Ser mãe aos 40 anos de idade

· 17 de abril de 2017

Cada vez é mais frequente que as mulheres adiem até os 40 anos de idade a decisão de ficar grávida. As razões são muitas. Assim como as vantagens e as desvantagens de prorrogar a decisão de ser mamãe.

Ao desenvolvimento e crescimento profissional e econômico são somadas as decisões pessoais de garantir as condições financeiras da família, e de aproveitar a juventude. Sentindo-se realizadas e possuindo experiência de vida, a partir de então as mulheres se sentem preparadas para lidar com outras questões como a família.

Não há nenhum inconveniente para as mulheres que decidem ter filhos aos 40 anos de idade. O momento ideal depende de como cada uma se sente e cuida do seu corpo e da sua saúde.

Atualmente, as conquistas econômicas e a competitividade profissional obrigam as mulheres a prorrogarem a maternidade.

A idade ideal depende dos seus objetivos pessoais

Anteriormente, ter filhos aos 40 anos era algo assustador. Mas, hoje em dia, a maternidade tardia é a nova tendência. Aos 40 anos de idade as mulheres são mais cuidadosas e mais seguras de si mesmas. Além disso, os filhos das mulheres com mais de 40 anos apresentam maior saúde física e emocional devido a um maior cuidado das mães durante a gravidez.

Geralmente, as mulheres que costumam prorrogar a maternidade são aquelas que tiveram bons momentos no âmbito profissional aos 30 anos, ou estabeleceram um plano de vida na adolescência que foi bem sucedido. Após alcançar tais metas a mulher vai buscar o sucesso familiar por meio do nascimento do primeiro filho.

De acordo com o Instituto de Estatística da Espanha, 33% dos partos são realizados em mulheres com mais de 34 anos de idade e, aproximadamente, 5% das mulheres espanholas se tornam mães a partir dos 40 anos. Especialistas, por outro lado, afirmam que a idade biológica ideal para ser mãe está entre os 18 e 35 anos.

40-anos-1

Riscos de ter filhos aos 40 anos

A Organização Mundial da Saúde considera que toda gravidez de mulheres com mais de 35 anos deve ser considerada uma gravidez de alto risco devido aos problemas associados à uma gravidez tardia.

O número de mulheres que têm filhos depois dos 40 quadruplicou nos últimos 30 anos. Como existem possíveis riscos da gravidez tardia, o Ministério de Saúde da Espanha possui um guia para a prevenção de riscos de defeitos congênitos.

Aos 40 anos é mais difícil ficar grávida, pois a quantidade de óvulos diminuiu. Por esse motivo, os especialistas aconselham tratamentos para engravidar, como a doação de óvulos, que permite gerar filhos até mesmo após os 60 anos.

A idade da mãe é um fator de risco de:

  • Aborto
  • Partos prematuros
  • Má-formação
  • Anomalias cromossômicas na criança (como a síndrome de Down)
  • Hipertensão e diabetes gestacional na mãe

Entretanto, o acompanhamento da gravidez é mais rigoroso e os avanços da medicina permitem identificar anomalias ou má-formação no feto já no começo da gravidez ou até mesmo antes dela. Se a mãe mantém um cuidado rigoroso durante a gravidez os riscos vão diminuir e o processo natural será concluído com um parto feliz e bem sucedido.

40-anos-2

Vantagens de ser mãe aos 40 anos

Se você é uma mulher de negócios, uma esportista que tem um estilo de vida saudável ou uma mulher moderna, certamente considera que a gravidez é um momento que exige grande responsabilidade e dedicação. Assim, provavelmente, você acredita ser melhor deixar a gravidez para quando estiver para completar 40 anos.

As vantagens de prorrogar a gravidez para os 40 anos é que a mulher vai ser mais madura e terá maior senso de responsabilidade. Além disso, a carreira vai estar estabilizada, assim como a vida amorosa. Aos 40 anos, geralmente a mulher sabe lidar com sua autonomia e liberdade com responsabilidade. Se o relógio biológico da gravidez não estiver mais funcionando, não tem problema. A ciência médica de hoje em dia pode ajudar com opções para a fertilização.

Após ter superado as restrições econômicas da juventude e desenvolvido uma carreira bem-sucedida, ser mãe aos 40 anos acaba sendo a opção ideal. Você vai ter uma situação econômica melhor e vai possuir mais tempo de qualidade para se dedicar, e dividir com as crianças.

Se você tem 40 anos e está grávida  ou está pensando em ficar, lembre-se de que tem que preparar seu corpo para receber um filho, cuidar mais da sua saúde e do seu peso, além de não fumar para o seu próprio bem, e o do bebê.

Qualquer que seja o momento que você decidir, com ou sem reprodução assistida, ser mãe é uma bênção. Veja esta lista de famosas que preparamos para você ter como exemplo:

São mães aos 40 anos e continuam tão bonitas e saudáveis como sempre

  • Salma Hayek: Teve sua filha aos 41 anos.
  • Nicole Kidman: teve sua filha aos 41 anos.
  • Julia Roberts: teve gêmeos aos 40 anos.
  • Halle Berry: foi mãe aos 40 anos.
  • Thalia: teve seu segundo filho aos 40 anos.