Jogos de tabuleiro cooperativos: o que você precisa saber

Você sabe o que são jogos cooperativos e por que eles são tão importantes para o desenvolvimento infantil?
Jogos de tabuleiro cooperativos: o que você precisa saber

Última atualização: 11 Abril, 2021

Os jogos de tabuleiro cooperativos são jogos que não devem faltar na escola ou em casa. Eles não têm nada a ver com os jogos tradicionais de seguir regras e ver quem ganha e quem perde. As crianças aprendem com diversão e, o melhor de tudo, trabalhando em equipe. Todos ganham ou todos perdem.

Os pequenos aprendem a trabalhar em equipe em vez de focar na competição entre si, quando se enfrentam para fazerem o outro perder, ou seja, com vencedores e perdedores. Os jogos de tabuleiro cooperativos têm muitas vantagens que você deve conhecer, por isso queremos mostrar tudo o que eles podem oferecer às crianças e, também, aos não tão jovens assim.

Nos jogos de tabuleiro cooperativos, a competição existe, mas é diferente

Nas partidas, não há embates para ver quem ganha ou quem perde. Você não precisa ser o mais rápido ou o mais inteligente. Também não é preciso tentar trapacear para vencer. Nada disso é necessário e ainda bem!

Mãe e filho jogando jogos colaborativos.

Embora seja verdade que os jogos de tabuleiro competitivos são divertidos e também trazem vantagens ao desenvolvimento das crianças, eles nada têm a ver com os jogos cooperativos.

Nos jogos cooperativos, é necessário traçar uma estratégia conjunta e pensar todos juntos, porque não é para que um ganhe e o outro perca, mas para que todos ganhem ou todos percam. Assim, tanto a satisfação de ganhar quanto a frustração de perder é compartilhada com outras pessoas. Então, a vitória é compartilhada com humildade e, no caso da derrota, os sentimentos são compartilhados de forma empática.

Embora a competição exista, é totalmente diferente dos jogos mais tradicionais. Todos os jogadores remam juntos no mesmo barco e sempre na mesma direção. O objetivo é comum a todos e o pensamento coletivo e os movimentos conjuntos são necessários para atingir o objetivo final do jogo em questão.

O trabalho em equipe é a base dos jogos cooperativos

Como você pode ver, o trabalho em equipe é essencial. É necessária uma cooperação constante para vencer, e este é o primeiro e mais importante aprendizado para os participantes: todos precisam de todos.

Além disso, crianças (e adultos), quando trabalham em equipe, sentem que pertencem a um grupo, ou seja, é despertado o sentimento de pertencimento a um grupo que trabalha para alcançar um objetivo comum, nada mais humano do que isso nas relações interpessoais.

Os jogadores veem as coisas de uma perspectiva diferente de como elas seriam vistas se trabalhassem o jogo individualmente. Nesse caso, empatia, compaixão, compromisso, solidariedade, generosidade são necessários. São valores que, além de conhecê-los (às vezes pela primeira vez), também são potencializados.

Porém, se isso não bastasse, as crianças serão capazes de pensar e maneira criativa sem ter que competir individualmente. Elas perceberão que a competição nem sempre é individual e que existem muitas maneiras de fazer as coisas e de atingir as metas.

Elas vão se sentir mais motivadas

As crianças tendem a se sentir bastante motivadas com esse tipo de jogos, especialmente quando nunca os jogaram antes e estão muito acostumadas a ganhar ou perder. Saber que nem sempre você ganha ou perde e que está tudo bem pode ser uma descoberta maravilhosa para os pequenos.

Família jogando jogos de tabuleiro cooperativos.

Por outro lado, elas também vão sentir que a motivação as preenche, porque vão querer explorar essa nova forma de jogar, com novas dinâmicas, e perceber que a melhor competição que podem fazer nos jogos e na vida é consigo mesmas.

É a maneira mais rápida de se adaptar às circunstâncias da vida e, no caso do jogo cooperativo, de se adaptar à estratégia conjunta e, assim, obter um objetivo comum.

Regras fáceis

Além disso, em praticamente todos os jogos cooperativos as regras são fáceis de entender e as crianças podem participar ativamente desde o primeiro minuto de jogo. Vocês podem jogar todos juntos em família ou as crianças podem brincar enquanto um adulto supervisiona.

No final das contas, os jogadores se sentem melhor com o jogo cooperativo. São uma alternativa que pode complementar muito bem os jogos mais tradicionais ou clássicos. Deixe que as crianças escolham o jogo com o qual desejam brincar a cada momento. Você terá uma surpresa agradável!

Pode interessar a você...
Benefícios dos jogos cooperativos para as crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Benefícios dos jogos cooperativos para as crianças

Os jogos cooperativos são o tipo de jogo mais apropriado para as crianças, pois eles fazem com que elas se divirtam e aprendam valores positivos.



  • Garaigordobil Landazabal, M. (2005) Juegos cooperativos y creativos para grupos de niños de 6 a 8 años. Editorial: Pirámide