Por que manter as amizades depois da gravidez?

Manter as amizades depois da gravidez é algo que poucas mulheres fazem. Mas que todas deveriam para não deixar de lado tudo o que faziam antes de se tornarem mães.

Mesmo que muitas coisas mudem ao se ter um ou mais filhos, é preciso espaço para o crescimento pessoal e a interação com outras pessoas. Tanto os pais quanto as mães precisam dedicar tempo aos círculos sociais para manter o equilíbrio em todos os âmbitos.

Como sabemos que o processo de gravidez e as novidades da maternidade não são fáceis, a seguir, daremos algumas dicas para você saber como manter suas amizades depois da gravidez.

Dicas para não perder suas amizades depois da gravidez

1. Sempre responda as mensagens

Logo depois de dar à luz, você irá receber muitas ligações, mensagens de texto e e-mails de pessoas que, no geral, se preocupam com você. A melhor forma de demonstrar que você valoriza seus gestos e quer manter uma boa relação é não ignorar as pessoas.

Sempre que puder responda todas as mensagens. Você não tem que escrever respostas longas, basta duas linhas de repostas educadas.

2. Tenha um pouco de tempo livre

Ser pai ou mãe é ter dedicação integral. Mas todos precisamos de um pouco de tempo para nós mesmos. Dedique ao menos algumas horas para se vestir bem e fazer algum dos seus passatempos preferidos com seus amigos. Apenas um café e uma boa conversa já ajudam muito para chegar em casa com uma mente descansada.

3. Faça novos amigos

Ao ter um filho, os contextos em que você irá viver vão mudar muito. Agora os encontros com o pediatra e na escola das crianças serão rotina para você.

Assim, não deixe de lado a possibilidade de interagir com outros pais e mães e fazer novas amizades que possam compartilhar muitos de seus interesses. Será sempre muito reconfortante ter um círculo social que compreenda tudo o que você enfrenta diariamente.

4. Esteja concentrado no tema da conversa

Ao se tornar pais é muito comum que com pessoas na mesma situação os temas mais abordados sejam as noites sem dormir, as vacinas ou os incômodos quando os dentes dos filhos nascem.

Mas se você tem amigos solteiros, encontre assuntos em comum sobre os quais você possa falar e que não estejam sempre em volta das mesmas situações. O tempo com outros tipos de pessoas ajudará a pensar em si mesmo.

relacao-gravidez

5. Leve seus filhos a alguns de seus encontros

Outro segredo para manter as amizades depois da gravidez é ajudar as pessoas próximas a você a entenderem que seu filho agora faz parte da sua vida. Pense em atividades divertidas que possam ser realizadas com as crianças e com seus amigos para que você possa se ocupar ao mesmo tempo das amizades e da família. 

6. Tire um pouco de tempo para você

Mesmo que você esteja cansada e sem vontade de fazer muita coisa, não deixe de lado as pessoas que tem sido importantes para você. Faça esforço para vê-las de vez em quando e com certeza você se sentirá muito melhor depois de ter feito isso. Manter suas amizades ativas, sem dúvida, é fundamental para seu bem-estar.

7.Faça uma lista de atividades que você gosta

Agora que você tem filhos, é preciso mudar muitas de suas atividades, ou pelo menos a forma e a frequência com que você as fazia. Encontre a maneira de retomar a maioria dessas atividades e, se preferir, de incluir seu parceiro e seus amigos nelas. 

8. Encontre um equilíbrio

Mesmo os pais mais preocupados com os filhos devem dedicar um espaço a suas próprias vidas para rejuvenescer e adquirir novo fôlego. Se você gosta de ir ao salão, então vá. Se você quer jogar futebol no final de semana, vá. Se você quer ir ao show da sua banda favorita, não deixe de ir!

Para que sua família esteja melhor, você precisa ter um equilíbrio entre o tempo em família e seu cuidado pessoal.

Outras dicas para dar um respiro a sua vida social:

  • Nunca, por nenhum motivo, descuide de sua relação com seu parceiro. Com o apoio de seus familiares mais próximos, planeje atividades que sejam unicamente para os dois.
  • Mantenha viva a chama das suas amizades antigas. Os velhos amigos merecem um lugar na sua vida, apesar das grandes mudanças que implicam a criação de um filho.
  • Reconheça seus verdadeiros amigos. Muitas pessoas podem julgar você pela mudança no estilo de vida depois do parto, mas somente seus amigos de verdade irão compreender a situação e irão lhe apoiar em tudo o que puderem.
Recomendados para você