João e Maria, uma história para todas as épocas
Há histórias que transcendem e resistem à passagem do tempo. Uma delas, que é bastante conhecida, é João e Maria, uma história altamente valorizada no campo da literatura infantil, principalmente por sua enorme contribuição para a aprendizagem sobre valores.
João e Maria é uma história clássica que se originou na Alemanha e foi coletada pelos irmãos Grimm. Eles ficaram encarregados por fazer uma versão com um tom mais suave e sutil do que a história original, que fosse especialmente dedicada ao público infantil.
João e Maria: breve resumo da história
A história conta que um lenhador vivia na floresta com a esposa e os dois filhos. A realidade deles era muito difícil, já que não tinham o que comer. Um dia, João e Maria decidem sair de casa em busca de algo para comer. Quando percebem que estão longe e querem retornar, já estão perdidos no meio da floresta.
Eles continuam caminhando e caminhando até encontrar outra clareira, onde há uma casinha feita de biscoitos e doces. Ambos estavam com tanta fome que correram em direção a ela e começaram a comê-la.
De repente, uma mulher idosa aparece e, com um sorriso muito amável, convida-os para entrar. João e Maria comem até não aguentar mais. A velhinha havia preparado uma cama e roupas para eles. Porém, na verdade, essa velhinha que parecia tão boa era uma bruxa má. Certamente, os seus planos eram outros.
A bruxa queria que as crianças trabalhassem para ela. Maria ficaria responsável pela cozinha e pela limpeza, enquanto João puxaria a carroça. No entanto, como ele estava muito fraco e frágil, ela decide prendê-lo em uma jaula e engordá-lo.
Um dia, a bruxa se cansa de esperar que João engorde e decide tirá-lo da jaula. Apesar de sua condição, ela o amarra à carroça da mesma forma. Então, João e Maria percebem que esse seria o momento para escapar.
Como é dia de amassar o pão, a bruxa ordena que Maria aqueça bem o forno. A menina sabia que, se as bruxas inalassem fumaça de tília, elas desapareceriam. Por isso, ela pede à bruxa que se aproxime para confirmar se tudo estava correto.
Quando o forno se abre, uma nuvem de fumaça surge e a bruxa é reduzida a cinzas. Antes de escapar, as crianças pegam comida para a viagem e encontram uma grande surpresa: baús de ouro e prata.
As crianças escapam e, ao chegar ao lago, um enorme cisne branco se oferece para ajudá-las a atravessar, enquanto o seu pai está do outro lado. Emocionados, todos voltam para casa e ficam felizes juntos.
As histórias e os valores
As histórias são um dos meios mais eficazes e divertidos para transmitir e ensinar valores às crianças. Tanto as histórias clássicas quanto as mais modernas contêm uma moral que, na maioria dos casos, corresponde a uma situação da vida real que as crianças vão enfrentar em algum momento.
Ensinamentos de João e Maria, uma história sem igual
A história de João e Maria fala principalmente da relação entre dois irmãos que colaboram um com o outro e pensam em uma estratégia para se salvar de uma situação ruim.
Esses irmãos provam para o mundo e para eles mesmos que, com os esforços conjuntos dos dois, podem vencer e sair vitoriosos daquele problema. Ou seja, a importância da união para superar os obstáculos é reafirmada.
“Tanto as histórias clássicas quanto as mais modernas contêm uma moral que, na maioria dos casos, corresponde a uma situação da vida real que as crianças vão enfrentar em algum momento”.
Certamente, outra moral pela qual a história de João e Maria é conhecida tem a ver com não confiar nas aparências. Principalmente porque muitas vezes elas nos enganam.
De fato, a aparência de alguém não tem nada a ver com a sua inteligência, astúcia ou capacidade. Da mesma forma, nem tudo que parece bom à primeira vista realmente é bom, como acontece no caso da bruxa.
Além disso, também há o fato de ter gratidão pela comida, pela casa e, acima de tudo, pela família e pelo amor entre os seus integrantes, algo tão importante para o bem-estar. Da mesma forma, também se destaca o apoio prestado em situações nas quais a vida está em risco ou ao enfrentar uma crise.
Em conclusão, João e Maria é uma história que realmente vale a pena incluir entre as histórias para as crianças. Ela não só é atraente em si, como também ajuda a pensar e aprender sobre algumas questões da vida cotidiana com as quais as crianças certamente terão de lidar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ayuso García, N. (2013). Literatura Infantil como medio para enseñar valores. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/3122
- Colomer, T. (2001). La enseñanza de la literatura como construcción de sentido. Lectura y vida, 22(1), 6-23.
- Marín-Montoro, M. (2018). La transmisión de valores en los cuentos de los Hermanos Grimm. http://tauja.ujaen.es/handle/10953.1/8524