Porque seu filho continua molhando a cama?

· 22 de novembro de 2018
Existem algumas crianças que controlam o xixi durante o dia. Porém, na hora de dormir, não conseguem. Ainda que isso pareça simples de entender, para os pais que precisam se levantar durante a noite para trocar os lençóis da cama da criança não é tão simples assim.

Apesar do que os pais possam sentir nessas situações, o importante é o que a criança sente quando percebe que continua molhando a cama.

Os pais se preocupam com isso. Não sabem porque seu filho não consegue controlar o xixi durante a noite, apesar de conseguir durante o dia.

A pergunta frequente que nos fazemos é: “Por que continua molhando a cama se já está grandinho?”.

Neste artigo, vamos analisar o motivo pelo qual seu filho continuar fazendo xixi na cama e como podemos ajudá-lo para que ele consiga parar.

As causas pelas quais uma criança continua molhando a cama

Quando as crianças são pequenas, os pais pensam que esse problema é causado pela falta de amadurecimento da incontinência urinária.

Entretanto, com o passar do tempo, a criança cresce e o problema continua. Em muitos casos, quando crescem, as crianças que faziam xixi na cama se tornam capazes controlar.

No entanto, existem algumas que continuam fazendo, inclusive na adolescência. Isso representa um problema para elas mais do que para qualquer outra pessoa.

As crianças que molham a cama não fazem isso por prazer. Nem para irritar ninguém ou porque são preguiçosas.

Muito menos têm um problema mental ou de aprendizagem. Na maioria dos casos, isso ocorre devido a um problema físico ou psicológico.

Os especialistas apontam algumas causas pelas quais as crianças mais velhas continuam molhando a cama:

  • Não conseguem acordar quando a bexiga está cheia.
  • Produzem mais urina que as outras crianças quando estão dormindo.
  • A capacidade da bexiga de algumas crianças é menor que a de outras.
  • Estão passando por uma situação que altera seu estado emocional. Por exemplo, nascimento de um irmãozinho, separação dos pais, morte de um familiar, etc.

Os motivos pelos quais uma criança continua fazendo xixi na cama podem ser muitos e variados.

Portanto, é primordial que encontremos o motivo pelo qual isso acontece para podermos solucionar.

Consequências para a criança de fazer xixi na cama

molhando a cama

Fazer xixi na cama é um problema para a criança. Ela se sentem envergonhada, pois sabe que na sua idade, não deveria mais fazer isso.

Além disso, se outras crianças souberem disso, vão zombar dela, motivo pelo qual a criança evita, por exemplo, dormir na casa dos amigos.

A criança também desenvolve um sentimento de culpa, já que veem seus pais precisarem trocar os lençóis, dar banho na criança, trocar a roupa, etc.

Como consequência, causa danos à autoestima do pequeno. Assim, podem aparecer outros problemas psicológicos como tristeza, ansiedade, medo, etc.

A função dos pais, portanto, é transmitir compreensão e tranquilidade às crianças. E nunca repreender ou falar de forma que motive ainda mais o problema.

O que os pais devem fazer se a criança continua fazendo xixi na cama?

molhando a cama

  • Não repreender, nem castigar por fazerem xixi. Ela não faz porque quer.
  • Temos que tomar cuidado com o que falamos, pois podemos causar danos emocionais.
  • Motivá-la sempre, reforçando aquelas noites nas quais não fez xixi e encorajando-a a seguir em frente.
  • Quando tiver vontade de fazer xixi durante o dia, devemos pedir que aguente um pouquinho e se concentre na sensação que sente. Dessa forma, a criança aprende a reconhecer a vontade de ir ao banheiro.
  • Quando ela for fazer xixi, peça para que tente interromper o fluxo durante uns segundos. Isso estimula o controle voluntário de esfíncteres.
  • Com um calendário que você podem fazer juntos, coloque um adesivo quando a criança acordar sem ter molhado a cama. Se conseguir três adesivos, por exemplo, três dias seguidos, prometa uma surpresa.
  • Quando a criança passar a controlar por três dias, vá aumentando o número de dias para conseguir a recompensa.

Fazer xixi na cama tem solução. Nenhum adulto faz, exceto se possuir algum tipo de doença.

Assim, é preciso ter muita paciência e evitar a raiva e as frustrações, pois podemos fazer mal à criança.

Se você seguir estes conselhos, com certeza o problema vai melhorar. Se não melhorar, sempre existe a opção de consultar um profissional que com certeza dará orientações para encontrar uma solução.