Como lavar a roupa do recém-nascido?

11 de março de 2019
Você sabia que a pele delicada do seu bebê recém-nascido pode ficar irritada facilmente se for exposta ao contato com roupas que foram lavadas com sabão em pó abrasivo? Não perca as dicas que trazemos a seguir.

Para saber como lavar a roupa do recém-nascido, basta seguir três regras fundamentais. A primeira é não usar sabão em pó comum, e sim apenas sabão especial para bebês. Além disso, nunca se deve usar amaciante e, finalmente, é necessário lavar cada peça separadamente.

Como você pode ver, à primeira vista é muito simples garantir que o recém-nascido não seja exposto aos produtos químicos prejudiciais presentes no sabão em pó. No entanto, se quisermos ser mais incisivos quanto ao assunto, vale a pena considerar a opinião dos especialistas.

Recentemente, a Academia Norte-Americana de Dermatologia emitiu um comunicado controverso em relação ao sabão em pó. Na opinião dessa instituição, não há evidências reais de que um bebê possa ser afetado se suas roupas forem lavadas com sabão em pó comum, desde que sejam usadas exatamente as quantidades sugeridas.

Além disso, também afirmam que somente nos casos em que o bebê tenha testado positivo para alergias após a exposição aos produtos químicos do sabão em pó é que se recomendaria suspender o seu uso.

Sem mais delongas, e pensando nas necessidades específicas dos recém-nascidos, preste atenção às recomendações que vamos dar a seguir.

Como lavar a roupa do recém-nascido?

Para responder a essa pergunta, decidimos abordar separadamente cada um dos aspectos relacionados à lavagem das roupas dos recém-nascidos que mais geram dúvidas para os pais.

Usar sabão comum ou sabão para bebês

Sabão comum ou sabão para bebês?

Desde sempre, uma das principais premissas tem sido não usar sabão comum para lavar a roupa dos recém-nascidos. Ao contrário, é aconselhável usar apenas sabão especial para bebês e em pequenas quantidades.

Esse conselho se aplica às roupas dos recém-nascidos e até que eles tenham aproximadamente 6 meses, que é a idade em que a Academia Americana de Pediatria considera que o sabão comum já pode ser usado.

Uma das opções em destaque atualmente é usar produtos orgânicos, que contêm poucos ou nenhum reagente químico.

De qualquer forma, recomenda-se que, antes de usar qualquer marca de sabão para roupa, você experimente lavar apenas uma das roupas da criança. Então, ao vesti-la, você deve avaliar como a pele dela responde ao contato com a roupa.

É aconselhável usar amaciante ou não?

O amaciante é contraindicado para as roupas do recém-nascido. Ele só deve ser introduzido na rotina de lavagem após os seis meses de vida. A razão para essa condição é que, durante o ciclo de lavagem, o amaciante é um produto aplicado apenas no último enxágue da peça.

Isso pressupõe que uma boa quantidade do produto não será enxaguada e, portanto, vai ficar impregnada nas roupas. Assim, existe a possibilidade de causar reação alérgica no bebê.

Se você decidir usá-lo de qualquer maneira, é aconselhável limitar o seu uso apenas para peças como a roupa de cama, por exemplo. Além disso, é melhor se certificar de que você coloque uma quantidade adequada para que a maior parte do produto saia.

Não se deve usar sabão comum para lavar a roupa do recém-nascido. Ao contrário, é aconselhável usar apenas sabão especial para bebês e em pequenas quantidades.

Lavar na máquina ou à mão?

Para a lavagem das roupas do recém-nascido, tanto a máquina de lavar quanto lavar à mão são boas opções. No caso de lavar à mão, você deve garantir que o enxágue seja ideal para que, assim, nenhum resíduo de sabão permaneça na roupa.

Agora, se o seu bebê tiver roupas delicadas, como por exemplo peças feitas de renda ou bordados, então não as coloque na máquina de lavar, principalmente porque elas vão se deteriorar mais rapidamente.

Outras recomendações sobre a lavagem são programar a máquina de lavar no ciclo delicado e nunca misturar as roupas dos adultos com as roupas do bebê. De fato, as roupas do recém-nascido devem ser lavadas separadamente.

Com que frequência devo lavar a roupa

Com que frequência devo lavar a roupa do recém-nascido?

O ideal é lavar e esfregar as manchas das roupas do recém-nascido sempre que se sujarem. É importante não deixá-las acumular no cesto de roupa para evitar que se encham de bactérias ou que as manchas se tornem impossíveis de retirar. Mas lembre-se de que a premissa é não usar removedores de manchas nem produtos abrasivos.

Como recomendação final, lembre-se de que as toalhas do recém-nascido devem ser lavadas pelo menos a cada dois usos, ao passo que a roupa de cama deve ser lavada pelo menos uma vez a cada dez dias.