9 maneiras de chamar a atenção durante a adolescência

06 Setembro, 2020
A adolescência realmente é um período difícil para a maioria dos jovens e dos pais. O mais comum é que, durante essa fase, surja uma necessidade excessiva de atenção por parte dos jovens.

As razões pelas quais os jovens procuram chamar a atenção durante a adolescência são muito variadas e vão depender fundamentalmente do seu ambiente social e familiar. Na maioria das vezes, é resultado da falta de interesse por parte dos pais. Dessa forma, os jovens sentem a necessidade de serem levados em consideração, não se importando com o fato de seus atos serem prejudiciais.

Na adolescência, o jovem passa por muitas mudanças físicas, psicológicas e sociais e, às vezes, não consegue lidar com elas sozinho. É nesse momento que eles precisam de mais apoio da família.

Se não encontrarem esse suporte, eles vão recorrer a outros grupos de pessoas inadequadas ou adotar atitudes negativas para chamar a atenção. Quando o jovem se sente sozinho, incompreendido ou desvalorizado, ele começa a procurar uma maneira de preencher esse vazio através de ações, amizades e atividades com as quais ele possa se expressar e se sentir à vontade.

Muitas vezes, as escolhas que eles fazem geram resultados positivos para suas vidas e seu futuro. No entanto, em outros casos, eles adotam comportamentos destrutivos que não fazem nada além de prejudicá-los.

Existem muitas maneiras de chamar a atenção durante a adolescência, algumas positivas e outras negativas. Como pais, devemos estar atentos a esses momentos nos quais os nossos filhos queiram se destacar demais para que possamos agir a tempo e canalizar a situação caso o seu comportamento não seja o mais adequado.

Maneiras de chamar a atenção durante a adolescência

Talvez o adolescente sinta a necessidade de receber muito mais atenção do que damos a ele e, assim, coloque uma estratégia em prática para atingir seu objetivo. Em alguns casos, o recurso utilizado favorece seu presente e seu futuro, enquanto em outros acontece exatamente o oposto.

Vamos revisar algumas das práticas mais comuns utilizadas pelos adolescentes para chamar a atenção:

Positivas

1. Boas notas

Essa é uma maneira muito positiva de chamar a atenção. As boas notas terão um impacto no seu futuro, pois podem ajudá-los a conseguir uma vaga ou uma bolsa de estudos em uma universidade. Os jovens ficam muito satisfeitos com suas conquistas e recebem elogios e a atenção dos pais.

2. Desempenho em atividades extracurriculares

Muitos jovens têm habilidades para certas atividades fora do âmbito educativo, como, por exemplo, esportes, cultura ou música.

Ao perceber que se destacam, eles se esforçam para serem os melhores nessas atividades e, assim, receber atenção. Assim, essa é uma excelente alternativa para formar um comportamento dedicado aos bons hábitos e costumes.

maneiras de chamar a atenção durante a adolescência

3. Carinho e participação

Alguns jovens sentem a necessidade de expressar seus sentimentos em relação a outras pessoas. Eles são abertos e não evitam expressar seus pensamentos e preocupações. Gostam de reuniões familiares e sempre tentam envolver os amigos.

Além disso, esses adolescentes estão atentos aos jovens que se sentem sozinhos e oferecem ajuda incondicional. Essa é a sua maneira de conseguir que mais olhares se concentrem neles.

4. Ativismo ecológico

Durante a adolescência, muitos jovens se sentem atraídos pela conservação do meio ambiente, bem como por ajudar e proteger os animais. Por esse motivo, costumam fazer campanhas para arrecadar fundos, limpar uma praça ou plantar árvores.

Em muitas ocasiões, esses jovens crescem com inspiração ecológica e se dedicam à preservação da fauna e da flora na idade adulta.

“Se não encontrarem o suporte da família, esses jovens vão recorrer a outros grupos de pessoas inadequadas ou adotar atitudes negativas para chamar a atenção”.

Negativas

5. Transtorno alimentar

Uma das maneiras de chamar a atenção durante a adolescência é uma mudança drástica no peso corporal para despertar a curiosidade das pessoas ao redor. Muitos não sabem as consequências que isso traz e como a recuperação costuma ser difícil.

Se suspeitarmos de que isso esteja ocorrendo em casa, devemos levar o jovem imediatamente a um psicólogo e um nutricionista. A falta de ação imediata pode ter sérias consequências para a saúde.

6. Consumo de álcool, cigarros e drogas

É o caminho mais comum e prejudicial que os adolescentes costumam seguir. Para gerar algum tipo de resposta da família ou de qualquer outro adulto, muitos jovens passam a experimentar esse tipo de vício tão difícil de abandonar.

Nesses casos, vale mais uma conversa sincera e o apoio do que as repressões, uma vez que essas últimas vão promover ainda mais a sua rebeldia.

7. Tentativa de suicídio

Quando os jovens se sentem abandonados pela família e pelos amigos, o suicídio pode ser uma medida extrema para chamar a atenção. Sem dúvida, é uma situação extremamente delicada. Por isso, é preciso detectar os sinais de depressão e agir de forma preventiva. A ajuda psicológica fornecida por um profissional é essencial nesses casos.

8. Fugir de casa

Fugir de casa é uma das maneiras mais populares de chamar a atenção durante a adolescência. Como se sentem incompreendidos pelos pais, os jovens pensam que é melhor estar com aqueles que tenham vontade de satisfazer os seus desejos. Em geral, os jovens vão para a casa de outros amigos ou da(o) namorada(o) que tiverem no momento.

maneiras de chamar a atenção durante a adolescência

9. Agressividade, rebeldia

Em muitas ocasiões, os adolescentes se mostram agressivos ou rebeldes com os pais. Eles os contradizem, respondem mal, não cumprem com suas obrigações e adotam uma atitude desafiadora diante de qualquer ordem imposta.

Nesses casos, é necessário dedicar tempo para conversar com o jovem e fazê-lo entender o porquê das coisas. Muitas vezes, ao longo do tempo, esse tipo de comportamento pode levá-los a cometer atos criminosos ou ilegais.

Sabe-se que ser pai ou mãe não é nada fácil, principalmente quando os filhos procuram chamar a atenção durante a adolescência. Devemos garantir que eles cresçam saudáveis, tanto física quanto psicologicamente. Para isso, é preciso investir tempo de qualidade com eles e oferecer muito amor e compreensão. Assim, vamos começar a trilhar o caminho para formar um adolescente feliz.