Como incentivar a leitura nas crianças
Ler é entrar num mundo alheio, abandonar o real ou deixá-lo de lado por um tempo, onde você se converte em espectador dessa ficção que fala de outros, mas também de nós mesmos. Incentivar a leitura nas crianças é um dos maiores presentes que poderemos dar para os nossos pequenos.
A leitura forma crianças empáticas, sensíveis, independentes, com opiniões fortes e próprias e as tornam adultos, curiosamente, mais tolerantes com a diversidade e aos longos períodos de solidão que poderiam experimentar na sua vida.
A leitura nutre o que somos e depois de ler a última folha do livro, voltamos para a nossa realidade com uma bagagem e uma visão ampla, e apenas comparável com o prazer de viajar.
Ler não deve ser ensinado como um dever ou uma obrigação. A leitura é um jogo onde a imaginação, que a grande protagonista, é ativada e convida todos o sentidos a participar.
Os pais amantes da leitura sabem do que estamos falando.
Como incentivar a leitura nas crianças
Começar cedo
Você terá mais sucesso nessa tarefa se o contato do seu filho com um livro ocorrer o mais cedo possível. Se você incentiva a leitura desde bebê é provável que a criança absorva a ideia dos livros e a prática da leitura sem maiores traumas ou esforços.
Introduza-o no mundo da leitura com esses pequenos livros de exploração à venda nas livrarias, onde as primeiras histórias e sons são apresentados ao bebê. Escutem juntos muitos audiolivros simples de histórias para crianças e termine o dia com a leitura de contos.
Ou seja, rituais de conexão onde o livro seja um dos meios para criar uma ligação.
Dê o exemplo
Se você é uma mãe ou pai que possui o hábito da leitura já tem a metade do trabalho feito. A criança aprenderá quase por osmose a amar os livros e fará da leitura um dos seus prazeres. É que não existe nada mais efetivo que o exemplo que as ações dos pais podem dar para as crianças.
Uma biblioteca em casa onde ele possa escolher as histórias que quiser, será um bom incentivo.
Para incentivar a leitura nas crianças não obrigue, nem pressione
Como dissemos nas primeiras linhas. Ler é sobretudo uma atividade lúdica para estimular os sentidos e a imaginação. Evite estabelecer a leitura como uma obrigação ou um requisito necessário para que a criança tenha sua aprovação. Dessa forma, você apenas estará incentivando seu filho a rejeitar a leitura.
Quando a criança não quiser por algum motivo continuar um livro ou participar de uma leitura, deixe-o.
Reconheça seu sucesso presenteando-o com livros
Reconheça os sucessos obtidos na escola ou no esporte dando livros ou jogos relacionados com a leitura, como as palavras cruzadas
Se o seu filho já é adolescente você saberá que eles gostarão dessas sagas fantásticas. Um bom pacote de livros da sua preferência será um bom presente de natal.
Um dispositivo eletrônico para ler também é uma boa alternativa em datas especiais.
Comente a leitura
Assim como conversam sobre música, filmes, e outros gostos ou passatempos em comum você também pode trocar opiniões sobre um livro com o seu filho. Nesse artigo conheça os 9 livros clássicos que toda criança deveria ler.
Mãe, atreva-se a ler as coisas que os seus filhos sentem atraídos na sua idade. Além de ser uma boa forma de estabelecer uma cumplicidade intelectual com o seu filho, você conhecerá mais sobre ele.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- de Cárdenas Cristiá, A., & Cabrera, L. R. (2008). Aspectos teóricos conceptuales dirigidos a la promoción de la lectura en niños y jóvenes. Ciencias de la Información, 39(2), 3-14. https://www.redalyc.org/pdf/1814/181421632001.pdf
- García, G., & Torrijos, E. (2008). Juegos para fomentar la lectura infantil. LD Books.
- González Álvarez, C. (2000). Estrategias y procedimientos para fomentar la lectura en la familia y en la escuela. https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/8101/LYT_15_2000_art_7.p?sequence=1
- Jiménez, S. Y., & Rubio, E. L. (2010). El valor de la lectura en relación con el comportamiento lector. Un estudio sobre los hábitos lectores y el estilo de vida en niños. Ocnos: Revista de estudios sobre lectura, (6), 7-20. https://revista.uclm.es/index.php/ocnos/article/view/188
- Lomas, C. (2002). Cómo hacer hijos lectores. Ediciones palabra. España: Madrid.
- Macías, M. C. M. (2010). Los beneficios de la literatura infantil. Revista digital para profesionales de la enseñanza, 1-6. https://www.feandalucia.ccoo.es/andalucia/docu/p5sd7247.pdf