Como incentivar a leitura nas crianças

· 12 de maio de 2017

Ler é entrar num mundo alheio, abandonar o real ou deixá-lo de lado por um tempo, onde você se converte em espectador dessa ficção que fala de outros, mas também de nós mesmos. Incentivar a leitura nas crianças é um dos maiores presentes que poderemos dar para os nossos pequenos.

A leitura forma crianças empáticas, sensíveis, independentes, com opiniões fortes e próprias e as tornam adultos, curiosamente, mais tolerantes com a diversidade e aos longos períodos de solidão que poderiam experimentar na sua vida.

A leitura nutre o que somos e depois de ler a última folha do livro, voltamos para a nossa realidade com uma bagagem e uma visão ampla, e apenas comparável com o prazer de viajar.

Ler não deve ser ensinado como um dever ou uma obrigação. A leitura é um jogo onde a imaginação, que a grande protagonista, é ativada e convida todos o sentidos a participar.

Os pais amantes da leitura sabem do que estamos falando.

Como incentivar a leitura nas crianças

bom livro para incentivar a leitura nas crianças

Começar cedo

Você terá mais sucesso nessa tarefa se o contato do seu filho com um livro ocorrer o mais cedo possível. Se você incentiva a leitura desde bebê é provável que a criança absorva a ideia dos livros e a prática da leitura sem maiores traumas ou esforços.

Introduza-o no mundo da leitura com esses pequenos livros de exploração à venda nas livrarias, onde as primeiras histórias e sons são apresentados ao bebê. Escutem juntos muitos audiolivros simples de histórias para crianças e termine o dia com a leitura de contos.

Ou seja, rituais de conexão onde o livro seja um dos meios para criar uma ligação.

Dê o exemplo

Se você é uma mãe ou pai que possui o hábito da leitura já tem a metade do trabalho feito. A criança aprenderá quase por osmose a amar os livros e fará da leitura um dos seus prazeres. É que não existe nada mais efetivo que o exemplo que as ações dos pais podem dar para as crianças.

Uma biblioteca em casa onde ele possa escolher as histórias que quiser, será um bom incentivo.

Incentivar a leitura nas crianças

Para incentivar a leitura nas crianças não obrigue, nem pressione

Como dissemos nas primeiras linhas. Ler é sobretudo uma atividade lúdica para estimular os sentidos e a imaginação. Evite estabelecer a leitura como uma obrigação ou um requisito necessário para que a criança tenha sua aprovação. Dessa forma, você apenas estará incentivando seu filho a rejeitar a leitura.

Quando a criança não quiser por algum motivo continuar um livro ou participar de uma leitura, deixe-o.

Reconheça seu sucesso presenteando-o com livros

Reconheça os sucessos obtidos na escola ou no esporte dando livros ou jogos relacionados com a leitura, como as palavras cruzadas

Se o seu filho já é adolescente você saberá que eles gostarão dessas sagas fantásticas. Um bom pacote de livros da sua preferência será um bom presente de natal.

Um dispositivo eletrônico para ler também é uma boa alternativa em datas especiais.

Comente a leitura

Assim como conversam sobre música, filmes, e outros gostos ou passatempos em comum você também pode trocar opiniões sobre um livro com o seu filho. Nesse artigo conheça os 9 livros clássicos que toda criança deveria ler.

Mãe, atreva-se a ler as coisas que os seus filhos sentem atraídos na sua idade. Além de ser uma boa forma de estabelecer uma cumplicidade intelectual com o seu filho, você conhecerá mais sobre ele.