Qual é o melhor berço para o bebê?

Escolher o melhor berço para o seu bebê pode ser um grande desafio. Descubra as melhores recomendações neste artigo. Você não vai se arrepender!
Qual é o melhor berço para o bebê?

Última atualização: 09 Setembro, 2021

O berço encabeça a lista de compras que fazemos quando sabemos que vamos ser mães. Mesmo antes de o bebê nascer, sua saúde é o mais importante. Portanto, precisamos saber o que é melhor para ele. E a escolha de um bom berço é fundamental para garantir seu descanso e bem-estar.

Esse item geralmente não envolve um grande mistério. Porém, vamos rever a seguir alguns dos aspectos necessários para a aquisição do melhor berço para o seu bebê.

Não é fácil escolher um berço que cumpra todos os requisitos. Há momentos em que o nosso poder aquisitivo não nos permite comprar a opção que mais chama nossa atenção. Outras vezes, simplesmente preferimos a alternativa mais simples.

De qualquer modo, existe uma vasta gama de modelos, designs e formas de berços para qualquer tipo de recém-nascido.

O que um berço deve ter?

Antes de escolher um berço, temos que seguir uma série de etapas. A primeira é verificar se ele está em conformidade com as normas de segurança e se foi adquirido em um local confiável. É comum pedir conselhos a familiares e amigos, pois quem já passou por essa fase sabe onde comprar.

O verniz e as tintas não devem ser tóxicos e o berço não deve ter lascas, arestas afiadas ou parafusos soltos. O material deve estar em bom estado e deve haver uma separação correta entre as barras e o colchão. O ideal é que o berço tenha 60 centímetros e pelo menos 20 centímetros a mais que o tamanho do bebê.

Também é importante pensar no espaço que temos disponível, na idade do recém-nascido e se será necessário transportar o berço com frequência. Cada família tem rotinas próprias, e a escolha do berço deve ser baseada nelas.

Tipos de berço

1. Berço coleito

Esse modelo é perfeito para as primeiras semanas da criança. Pode ser ajustado de diferentes maneiras e permite que a mãe e o bebê durmam bem próximos. Isso facilita a tarefa de cuidar do recém-nascido, seja para a amamentação ou para outras funções.

Um berço normal também pode ser usado, pois a maioria tem uma parte removível que pode ser fixada na cama dos pais.

Aprenda a escolher um berço para o seu bebê.

2. Berço de segurança reforçada

Esses berços foram desenvolvidos de forma a prevenir qualquer tipo de acidente. Eles têm um fechamento seguro e geralmente são muito mais resistentes do que os modelos padrão. Também existem designs diferentes, de acordo com o gosto de cada um.

Além de evitar possíveis problemas, ajuda os pais a se sentirem mais tranquilos e confortáveis. O medo de que algo ruim aconteça ao bebê é muito comum, principalmente nos pais de primeira viagem.

A família fornece valores que permanecem por toda a vida. Uma família unida e amorosa é um luxo difícil de conseguir.

–Daryl Hannah–

3. Berço conversível

São ideais para os pais práticos que querem dar uma segunda utilização ao berço. Eles sabem que o bebê vai crescer e que o berço deixará de atendê-lo dentro de poucos anos, então optam pela opção mais pragmática. Nesse caso, o móvel pode se tornar diferentes elementos, incluindo uma cama comum.

O melhor aspecto dessa escolha é que o preço costuma ser igual ao de um berço normal.Então é uma maneira econômica de garantir que ao seu filho nunca faltará um bom lugar para dormir.

 

4. Berço de viagem

Os berços de viagem são perfeitos para os pais que costumam viajar com seus bebês. Eles são dobráveis, flexíveis e muito confortáveis. Permitem o fácil transporte da criança, sem privá-la da liberdade de movimento.

Também são altamente recomendados para as férias, pois são muito mais fáceis de guardar e podem ser usados em qualquer lugar.

5. Berço tradicional

São os mais procurados. Geralmente eles são grandes, um pouco mais caros do que os anteriores e feitos de madeira. São muito funcionais e a maioria vem equipada com gavetas ou pequenas prateleiras. Muitos pais os escolhem porque geralmente são muito duráveis.

Embora alguns modelos tenham preços bem altos, existem inúmeras opções mais acessíveis. Existem alguns que são muito menores que os berços convencionais e que podem se adaptar melhor às necessidades da criança e sua família.

Pode interessar a você...
Tipos de berços para bebês: conheça 6
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Tipos de berços para bebês: conheça 6

Nos primeiros anos de vida, as horas de sono são muitas mais; portanto, é essencial saber escolher entre os diferentes tipos de berços.