O vínculo afetivo e sua relação com os objetos musicais

06 Novembro, 2020
Qual é a relação entre o estabelecimento de vínculo afetivo e os objetos musicais? Vamos te contar o que um estudo diz sobre o assunto.

Segundo um estudo da Universidade Autônoma de Madrid (UAM), os objetos musicais influenciam o estabelecimento de um vínculo emocional mais forte entre mães e filhos. Por que isso acontece? Vamos explicar a seguir.

Entretanto, antes de abordar essa questão, devemos esclarecer que a existência e o desenvolvimento desses laços emocionais dependem, em parte, da comunicação e do tipo de interação que é criada entre os principais cuidadores e o bebê, desde os primeiros meses de vida.

“O único vínculo inquebrável na terra é o de uma mãe e seu bebê”.

– Anônimo –

O vínculo emocional e sua relação com os objetos musicais

Os objetos musicais para bebês, como maracas, chocalhos, xilofones, etc., são um recurso educacional amplamente utilizado para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas. Mas, além disso, sabe-se atualmente que eles são adequados para estabelecer intercâmbios de comunicação mais significativos entre mãe e filho.

O vínculo afetivo e sua relação com os objetos musicais

É o que demonstra um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Autônoma de Madrid (UAM), no qual foram analisadas as dinâmicas musicais interativas entre uma série de mães e seus bebês de 2 meses de idade, considerando três dimensões:

  • Estrutura rítmica e métrica.
  • A organização musical.
  • Outros parâmetros musicais.

Conclusões do estudo

Os pesquisadores concluíram que quando as mães incluem um objeto musical em sua interação com seus bebês, os bebês respondem ativamente e prestam mais atenção. Assim, a comunicação entre os dois é aprimorada e, portanto, o vínculo também é fortalecido.

Isso foi observado em um ambiente cotidiano e familiar, onde as mães não receberam nenhum tipo de orientação sobre como utilizar o objeto musical que foi dado a elas, de modo que agiram livremente sem serem condicionadas por fatores externos.

Através de tais observações naturais, a equipe responsável pela pesquisa verificou o seguinte:

“A mãe se comunicava com o bebê sobre e através dos brinquedos sonoros, utilizando uma grande quantidade de recursos musicais. Entre eles, destaca-se como a mãe construiu uma estrutura rítmica e métrica clara, que permitiu uma organização musical cada vez mais complexa ao longo das diferentes sequências. O adulto acrescentou gradualmente novos componentes musicais, reestruturando as propostas iniciais de diferentes maneiras e alternando os recursos interativos”.

Após essas descobertas, a pesquisa continua com a intenção de expandir a amostra e estudar o aparecimento desses mesmos comportamentos em crianças entre 0 e 3 anos de idade.

A importância dos objetos musicais no desenvolvimento dos bebês

Os objetos musicais permitem a criação de um ambiente rico e estimulante para o desenvolvimento dos bebês, tanto no nível sensorial, quanto no motor ou comunicativo.

O vínculo afetivo e sua relação com os objetos musicais

Desde muito cedo, as crianças aprendem a se relacionar e responder aos brinquedos sonoros. Portanto, como afirmado no estudo mencionado acima, esses instrumentos podem ser de grande ajuda e apoio na comunicação que as mães tentam estabelecer com seus filhos recém-nascidos.

Isso também pode ter um impacto positivo na criação de laços emocionais saudáveis e fortes, que são essenciais para o desenvolvimento equilibrado das crianças.

“Todas as nossas vidas começaram com o afeto humano como o primeiro apoio. As crianças que crescem envoltas em carinho, sorriem mais e são mais amigáveis. Geralmente elas são mais equilibradas

– Dalai Lama –

Em resumo, de acordo com as pesquisas atuais, parece ser uma boa ideia adquirir vários objetos musicais e usá-los com frequência nas interações com bebês.

Portanto, na próxima vez que você estiver se comunicando com seu bebê, pegue primeiro um chocalho ou algum outro brinquedo sonoro e use-o sabendo que é uma ferramenta que permite que vocês estejam mais conectados e se entendam melhor.