Ler alimenta a imaginação e os sonhos das crianças
Alimentar a imaginação e os sonhos do seu filho é uma tarefa constante, de todos os dias. Fazer isso é muito positivo porque, entre outros aspectos, a imaginação estimula o progresso intelectual e emocional do seu bebê.
Basta se lembrar de como nós adultos utilizávamos nossa imaginação quando éramos pequenos para percebermos que essa premissa científica é verdadeira. Quando crianças, nós construíamos uma casa com caixas de madeira e acreditávamos que era um palácio.
Podíamos olhar os aviões e, ao mesmo tempo, sentir que estávamos lá em cima, voando no avião. Se a grama do jardim estava alta, nós entrávamos no meio dela e sentíamos que estávamos em uma selva incrível, cheia de animais…
Tudo isso acontecia na nossa imaginação graças à leitura. Assim, não se esqueça: a leitura estimula ao máximo a criatividade nas crianças.
Ler é vital para deixar a imaginação voar
Para aqueles que entendem sobre o tema, existe uma relação entre os contos, a educação e o pensamento imaginativo. O poder das histórias sobre a imaginação e os sonhos das crianças é muito forte.
Nessa idade, uma criança acha que qualquer coisa é possível. Isso acontece porque existem poucos limites na mente dela. No entanto, muitas crianças, ao ficarem um pouco mais velhas, começam a limitar a própria imaginação.
Esse fato pode ser compensado com uma infância cheia de muita leitura, na qual a imaginação é alimentada de maneira positiva. Assim, essa criança não será como um adulto regular que precisa se esforçar muito para reconstruir suas faculdades imaginativas.
A importância da literatura para o desenvolvimento imaginativo da criança é tão vital quanto as brincadeiras. Se você não acredita, veja a resposta de uma criança quando questionada sobre por que gostava tanto de um conto que sua mãe lia para ela. Ela respondeu imediatamente: porque o que eu penso forma desenhos na minha cabeça.
Além de alimentar a imaginação dos seus filhos com histórias, os contos podem trazer grandes benefícios.
Benefícios da leitura e dos sonhos às crianças
- Desperta as emoções na criança e a ensina a se conectar com elas, a identificá-las. Mas, além disso, é importante que a criança consiga expressar suas emoções livremente. Por exemplo, se após ler uma história sobre naves espaciais, você ver a criança brincando de ser o piloto de uma dessas naves, o melhor a fazer é deixá-la voar no seu espaço e no seu mundo de sonhos.
- Esse exercício de deixar a imaginação voar vai fazer com que muitas perguntas surjam. A criança vai questionar mais tudo o que lê e nunca vai perder a oportunidade de colocar em prática toda essa criatividade que será despertada pouco a pouco.
- O vocabulário da criança aumenta de forma positiva e significativa. Ela pode começar com textos que utilizam palavras de uso cotidiano. À medida que for praticando a leitura, poderá subir de nível e começar a ler livros com linguagem mais culta. Se possível, essa fase deve ser respaldada com a ajuda de um dicionário.
- A escrita vai ficar mais fácil. A criança que possui o hábito de ler corretamente desde bem cedo, vai achar muito mais simples o ato de escrever. Há muitos casos de crianças que chegam ao jardim de infância com 5 e 6 anos e já sabem ler e até escrever.
A leitura, além da imaginação, estimula e amplia os conhecimentos gerais de cultura da criança. Com certeza, isso torna mais simples sua passagem pelo ensino básico.
Alimentar sua imaginação ajuda você a alimentar a do seu filho
A vida que qualquer adulto leva hoje em dia pode, em grande medida, fazer com que a imaginação se atrofie. Assim como acontece com qualquer músculo que não se usa. Para fazer com que a imaginação volte a funcionar, é preciso realizar exercícios, alimentando a imaginação ao ler livros, assistir desenhos, ouvir músicas e treinar a escrita. Esse tipo de viagem imaginativa também alimenta a alma.
O contato constante com a natureza é uma das maiores fontes de inspiração para ter imaginação e criatividade. Por exemplo, contemplar o mar, admirar as flores, observar o voo dos pássaros, observar o tom das cores do céu ao entardecer, entre outras experiências, são a melhor forma de contato que podemos utilizar para alimentar os sonhos. Quando se faz isso na companhia dos filhos, você os ajuda a expressar as emoções e a começar a se conectar consigo mesmos.
Não perca tempo e comece desde já a incentivar o bom hábito da leitura em seus filhos. É um fato: as crianças adoram que seus pais leiam para elas. Dessa forma, separe um tempo todos os dias para oferecer esse presente aos seus filhos.
Educar crianças felizes e saudáveis é tarefa dos pais e. O desafio de transformar o mundo delas em um mundo de sonhos e imaginação pode ser baseado em um livro. Não ignore as ferramentas que a vida oferece para dar aos seus filhos uma vida melhor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Egan, K. (2012). La imaginación: una olvidada caja de herramientas del aprendizaje. Praxis educativa, 14(14), 12-16. https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/428
- Ribot, T. (1901). Imaginación creadora. Traducción del francés. Sib., Editorial Yu. N. Erlich.
- Schlemenson, S. (2004). Narración, imaginación y espacio escolar. Cadernos de Psicopedagogia, 3(6), 4-17. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492004000100002
- Ungar, V. (2001). Imaginación, fantasía y juego. Psicoanálisis APdeBA, 23(3), 695-711. https://revistamentalizacion.com/ultimonumero/ungar.pdf
- Vigotsky, L. S. (1987). Imaginación y creación en la edad infantil. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 10-27. https://proletarios.org/books/Vigotsky-Imaginacion_y_Creatividad_En_La_Infancia.pdf
- Vigotsky, L. S. (2003). La imaginación y el arte en la infancia(Vol. 87). Ediciones Akal.