O que levar em conta para escolher uma boa creche

O que levar em conta para escolher uma boa creche

Última atualização: 12 janeiro, 2017

Muitos pais tem medo de deixar seus filhos com estranhos e por isso acabam adiando o momento de fazê-lo; porém, cedo ou tarde chega a necessidade de tomar essa atitude. Alguns contam com algum familiar para cuidar de seus filhos e outros preferem contratar uma babá, porém, a creche sempre é uma opção a se considerar.

Nesse sentido, surge uma nova dúvida porque existe certa desconfiança de onde levar  seus filhos, especialmente porque se trata de uma nova experiência para a criança, quando é preciso sair de casa e começar a se socializar. Em geral, as creches são lugares apropriados, umas mais que outras, porém, devemos pesquisar bem que creche escolher.

70842619e78179a81d0013bd08366490

Por outro lado é conveniente termos pressa a tomar esta decisão porque os especialistas recomendam que se queremos colocar a criança na creche, é preferível que se coloque antes de cumprir os oito meses, para favorecer a adaptação. Contudo, quando a criança já é maior, se recomenda que tenha mais de 18 meses de idade.

No inicio é aconselhável que a criança seja levada por poucas horas até que se adapte ao lugar e ao contexto. Dessa maneira, neste período de adaptação os pais podem aproveitar para avaliar as condições da creche, conhecer os funcionários e verificar que seja do nosso agrado.

De qualquer maneira, não é obrigatório levá-los a uma creche que não é do nosso agrado. Vale a pena checar as opções e se assegurar de escolher a melhor antes de tomar a decisão. Nesse sentido, existem aspectos que devemos ter em conta para escolher uma boa creche, por exemplo, a segurança do lugar e o profissionalismo dos cuidadores.

d8264dc3d7d65b44788e8e11e58cf047

Principais fatores a considerar para escolher uma boa creche

Como sabemos, cada família é livre de tomar suas próprias decisões sobre seus filhos e tem seu próprio conceito e cada aspecto a avaliar. Por essa razão a seguinte recomendação fica a critério de cada pai, se deve focar em pontos chave que poderão contribuir a esclarecer as dúvidas que possam surgir no momento da escolha.

Sendo assim, a seguir apresentamos em detalhes alguns aspectos que devem ser considerados para  escolher uma boa creche.

  • Escolher um lugar próximo a sua casa, trabalho ou de fácil acesso para os familiares mais próximos. Isso a fim de garantir o horário certo de entrada e saída ou se acontecer alguma emergência.
  • O pessoal encarregado de cuidar das crianças deve ser profissional especializado no assunto. Deve estar autorizado pelo órgão competente e que garanta a educação, além  dos cuidados.
  • O local deve estar destinado exclusivamente a esta função; quer dizer, não é recomendável que seja de uso compartilhado com outra atividade ou que tenha contato com pessoas de fora do meio.
  • Os ambientes e as salas de aula devem estar delimitados segundo a idade das crianças, os quais devem ter uma cuidadora responsável por cada um desses espaços.
  • O pessoal disponível deve garantir a atenção às crianças menores de 12 meses até os 24 meses e até os 36 meses, em grupos limitados a vinte crianças.
  • A creche deve contar com a segurança necessária para que as crianças não corram riscos. É importante que não possam sair desacompanhadas ao exterior, que não haja escadas, varandas, janelas sem proteção, superfícies escorregadias, utensílios e produtos perigosos ao alcance das crianças
  • Não é conveniente que os educadores dediquem tempo exclusivo a determinada criança, devem vigiar a todas, e ensinar coisas úteis para a etapa escolar.
  • Deve haver áreas de lazer ventiladas e desenhadas exclusivamente para crianças. Da mesmo forma, é preferível que os espaços estejam demarcados segundo a idade das crianças garantindo que cada um fique em sua zona.
  • É muito importante que se trate de um lugar organizado e limpo, onde a alimentação, higiene  e segurança sanitária esteja garantida.
  • A creche deve estar equipada com um sistema de emergências adequado onde se cumpram as normas contra incêndios e um plano de evacuação correto.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Clarke-Stewart, A. (1984). Guarderías y cuidado infantil (Vol. 15). Ediciones Morata.
  • De la Torre Naranjo, D. K. (2011). Guardería para niños de 6 meses hasta 4 años de edad, enfocada al desarrollo creativo e innato de cada niño (Bachelor’s thesis, Quito: Universidad de las Américas, 2011). http://dspace.udla.edu.ec/handle/33000/619
  • Lorena, S., & Oñate, V. (2014). LA ESTIMULACIÓN TEMPRANA EN EL DESARROLLO PSICOMOTOR DE LOS NIÑOS Y NIÑAS DE 0 A 5 AÑOS DE LA GUARDERÍA DE LA UNIDAD EDUCATIVA DE FORMACIÓN ARTESANAL “CRUZADA SOCIAL”, DE LA PARROQUIA VELASCO, CANTÓN RIOBAMBA, PROVINCIA DE CHIMBORAZO, PERÍODO 2011-2012 (Bachelor’s thesis, Riobamba, UNACH 2014). http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/2670

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.