Mães com muito trabalho e pouco tempo: 4 hábitos que ajudarão você a se conectar com seu filho
Compromissos e responsabilidades não escapam à nossa vida. Quer você cuide das tarefas domésticas, tenha que trabalhar enquanto seu filho vai para a escola ou faça seu trabalho remotamente e ao mesmo tempo cuide de seus filhos, o resultado é sempre o mesmo: as mães fazem um esforço titânico todos os dias.
Nossa vida muda a partir da maternidade. As crianças são a nossa prioridade, e com o passar do tempo tentamos equilibrar tudo. Fazemos o possível para dar atenção aos nossos filhos sem abandonar nossa profissão, ou nos abrimos a novas oportunidades que nos dão a flexibilidade de poder ser mães e trabalhadoras sem grandes obstáculos.
Em todo caso, no final do dia nos sentimos exaustas e, por mais que queiramos descansar plenamente, na nossa cabeça começa a agenda para o dia seguinte: terminar um documento que a equipe de trabalho precisa, levar a criança ao médico e comprar os materiais que pedidos pela escola.
Além disso, entre tantas tarefas, não percebemos que abandonamos o vínculo com o nosso filho. Algo parecido acontece com você também? Vamos ver o que você pode fazer para que essa jornada não seja opressora e você possa se conectar com seu filho.
Como se conectar com seu filho se você tem muito trabalho e pouco tempo
Para as mães, a quantidade de tarefas a fazer pode ser esmagadora. No entanto, é importante que tenhamos um espaço e um tempo em que possamos estar exclusivamente com nosso filho. Assim lhe ofereceremos carinho e saberemos como ele se sente, o que pensa e o guiaremos na longa jornada da vida.
É por isso que é tão importante cultivar um vínculo estreito, baseado na confiança e no afeto. Nada será mais bonito do que conhecer de perto o filho que você tem em casa, apoiando-o durante o seu crescimento e proporcionando as melhores lembranças das tardes de brincadeira, das deliciosas refeições e do amor pelo lar. Afinal, são esses gestos que vão ocupar a sua memória.
A seguir, vamos apresentar 4 hábitos que você pode implementar entre as rotinas familiares para se conectar com seu filho e criar momentos inesquecíveis.
1. Ofereça uma boa energia no início do dia
Dizem que começar com o pé direito é positivo, e uma forma de fazer isso é com o bom espírito que sentimos ao nosso redor. Nesse sentido, não deixe de lembrar a seu filho o quanto ele é especial para você.
Dizer a ele que você tem orgulho de vê-lo crescer e lhe dar muito amor todas as manhãs. São ações concretas que fazem a diferença no dia a dia e que não vão tirar muito tempo de você.
2. Separe um horário exclusivo para vocês
Não se trata de estabelecer um horário rígido e determinado. Se você dedicar 15 minutos para compartilhar um jogo, uma sobremesa ou uma conversa com seus filhos, será perfeito para que eles se sintam ouvidos e importantes em sua vida. Obviamente, tente evitar distrações intermediárias, como os dispositivos móveis. A ideia é que vocês interajam uns com os outros.
3. Um bom tempo à mesa
Comer em família é um costume que tem sido promovido ao longo do tempo. E não se poderia esperar menos de uma rotina que incentiva a comunicação e une os membros do clã.
Escolha uma refeição do dia, entre o café da manhã, almoço e jantar, na qual vocês possam sentar juntos e discutir suas experiências, sentimentos e opiniões. Dessa forma, seu filho terá a oportunidade de se expressar, e você será capaz de gerar uma maior conexão com ele.
4. Crie um momento especial à noite
Antes da hora das crianças deitarem, você pode abrir um espaço no seu tempo, de pelo menos 10 ou 20 minutos, para se sentar com o seu filho e ouvir como foi o dia dele, como ele se sentiu e o que talvez o tenha feito passar por fortes emoções.
As alegrias e as tristezas são compartilhadas e, idealmente, isso acontece entre pais e filhos. Proporcionar um momento de união no final do dia permitirá que as crianças se lembrem de que, não importa o que aconteça, a mamãe sempre estará lá para ajudá-los.
Como você pode ver, existem maneiras simples de fortalecer seu relacionamento com os pequenos sem perder seus compromissos de trabalho. Criar momentos juntos e tirar alguns minutos da rotina para se aproximar do seu filho é enriquecedor.
Certamente para você existem muitas outras maneiras de se conectar com seu filho, compartilhando um hobby e fazendo planos quando seus dias de folga finalmente chegarem, mas não há dúvida de que pequenos gestos fazem a diferença em nossos relacionamentos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Antolín, M. (2005). La estimulación temprana y el desarrollo infantil. Buenos Aires: Círculo Latino Austral S.A.
- Solís, M. (2019). La importancia del vínculo materno en el desarrollo de la primera infancia. [Tesis de grado]. Universidad de San Buenaventura Colombia. Recuperado de http://www.bibliotecadigital.usb.edu.co/bitstream/10819/6763/1/Vinculo_materno_infancia_Solis_2018.pdf