De mãe à avó, uma experiência especial

Quando você recebe a notícia de que você vai ser avó pela primeira vez, você deixa para trás a fase de ser apenas mãe para começar uma nova aventura tão emocionante quanto.

Ser avó é um evento muito especial na vida da mulher. Não se trata, como afirmam muitas vezes, de voltar a ser mãe, mas de assumir um papel muito importante e diferente ao da maternidade. Na verdade, os avós são um elemento central nas famílias, especialmente na sociedade em que vivemos.

No entanto, isso não significa que você como avó deixa de ser uma mãe. Ainda que seus filhos se tornem pais, por mais adultos que sejam, nunca deixarão de necessitar de sua sabedoria, experiência e apoio. Então, o que muda ao ser avó e qual será seu papel?

Ser avó pela primeira vez

Ser avó de primeira viagem é um acontecimento único na vida de uma mulher. É verdade, você poderá ter mais netos e a chegada de um novo membro à família sempre será emocionante. Mas a surpresa do primeiro deixará para trás a fase de ser só mãe para começar uma nova aventura emocionante.

Avó de primeira viagem sorrindo

A expectativa do primeiro neto vai trazer grandes emoções, mas também desafios. E, para a nova vovó, o principal será assimilar seu novo papel. Além de assumir a passagem do tempo, que seus filhos não são mais crianças (embora sempre possa vê-los com olhos de mãe) terá de entender que suas responsabilidades não serão aquelas da maternidade.

Existe uma expressão popular que diz: “os pais criam, os avós estragam”. Ainda que não seja literal, transmite uma verdade: ser avó não é voltar a ser mãe. Como mãe, o papel principal é o de criar e educar. Como avó, sua missão é de ser uma cúmplice e guia nas aventuras do seu neto ou da sua neta.

Uma segunda “maternidade”

Anteriormente, dissemos que ser avó não é voltar a ser mãe. Entretanto, devido às semelhanças entre essas fases (a de ser mãe e ser avó), alguns especialistas afirmam que, ao se tornar avó, a mulher experimenta a chamada “segunda maternidade”.

Tanto a mãe quanto a avó compartilham as emoções de ver nascer e crescer um novo ser e um amor incondicional por ele. No entanto, como avó, esta fase supõe viver momentos especiais da maternidade sem tantas responsabilidades. É hora de aproveitar e redescobrir os instantes que talvez não foram possíveis viver quando mães devido às preocupações e obrigações.

Seja avó e aproveite

Como avó, você terá um papel muito importante na vida de seu neto. Em maior ou menor grau, é inevitável que você influencie a pessoa que começa a formar parte da sua família. Logicamente, você desejará dar o melhor, mas se quer aproveitar e ser avó, deverá aprender a respeitar o ambiente criado pelos pais.

“Mesmo que você não concorde, respeite as decisões tomadas pelos pais”

Com tantas emoções, é normal nos deixarmos levar por elas. Como avó, você já tem a experiência de mãe, além de tudo o que a vida te ensinou. Naturalmente, você quer ajudar e usar esse conhecimento para evitar a repetição de erros. No entanto, o desejo de ajudar deve ser contido em muitas ocasiões.

Seus conselhos podem ser muito valiosos, mas é preciso aprender quando oferecê-los. É primordial que os novos pais cometam seus próprios erros para aprender com eles. Ofereça seu apoio e conselhos, mas respeite as decisões tomadas por eles, ainda que você nem sempre concorde com elas. Assim, além de ajudá-los, você contribuirá para a formação de um ambiente tranquilo e colaborativo em que poderá relaxar e aproveitar o tempo com seu neto.

Os deveres de uma avó

Ser avó não significa ter que assar biscoitos e tricotar casacos para seu neto. Cada pessoa tem seus gostos e valores e, com base neles, você será avó. Porque como tal, seu principal dever será transmitir esses princípios ao seu neto.

Você o ajudará a descobrir o mundo e, através de suas experiências, a descobrir a si mesmo. Será necessário acompanhá-lo em uma viagem longa e difícil, cheia de aventuras e emoções. Apoiá-lo e aconselhá-lo, transmitindo a sabedoria que adquiriu com os anos. Esta será sua missão. Durante a viagem, você aprenderá e aproveitará junto com ele.

Recomendados para você