6 lições que as crianças aprendem graças à saga de Harry Potter

20 Fevereiro, 2020
“Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que importa é o lado no qual decidimos agir.” Sirius Black, personagem da saga Harry Potter.

Aqueles que cresceram com a saga de Harry Potter sabem que as suas histórias vão muito além da magia. Assim, por meio do valor do trabalho duro, da amizade, do amor e da coragem, Harry Potter ensina às crianças, e àqueles que não são tão crianças assim, grandes aprendizagens para a vida. Continue lendo e descubra essas seis lições que as crianças aprendem graças à saga de Harry Potter que vamos mostrar para você a seguir.

Quais são as mais importantes aprendizagens para as crianças da saga de Harry Potter?

1. Você é dono do seu próprio destino

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o protagonista nos ensina uma importante lição assim que chega à escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Os alunos do primeiro ano devem passar pelo mágico chapéu seletor para serem designados a uma das quatro grandes casas da escola.

Assim, quando chegou o momento de Harry, o chapéu seletor o designou para a Sonserina. No entanto, o nosso protagonista rejeita essa seleção, porque ele tem certeza que quer fazer parte da Grifinória.

Dessa forma, Harry nos ensina que todos temos o poder de fazer as nossas próprias escolhas, e que somos nós que devemos decidir sobre o nosso futuro.

“São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades”.

-Albus Dumbledore-

lições que as crianças aprendem graças à saga de Harry Potter
© Heyday Films, 1492 Pictures

2. Não importa de onde você vem para poder alcançar os seus sonhos

A melhor amiga de Harry Potter, Hermione Granger, apesar de ser a aluna mais brilhante de Hogwarts, se sente discriminada devido às suas origens, pois é filha de pais trouxas, ou seja, não-magos.

No entanto, isso não representa nenhuma barreira para ela, já que, ainda assim, ela continuou trabalhando duro para conseguir tudo aquilo que ela se propôs a conquistar.

“Não importa onde uma pessoa nasce, mas quem ela escolhe ser”.

-Albus Dumbledore-

3. Ser corajoso significa ser capaz de enfrentar os seus medos na saga de Harry Potter

Em Harry Potter, a coragem é uma das grandes virtudes e, durante toda a saga, observamos que muitos personagens agem corajosamente, e não apenas aqueles pertencentes à Grifinória. Entretanto, há um personagem que demonstra um grande valor acima dos demais, e esse personagem é o Harry.

Além de enfrentar todo tipo de situações e criaturas terríveis, como os Dementadores, por exemplo, o protagonista, chegado o momento, não hesita em enfrentar quem ele mais teme: Lord Voldemort.

4. A opinião dos demais não define você

Em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, Sirius Black, padrinho de Harry Potter e grande amigo dos seus pais, acabou mostrando a Harry e os demais quem ele realmente era, apesar das opiniões e mentiras que haviam sido difundidas sobre ele.

Contudo, ao longo de todos os livros, a opinião dos demais sobre Harry Potter sempre foi muito tendenciosa, fazendo com que se sentisse odiado pelos seus inimigos e indiferente pelo resto das pessoas, que sempre o olhavam com desdém e desconfiança.

No entanto, o personagem principal segue adiante com a sua vida, apesar das dificuldades que são apresentadas ao seu redor.

lições que as crianças aprendem graças à saga de Harry Potter
© Heyday Films

5. Não julgue um livro pela capa

Por meio do personagem do professor de poções, Severo Snape, é transmitida a mensagem de que as aparências enganam e, além disso, que sempre há uma história e um porquê por trás das ações de cada pessoa, de modo que é um erro julgar os demais sem conhecê-los de fato.

Além disso, o personagem de Snape também nos ensina outra valiosa lição: ainda que saber perdoar e amar nem sempre seja fácil, sem dúvida alguma nos torna melhores se acreditarmos nisso.

6. O amor e a amizade são as forças mais poderosas na saga de Harry Potter

Apesar do poder da magia e dos grandes magos que vemos nas histórias de Harry Potter, por fim, a autora dos livros, J.K. Rowling, nos mostra que o que é verdadeiramente importante e poderoso na vida são os amigos e o amor, que foram os dois elementos que fortaleceram e salvaram o personagem principal dessa saga.

Definitivamente, o que as histórias de Harry Potter nos ensinam é que a vontade de enfrentar os seus problemas depende também daqueles que estão ao seu redor, já que esses vínculos tornam você mais forte.

“Seremos tão fortes quanto formos unidos e tão fracos quanto formos desunidos”.

  • Europapress. (2019). Harry Potter: 20 frases inolvidables de la saga. Recuperado de: https://www.europapress.es/cultura/libros-00132/noticia-20-anos-harry-potter-20-frases-inolvidables-saga-20170626125513.html