Jogos Montessori classificados por idades
Quando falamos de Maria Montessori, é possível que venha à mente uma mulher que mudou o conceito de ensinar e aprender, principalmente nos pequenos. Em termos de brinquedos e brincadeiras, ela buscava que as crianças, além de aprender, também se divertissem e se motivassem. Por isso, vamos falar sobre alguns jogos Montessori classificados por idade.
Quando os jogos estimulam o aprendizado, a motivação e também permitem que as crianças descubram o ambiente em seu próprio ritmo, é maravilhoso. São jogos e brinquedos benéficos e, por isso, valem a pena estar na vida dos menores da casa.
O que é o método Montessori?
Antes de continuar, é essencial que você entenda o que é o método Montessori: um método educacional criado por Maria Montessori no início do século XX. Atualmente, é um método apreciado por muitas famílias e centros educacionais para educar as crianças. Por que existem pessoas que rejeitam o sistema tradicional e se concentram no método Montessori?
O objetivo desse método é que as crianças aprendam descobrindo por si mesmas por meio de recursos e materiais fornecidos pelos adultos, também conhecidos como guias. Dessa forma, os pequenos desenvolvem boa coordenação, concentração, independência e ordem tanto em seu ambiente imediato quanto mental.
Graças aos sentidos, as crianças podem ter uma experiência de aprendizagem mais sensorial que lhes permite promover o seu autoconhecimento através da autoaprendizagem. Aos poucos, e graças ao guia (adulto), elas são ajudadas a alcançar a autonomia para que aprendam a superar obstáculos.
É um aprendizado baseado na própria criança, com o guia se adaptando ao ritmo dela e não o contrário. Já foi o tempo do modo tradicional de ensinar e aprender em que as crianças memorizam sem saber o que estão aprendendo e as melhores notas são recompensadas e as piores são punidas.
Elas apenas obedecem e cumprem as regras, sem aprimorar seu pensamento crítico. Elas aprendem a obedecer. Em vez disso, Montessori as ensina a pensar por e por si mesmas e por e para o meio ambiente, por meio de experiências.
Características dos brinquedos e jogos Montessori
Quando falamos em aprender de acordo com o método Montessori, devemos levar em conta também seus brinquedos e brincadeiras, pois são parte fundamental do método. Com essa metodologia, a aprendizagem e o brincar são combinados com materiais e jogos para brincar e aprender ao mesmo tempo.
Graças ao jogo, as crianças desenvolvem melhor suas habilidades na infância. Jogos e brinquedos devem atender a uma série de requisitos:
- Aumentar o conhecimento da relação causa-efeito.
- Sempre ser feito com materiais naturais, especialmente madeira.
- Adaptar-se às necessidades e habilidades da criança.
- Sempre ajudar a aprimorar alguma área de conhecimento essencial.
Os benefícios dos jogos Montessori
É importante saber quais são os benefícios que os jogos Montessori trazem na vida das crianças e, por isso, é importante que você saiba quais são os mais importantes:
- Aumenta a autonomia da criança.
- Diferentes áreas do conhecimento são aprimoradas quase que naturalmente.
- As crianças melhoram cognitivamente (melhor atenção, concentração, lógica, etc.).
- Ajudam a trabalhar a educação e a gestão emocional.
- Melhorar as habilidades sociais e de comunicação.
- As crianças respeitam as regras porque não são impostas, todas fazem sentido.
- Ficam mais mais dispostas a resolver problemas pacificamente.
- Brinquedos e jogos ajudam a melhorar a criatividade, a destreza e a coordenação.
Classificação dos jogos por idade
A seguir vamos explicar como esses jogos (e brinquedos) Montessori são classificados de acordo com a idade das crianças.
De 0 a 3 anos
- Incentive o movimento livre, reforçando a boa postura, mas respeitando seu ritmo. Os móbiles de bebê Montessori são ideais para brincar nessa idade.
- A partir dos três meses, brincar com bolas Montessori é uma ótima opção. Bolas sensoriais com espelhos e chocalhos para estimular o sentido visual e auditivo, assim como o tato.
- Entre 6 e 9 meses, é possível brincar com cestas de tesouros para continuar estimulando o desenvolvimento.
- A partir do primeiro ano, o jogo da torre de aprendizagem ou da caixa de permanência são ideais para continuar aumentando seu desenvolvimento e capacidade.
- Após 15 meses, o movimento físico por meio de triciclos e o movimento mental por meio de quebra-cabeças para essa idade são essenciais. Artesanato, culinária, giz e quadro-negro também são atividades e brincadeiras para começar nessa idade.
- Dos 2 aos 3 anos, ainda são utilizados jogos e materiais para aumentar a estimulação sensorial.
De 3 a 6 anos
- Jogos que despertam a curiosidade enquanto satisfazem seus interesses e habilidades.
- Através da observação, o adulto compreenderá suas necessidades.
- Os jogos ao ar livre se tornam imprescindíveis: bicicletas, carrinhos, bolas, etc., o contacto com a natureza não pode faltar.
- Jogos de tabuleiro Montessori.
- Familiarize-os com a leitura através da brincadeira e de forma ativa.
- Jogos de construção.
Como você pode ver, as opções são ilimitadas, mas o que importa em todos os momentos é permitir que as crianças se divirtam, sigam seus próprios interesses e passem bons momentos, enquanto as vemos aprender quase como por mágica.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Herrera E., C. A. PUYU: Juguete educativo para desarrollar habilidades cognitivas pre-operacionales de funciones ejecutivas para niños en etapa preescolar de la comunidad rural de Chillaco, Lima. [Trabajo de Grado, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio Institucional. https://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/20.500.12404/23528
- Marshall, C. (2017). Montessori education: A review of the evidence base. npj Science of Learning, 2(1), 1-9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6161506/
- Randolph, J. J., Bryson, A., Menon, L., Henderson, D. K., Kureethara Manuel, A., Michaels, S., … & Lillard, A. S. (2023). Montessori education’s impact on academic and nonacademic outcomes: A systematic review. Campbell Systematic Reviews, 19(3), e1330.https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/cl2.1330