A importância da comunicação entre famílias e escola

A comunicação entre a escola e as famílias é essencial. Você sabe o que pode ser feito nas instituições para melhorar a interação e beneficiar os alunos? Vamos dar uma olhada nisso.
A importância da comunicação entre famílias e escola

Última atualização: 06 fevereiro, 2022

Para ser eficaz, a comunicação entre a família e a escola deve ser contínua, bidirecional, significativa e focada na aprendizagem do aluno. A comunicação é a base de qualquer relacionamento educacional forte.

Está provado que quando os pais e funcionários da escola se comunicam de forma eficaz, relacionamentos positivos se desenvolvem. Além disso, os problemas são resolvidos com mais facilidade e os alunos progridem mais.

Embora as escolas distribuam rotineiramente informações na forma de boletins, panfletos, manuais com um site, isso nem sempre fornece uma forma fácil de comunicação ou faz com que as famílias respondam de forma regular.

Mesmo as reuniões com as AMPAs (Associações de Mães e Pais) muitas vezes são vistas pelos líderes das escolas apenas como uma forma de passar uma mensagem às famílias, não como algo que ocorre em duas direções. A maneira mais eficaz de construir um relacionamento verdadeiramente útil é criar oportunidades regulares para um diálogo aberto e honesto.

Uma boa comunicação entre as famílias e a escola permite que os pais estabeleçam um relacionamento com o professor de seus filhos. Os pais podem se sentir à vontade para falar com o professor sobre qualquer preocupação que possa surgir, para que o profissional possa explicar o que está acontecendo na sala de aula.

Além disso, quando professores e pais se comunicam regularmente, os professores podem fornecer aos pais informações mais concretas sobre os eventos escolares e as oportunidades de voluntariado que possam ser necessárias na sala de aula. Os pais, quando percebem essas oportunidades, muitas vezes ficam entusiasmados em poder participar e fazer parte da educação de seus filhos de uma forma mais ativa.

Reunião dos pais com a professora para que haja uma boa comunicação entre as famílias e a escola.

Compartilhar informações entre a escola e as famílias

Todas as famílias devem sentir que a escola de seus filhos as mantém informadas sobre questões importantes e que é fácil se comunicar com os professores, o diretor e outros membros da equipe. As principais questões a serem respondidas para ver como é a comunicação são:

  • A instituição oferece maneiras diferentes de se comunicar todos os dias?
  • A escola ou AMPA consultam as famílias pelo menos uma vez por ano para entender o que elas pensam?
  • O diretor da escola e o pessoal administrativo são facilmente acessíveis a qualquer pai?
  • A escola e a AMPA facilitam a conexão e a comunicação entre pais e familiares?
  • O site da instituição é útil e de fácil acesso para as famílias ?

O que podemos fazer para melhorar a comunicação eficaz entre as famílias e a escola

Primeiro passo

Para começar, deve ser criada uma equipe para identificar os pontos fortes e as necessidades da escola, tanto na prática quanto na teoria. Procure criar uma escola ‘amiga da família’. Além disso, faça reuniões entre os pais, a AMPA e a equipe administrativa da instituição para criar uma discussão sobre como a comunicação saudável é adotada entre a escola e todas as famílias.

Pais na escola de seus filhos em uma reunião.

O que os pais podem fazer

  • Antes de começar, seria bom fazer uma reunião entre a AMPA e a equipe administrativa da instituição. É necessário buscar maneiras eficazes pelas quais pais e professores possam compartilhar informações e planejar como fazer isso no futuro.
  • Podem ser criados formulários. São uma maneira fácil de os professores informarem regularmente os pais sobre o comportamento positivo ou o desempenho dos filhos. Seria útil encorajar a equipe a entrar em contato com os pais a respeito do desempenho dos alunos.
  • Você também pode pintar linhas coloridas nas paredes dos corredores ou fazer pegadas coloridas no chão para que os pais saibam como chegar a locais importantes como a secretária, a biblioteca ou a AMPA.
  • A escola provavelmente tem um site. Uma boa ideia é criar um Boletim Informativo e com ele enviar regularmente notícias que afetam a instituição e seus alunos entre as famílias. Assim, todos se sentem parte da escola.
  • No site da instituição também é possível criar um fórum e até pesquisas, para saber a opinião das famílias sobre determinados assuntos.

A confiança produto de uma boa comunicação entre pais e escola a torna uma ferramenta muito poderosa e necessária. É preciso lembrar que existe vida além dos grupos de WhatsApp que as próprias famílias criam.

Pode interessar a você...
Como formar uma equipe entre família e escola
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como formar uma equipe entre família e escola

Descubra como formar uma equipe entre família e escola para que haja uma colaboração positiva e uma comunicação fluida e ativa.



  • Barrera, John M., and Laverne Warner. (2006). Involving families in school events. Kappa Delta Pi Record.
  • Bochaca, J. G. (2015). La comunicación familia-escuela en educación infantil y primaria. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 8(1), 71-85. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/8762/8305
  • García Bacete, JF., Forest, C. (2006). Comunicación cooperativa entre la familia y la escuela. Valencia: Nau Llibres. Disponible en: https://books.google.com.ar/books?hl=es&lr=&id=lD-s1Spl9tgC&oi=fnd&pg=PA9&dq=comunicacion+escuela+familia&ots=W_WoiKrle3&sig=0gU10GsWKOZGBiBKTQFS2iVrQwk#v=onepage&q=comunicacion%20escuela%20familia&f=false
  • González, Ó. (2014). Familia y escuela, escuela y familia. Guía para que padres y docentes nos entendamos. Desclée. http://www.edesclee.com/img/cms/pdfs/9788433027085.pdf
  • Mitchell, Sascha, Teresa S. Foulger, and Keith Wetzel. (2009). Ten tips for involving families through internet-based communication. YC Young Children.
  •  (2006). Comunicación cooperativa entre la familia y la escuela. Valencia: Nau Llibres. Disponible en: https://books.google.com.ar/books?hl=es&lr=&id=lD-s1Spl9tgC&oi=fnd&pg=PA9&dq=comunicacion+escuela+familia&ots=W_WoiKrle3&sig=0gU10GsWKOZGBiBKTQFS2iVrQwk#v=onepage&q=comunicacion%20escuela%20familia&f=false