Como contar histórias de terror para as crianças

· 25 de abril de 2019
Como contar histórias de terror para as crianças? Os pequenos gostam de ouvir histórias de terror para saber que podem sobreviver a um pesadelo. Aqui você pode encontrar as melhores dicas para contar histórias de terror aos seus filhos.

Como contar histórias de terror para as crianças é uma pergunta comum entre as mães. É normal querer proteger os filhos do medo, das situações de risco ou das más notícias. No entanto, isso não deve impedir de ler histórias de terror ou conversar com com as crianças sobre as tristes realidades do mundo.

É muito importante que você ajude a criança a compreender, a fazer as perguntas necessárias, a enfrentar os medos que têm e a superá-los.

As crianças são muito impressionáveis e também medrosas. Portanto, é muito importante aproveitar a capacidade que elas têm de imaginar para ajudar a superar os medos.

Na hora de contar a elas uma história, ative os seus conhecimentos e, portanto, a criatividade. Se você quiser prender a atenção das crianças, é necessário viver a história com elas para que possam superar o medo.

Educadores, psicólogos e professores não apenas recomendam histórias de terror como uma forma de entretenimento, mas também porque são lições importantes no desenvolvimento infantil.

A seguir, você encontrará recomendações sobre como contar histórias de terror para as crianças e as principais razões pelas quais elas ensinam algo.

Por que é importante que as crianças leiam histórias assustadoras?

Dependendo da idade das crianças, naturalmente elas vão sentir medo de muitas coisas. Pode ser que em algum momento elas sintam medo de não serem amadas, ou de serem menos amadas do que seus irmãos.

Isso causará medo de perder os pais ou de eles se separarem. Além disso, elas também podem ter medo da morte e de muitas outras coisas que você certamente nem se dá conta.

Contar histórias de terror para as crianças traz benefícios para ela.

Por mais que as crianças conversem bastante com os pais, talvez existam alguns medos secretos que elas não contam. Há também crianças que têm medos inconscientes.

Por essa razão, recomendamos que as crianças leiam ou que você leia para elas histórias assustadoras. Dessa forma elas podem questionar os sentimentos e expressar as emoções, bem como aprender a enfrentar os medos ou, pelo menos, saber controlá-los.

As histórias infantis de terror são uma das ferramentas mais úteis para lidar com o medo. Isso porque essas histórias costumam sugerir como o mal pode ser vencido graças à inteligência e à coragem.

Quando os pequenos leem esse tipo de história, de forma inconsciente projetam as qualidades positivas no herói ou na heroína da história, enquanto o lado negativo é atribuído ao vilão, ao monstro ou à bruxa.

Como contar histórias de terror para crianças menores de 6 anos?

Se você quer aprender como contar histórias de terror para crianças menores de 6 anos, tenha em mente que elas adoram e ao mesmo tempo temem o desconhecido. Geralmente elas também gostam dos contos de bruxas e monstros, embora não sejam tão assustadores.

Esse tipo de história ajuda as crianças a entender que o medo não deve paralisar. Além disso, elas aprendem que sem o medo estarão mais abertas para aprender, se relacionar e compartilhar melhor, a descobrir e amar incondicionalmente.

Você pode seguir estas dicas se quiser contar histórias assustadoras aos seus filhos com menos de 6 anos:

  • Escolha histórias de bruxas, vampiros, fantasmas e temas que os assustem o suficiente. Lembre-se de fazer uma voz malvada e interpretar bem os monstros ou os fantasmas da história. Não se esqueça de que o humor vence o medo, então você pode fazer piadas enquanto conta a história.
  • Preste atenção às perguntas e aos medos que as crianças têm ao ouvir a história. Responda às suas dúvidas e, se necessário, adapte a história de acordo com as suas reações.
    • Lembre-se de que os pequenos devem estar tensos, mas não assustados. Tente narrar os momentos mais assustadores da história com um tom pausado, devagar e sem modificar a voz.

Como contar histórias de terror para crianças entre 7 e 11 anos?

Caso você queira aprender a contar histórias assustadoras para crianças entre 7 e 11 anos, lembre-se de que nessa fase elas são muito impressionáveis. Por isso, recomendamos que você siga estas dicas:

  • Conte a história de terror misturando as partes assustadoras com partes engraçadas. Você também pode adicionar toques inesperados e incomuns. Isso fará com que os pequenos riam, se libertem das tensões e relaxem, ajudando, assim, a lidar com o medo.
As histórias de terror para as crianças ajudam a lidar com os medos.

  • Além disso, você pode brincar com sua voz para ambientar a história. Imite os barulhos, faça uma voz de uma bruxa, fale em um tom mais grave para interpretar os personagens do mal, pare por alguns segundos para aumentar o mistério…
  • Outra sugestão é ambientar o quarto da criança diminuindo a intensidade da luz ou usando um abajur ou uma vela. Lembre-se de que, como acontece com as crianças mais novas, o humor supera o medo. Tente aliviar a tensão e o medo incorporando piadas na narrativa.
  • Por fim, recomendamos usar outros elementos para ambientar ainda mais a história. A coisa mais importante ao escolher uma história de terror para crianças é saber a idade aconselhada e se certificar de que o bem supere o mal. Lembre-se de que quando você fala com as crianças sobre o medo, você as ajuda a se prepararem para a vida.