Os 6 filmes mais recomendados para crianças

26 de novembro de 2016

Sabemos que você deseja momentos felizes e inesquecíveis para seus filhos. Momentos que proporcionem coisas boas para a vida dos pequenos além da felicidade passageira. O que é mais divertido do que assistir filmes ou programas de televisão com eles? Você quer assistir algo que seja divertido e ao mesmo tempo dê lições de vida?

Os filmes são uma forma de prender a atenção das crianças. Uma das formas mais usadas devido ao grande poder atrativo que exerce sobre elas. Geralmente, as crianças se lembram das histórias dos seus personagens favoritos e até tentam imitá-los.  

O que é preciso levar em consideração para escolher um filme?

Os filmes, como você deve saber, apresentam temas específicos e são voltados a um público específico, dependendo do conteúdo. Dessa forma, é preciso levar em consideração qual faixa etária indicada para cada filme, além dos temas que abordam.

Existem os chamados filmes inteligentes. São filmes que impactam tanto cognitiva como emocionalmente. Eles chamam a atenção das crianças e apresentam um raciocínio linear desde o começo.

Quando uma criança se interessa mais, por exemplo, pelo meio ambiente, você deve escolher um filme que tem a ver com esse tema. Ou quando a criança gosta mais de praticar esportes, a melhor escolha é um filme que inclua esse tipo de atividade.

Os filmes mais indicados para crianças de todas as idades

 

um filme

Em seguida, daremos alguns exemplos de filmes que podem ser muito produtivos aos seus filhos. Eles ativam o funcionamento do cérebro, estimulam a criatividade ou simplesmente proporcionam um momento de entretenimento saudável.

  • Toy Story: Esse é um filme que mostra um dos atrativos mais comuns às crianças: brinquedos. Além disso, mostra o significado das coisas mais valiosas que uma pessoa deve aprender quando ainda é criança: a amizade, o valor das pessoas e a generosidade.
  • O Rei Leão: Esse filme vai mostrar ao seu filho o amor, a preservação e a admiração pelos animais. Mas, sobretudo, mostrará também o valor da família e da união. Com filmes como esse, a criança vai aprender a valorizar o pouco ou o muito que ela tem. Além disso, nele é retratado o verdadeiro amor que existe no núcleo familiar. Assim, seu filho vai aprender que é a família quem sempre vai estar ao seu lado, incondicionalmente.
  • Como Treinar o seu Dragão: Com esse filme seu filho vai aprender a conhecer antes de julgar. Umas das ideias centrais desse filme é que nem sempre as opiniões dos outros refletem a verdade. Assim, a criança perceberá que precisa se aproximar mais das pessoas antes de construir uma imagem sem preconceitos.
  • Tá Chovendo Hambúrguer: Seu filho vai entender que nem sempre conseguirá aquilo que quer para sua vida na primeira tentativa e que, às vezes, será preciso errar para poder aprender e superar os desafios na vida. Ela vai aprender que no meio do caminho e das tentativas que fizer pode sofrer ou se preocupar. Mas que, no final, independentemente se seu objetivo tiver mudado ou não ele ficará satisfeito e tranquilo com os resultados. Moral da história: não existe tentativa pior do que não tentar.
  • O Lorax: Esse filme vai ensinar seu filho a aproveitar cada elemento que a natureza proporciona da melhor maneira possível para conseguir sobreviver. A criança vai aprender a prestar mais atenção aos conselhos daqueles que têm mais experiência na vida e que podem mostrar qual caminho escolher quando as águas estão turbulentas.
  • Harry Potter: Ao longo dessa trama, seu filho vai descobrir um dos aspectos e das qualidades mais valiosas de ser criança: sonhar. Além disso, esse filme ajuda a entender que uma família sempre deve ficar unida, mesmo que não seja fisicamente. É o valor emocional e sentimental da família que dá força e vitalidade às pessoas.

 

um filme

Esses filmes são somente alguns exemplos dos filmes que sem dúvidas deixarão marcas na memória do seu filho. Eles reforçam muitos valores e perspectivas que, às vezes, não ficam tão evidentes em atividades que não exigem muita atenção.

Antes de assistir um filme com seus filhos, certifique-se de que o conteúdo é adequado à idade dos pequenos. Além de considerar os valores que você deseja ressaltar e as temáticas adequadas a cada fase da vida.