bebês tem objetos sonoros, cuja intenção é estimular o sentido da audição. Alguns até incorporam luzes junto com o som para atrair muito mais atenção para o bebê.

Naturalmente, qualquer atividade que ocorra em academias e parques para bebês deve ser estritamente supervisionada por um adulto. Esses espaços são projetados para crianças, e suas necessidades e riscos foram levados em conta, mas nunca devemos confiar cegamente.

bebê na bola de pilates

Vantagens de usar academias e parques para bebês

Já mencionamos algumas das vantagens, mas é importante destacar alguns outros benefícios do uso de academias e parques para bebês no seu desenvolvimento:

  • Promovem um desenvolvimento pessoal e intelectual completo.
  • Aumentam habilidades físicas e mentais.
  • Aumentam a capacidade cardiovascular.
  • Melhoram a autoestima.
  • Despertam a criatividade desde cedo.
  • Favorecem os relacionamentos interpessoais.

Em suma, a prática de atividades em academias e parques para bebês tem benefícios garantidos, tanto pelo seu desenvolvimento cognitivo quanto por suas habilidades motoras finas. Com elas, os bebês aproveitam o espaço, divertem-se muito e estimulam seus sentidos quase sem perceber, brincando alegremente.

  • Sgandurra, G., Bartalena, L., Cecchi, F., Cioni, G., Giampietri, M., Greisen, G., … Dario, P. (2016). A pilot study on early home-based intervention through an intelligent baby gym (CareToy) in preterm infants. Research in Developmental Disabilities. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2016.01.013