Klaus: um filme com uma mensagem muito importante

Você vai organizar uma tarde de cinema em família e não sabe qual filme escolher? Klaus pode ser uma boa opção.
Klaus: um filme com uma mensagem muito importante

Última atualização: 20 Fevereiro, 2021

Klaus é um filme de animação espanhol que todas as famílias deveriam assistir em casa, pois transmite uma série de mensagens muito importantes e valiosas para o desenvolvimento pessoal e vital das pessoas.

Desde a sua estreia, em novembro de 2019, foi bem recebido pelo público e recebeu muitas críticas positivas. De fato, ganhou vários prêmios e foi indicado como melhor longa-metragem de animação no Oscar 2019.

Todos esses reconhecimentos se devem, entre muitos outros motivos, à forma original como o diretor e roteirista Sergio Pablos explica a lenda do Papai Noel. Você ainda não viu esse filme mágico? O que está esperando?

Klaus: um filme com uma mensagem muito importante
© The SPA Studios, Atresmedia Cine. Distribuído por Netflix

Sinopse do filme

Klaus conta a história de um jovem mimado chamado Jesper, que costumava viver bem sem trabalhar. Seu pai, que era responsável pelo serviço de correio, decide dar uma lição nele, enviando-o como carteiro para Smeerensburg, uma cidade fria e isolada, localizada no Círculo Polar Ártico. Lá, ele deve cumprir uma missão para não ser deserdado. E essa missão consiste na entrega de 6000 cartas em um ano.

No início, Jesper acha que o desafio seria simples. Porém, ao chegar à cidade, fica sabendo que seus habitantes vivem em conflito permanente, divididos e se enfrentando em dois grupos, os Ellingboe e os Krum. Por isso, nunca trocam cartas entre si.

Essa situação desespera o jovem carteiro, que não consegue cumprir a sua missão. Mas, um belo dia, tudo muda. Por acaso, ele conhece Klaus, um velho senhor que mora sozinho no topo da montanha e tem uma casa cheia de brinquedos feitos por ele.

A partir de uma série de circunstâncias, esses dois personagens passam a trabalhar juntos, a fim de distribuir durante a noite, sem serem vistos por ninguém, brinquedos a todas as crianças que escreverem uma carta pedindo por eles.

Então, os pequenos começam a compartilhar os presentes e a brincar juntos, independentemente do grupo a que pertencem. Esse é um grande ensinamento para os adultos, pois, no final, eles conseguem colocar as diferenças de lado e viver em paz com todos os seus vizinhos.

Como um grande número de cartas passa a ser trocado, Jesper completa a sua missão rapidamente. Mas, quando atingir o seu objetivo, tudo terá mudado: ele se tornará uma pessoa melhor, que se preocupa com os outros e se esforça para fazer com que os outros sejam felizes. Além disso, Smeerensburg se tornará uma cidade maravilhosa para viver.

Klaus: um filme com uma mensagem muito importante

A mensagem mais importante transmitida por Klaus é que manter uma boa convivência é sempre possível, basta que as pessoas se tratem com respeito e usem o diálogo para resolver os problemas.

Klaus: um filme com uma mensagem muito importante
© The SPA Studios, Atresmedia Cine. Distribuído por Netflix

Infelizmente, assim como ocorre no filme, às vezes os adultos, com os seus comportamentos e comentários de intolerância, ódio e rejeição pelos outros, fazem as crianças crescerem assumindo comportamentos antissociais. Isso não pode ser permitido!

“Os pais são os maiores modelos para os filhos. Cada palavra, movimento e ação tem um efeito. Nenhuma outra pessoa ou força externa exerce maior influência sobre uma criança do que seus pais”.

-Bob Keeshan –

Os adultos, especialmente as mães e os pais, são modelos de referência para as crianças. Por isso, é preciso tentar ter cuidado com as atitudes apresentadas diante dos pequenos e tentar transmitir certos valores éticos e morais, tais como a aceitação e o respeito pela diversidade.

Outros ensinamentos do filme

Além disso, através das situações vividas pelos diferentes personagens ao longo da história, esse filme também deixa muitos outros ensinamentos sobre questões relacionadas com:

Então, não fique mais esperando e reúna a sua família para que possam ver juntos esse lindo filme de animação.

Pode interessar a você...
UglyDolls: um filme sobre aceitação e diversidade
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
UglyDolls: um filme sobre aceitação e diversidade

O que você está esperando para ver UglyDolls com seus filhos? É um filme maravilhoso e cheio de ensinamentos que seus filhos não podem perder.