Mães com muito trabalho e pouco tempo: 4 hábitos que ajudarão você a se conectar com seu filho

A falta de tempo pode afetar o vínculo com nossos filhos, mas existem maneiras de fazer pausas durante o dia para se conectar com eles.
Mães com muito trabalho e pouco tempo: 4 hábitos que ajudarão você a se conectar com seu filho

Última atualização: 01 Outubro, 2021

Compromissos e responsabilidades não escapam à nossa vida. Quer você cuide das tarefas domésticas, tenha que trabalhar enquanto seu filho vai para a escola ou faça seu trabalho remotamente e ao mesmo tempo cuide de seus filhos, o resultado é sempre o mesmo: as mães fazem um esforço titânico todos os dias.

Nossa vida muda a partir da maternidade. As crianças são a nossa prioridade, e com o passar do tempo tentamos equilibrar tudo. Fazemos o possível para dar atenção aos nossos filhos sem abandonar nossa profissão, ou nos abrimos a novas oportunidades que nos dão a flexibilidade de poder ser mães e trabalhadoras sem grandes obstáculos.

Em todo caso, no final do dia nos sentimos exaustas e, por mais que queiramos descansar plenamente, na nossa cabeça começa a agenda para o dia seguinte: terminar um documento que a equipe de trabalho precisa, levar a criança ao médico e comprar os materiais que pedidos pela escola.

Além disso, entre tantas tarefas, não percebemos que abandonamos o vínculo com o nosso filho. Algo parecido acontece com você também? Vamos ver o que você pode fazer para que essa jornada não seja opressora e você possa se conectar com seu filho.

Como se conectar com seu filho se você tem muito trabalho e pouco tempo

Para as mães, a quantidade de tarefas a fazer pode ser esmagadora. No entanto, é importante que tenhamos um espaço e um tempo em que possamos estar exclusivamente com nosso filho. Assim lhe ofereceremos carinho e saberemos como ele se sente, o que pensa e o guiaremos na longa jornada da vida.

É por isso que é tão importante cultivar um vínculo estreito, baseado na confiança e no afeto. Nada será mais bonito do que conhecer de perto o filho que você tem em casa, apoiando-o durante o seu crescimento e proporcionando as melhores lembranças das tardes de brincadeira, das deliciosas refeições e do amor pelo lar. Afinal, são esses gestos que vão ocupar a sua memória.

A seguir, vamos apresentar 4 hábitos que você pode implementar entre as rotinas familiares para se conectar com seu filho e criar momentos inesquecíveis.

1. Ofereça uma boa energia no início do dia

Dizem que começar com o pé direito é positivo, e uma forma de fazer isso é com o bom espírito que sentimos ao nosso redor. Nesse sentido, não deixe de lembrar a seu filho o quanto ele é especial para você.

Dizer a ele que você tem orgulho de vê-lo crescer e lhe dar muito amor todas as manhãs. São ações concretas que fazem a diferença no dia a dia e que não vão tirar muito tempo de você.

2. Separe um horário exclusivo para vocês

Não se trata de estabelecer um horário rígido e determinado. Se você dedicar 15 minutos para compartilhar um jogo, uma sobremesa ou uma conversa com seus filhos, será perfeito para que eles se sintam ouvidos e importantes em sua vida. Obviamente, tente evitar distrações intermediárias, como os dispositivos móveis. A ideia é que vocês interajam uns com os outros.

3. Um bom tempo à mesa

Comer em família é um costume que tem sido promovido ao longo do tempo. E não se poderia esperar menos de uma rotina que incentiva a comunicação e une os membros do clã.

Escolha uma refeição do dia, entre o café da manhã, almoço e jantar, na qual vocês possam sentar juntos e discutir suas experiências, sentimentos e opiniões. Dessa forma, seu filho terá a oportunidade de se expressar, e você será capaz de gerar uma maior conexão com ele.

4. Crie um momento especial à noite

Antes da hora das crianças deitarem, você pode abrir um espaço no seu tempo, de pelo menos 10 ou 20 minutos, para se sentar com o seu filho e ouvir como foi o dia dele, como ele se sentiu e o que talvez o tenha feito passar por fortes emoções.

As alegrias e as tristezas são compartilhadas e, idealmente, isso acontece entre pais e filhos. Proporcionar um momento de união no final do dia permitirá que as crianças se lembrem de que, não importa o que aconteça, a mamãe sempre estará lá para ajudá-los.

Como você pode ver, existem maneiras simples de fortalecer seu relacionamento com os pequenos sem perder seus compromissos de trabalho. Criar momentos juntos e tirar alguns minutos da rotina para se aproximar do seu filho é enriquecedor.

Certamente para você existem muitas outras maneiras de se conectar com seu filho, compartilhando um hobby e fazendo planos quando seus dias de folga finalmente chegarem, mas não há dúvida de que pequenos gestos fazem a diferença em nossos relacionamentos.

Pode interessar a você...
Por que é importante se reconciliar na frente das crianças?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Por que é importante se reconciliar na frente das crianças?

Todos sabemos que não é aconselhável discutir na frente dos filhos. A seguir, vamos explicar por que é importante se reconciliar na frente das cria...