4 livros de Roald Dahl que todos lemos

28 de agosto de 2019
Roald Dahl é um autor que encanta os mais jovens da casa há muitos anos. Portanto, queremos apresentar uma seleção dos seus melhores livros.

Roald Dahl é um dos autores mais conhecidos da literatura infantil mundialmente. Embora também tenha escrito literatura adulta, destacou-se mais no campo das crianças.

Suas histórias são cheias de imaginação e aventuras divertidas que, ainda por muitos anos, irão deliciar tanto os mais jovens membros da casa quanto os não tão pequenos assim. Isso por causa das conotações que às vezes Dahl inclui em suas histórias.

Se você quer reviver sua infância ou quer que seus filhos conheçam esse autor fantástico, vamos apresentar algumas das suas obras mais famosas (não todas) para que você possa apreciar seus personagens e histórias.

Os livros mais destacados de Roald Dahl

1. Matilda, um dos livros mais conhecidos de Roald Dahl

Matilda é a protagonista de um dos livros de Roald Dahl que teve mais sucesso entre as crianças. Juntamente com A Fantástica Fábrica de Chocolate, formam o conjunto perfeito para alguém conhecer a literatura de Dahl.

Nesta história, vamos conhecer Matilda, uma garota odiada e ignorada pelos pais desde criança, que se destaca por seu amor pela literatura e pelos livros.

A protagonista dessa história começa a descobrir, com a ajuda da professora da escola, que ela tem poderes mágicos. Mesmo contra a vontade do diretor do colégio e de seus pais, ela aprenderá a desenvolver esses poderes.

Uma história divertida com um histórico familiar que continua a divertir toda a família, apesar de ter sido publicada há 31 anos.

2. A Fantástica Fábrica de Chocolate

Este título de Roald Dahl é um dos mais conhecidos em todo o mundo. Quem nunca desejou, com todas as suas forças, ser digno de um bilhete dourado em tabletes de chocolate Wonka para visitar a fábrica?

Cinco serão os sortudos que irão visitá-la e apenas um deles vai sobrar no final da história, devido ao mau comportamento dos outros.

literatura infantil

Muitos críticos classificam este livro como ficção científica para crianças, já que a fantasia é seu tema principal.

O que o autor quer transmitir com a escrita desta história é que as crianças devem ter bom comportamento, além de serem respeitosas e responsáveis. Esses valores devem ser explicados aos pequeninos pelos pais, pois só assim eles terão uma ideia de como é fantástica a fábrica de chocolates do Sr. Wonka.

Outros livros de Roald Dahl que te levarão de volta à sua infância:

3. James e o Pêssego Gigante

Embora seja verdade que não é um dos livros mais conhecidos de Dahl, esta história também irá cativar todo mundo. Nesta ocasião, o protagonista da história é James, um menino órfão que vive com suas duas tias, o que torna sua vida impossível.

Um dia, um personagem um tanto estranho no livro dá a James um pequeno pacote de bolas mágicas que, ao cair no chão, fazem um pêssego gigante crescer!

Os dois principais protagonistas da história, James e o pêssego gigante, embarcam em uma incrível jornada pelo mundo na qual encontrarão diferentes personagens que ajudarão a melhorar a vida de James.

Uma das principais características deste livro é que Roald Dahl queria mostrar a difícil infância que ele mesmo teve. Além disso, durante a história, há também pequenos animais que os mais novos da casa poderão identificar.

4. As Bruxas

Com o título As Bruxas, Roald Dahl inclui pequenas nuances de terror, mas também de diversão e ironia em partes iguais.

aula de leitura

As aventuras que o protagonista da história vive com sua avó irão encantar os mais jovens da casa, que conhecerão e identificarão o aspecto que as bruxas realmente têm, para fugir delas facilmente.

Bruxas, camundongos, magia, poções e uma linda e verdadeira avó amorosa são alguns dos personagens desta história recomendada para crianças que têm mais de 10 anos.