Para que servem os consultoras de amamentação?

Muitas mães desejam amamentar seus bebês, mas desconhecem as dificuldades que podem experimentar nos primeiros dias. Um bom aconselhamento profissional será essencial para superá-las.
Para que servem os consultoras de amamentação?

Última atualização: 31 Julho, 2021

Embora a amamentação seja muito instintiva para o bebê, não funciona da mesma maneira para a mãe. Muitas vezes nos tornamos mães sem nunca termos visto uma criança mamar, então pode ser um pouco difícil começar a amamentar.

É aqui que as consultoras de amamentação entram em sua vida! Eles serão as especialistas capazes de apoiá-la e acompanhá-la para o tão desejado sucesso da amamentação.

O que são as consultoras de amamentação?

A ajuda das consultoras de amamentação.
As consultoras de amamentação são profissionais treinadas e especializadas em amamentação. Sua função é apoiar a mãe para que ela consiga amamentar seu bebê.

Os serviços que as conselheiras oferecem costumam ser a domicílio, pois é muito útil observar a amamentação em seu contexto real. Além disso, você também pode solicitar uma consulta no hospital logo após o parto, para que a especialista avalie a pega e a postura da mãe e do bebê nas primeiras mamadas. Dessa forma, ela poderá avaliar se a amamentação começou corretamente ou não.

Além de consultas individualizadas, as consultoras de amamentação oferecem cursos informativos para que as famílias aprendam sobre certos tópicos da criação e da amamentação.

Qual é o trabalho das consultoras de amamentação?

Sua principal tarefa é ensinar e apoiar as mães diante das dificuldades que possam surgir durante a amamentação e oferecer as ferramentas necessárias para superá-las.

Devido ao seu treinamento especializado, elas serão capazes de solucionar problemas frequentes, como os indicados abaixo:

  • Pega incorreta do bebê no mamilo.
  • Baixa produção de leite materno.
  • Ingurgitamento mamário.
  • Baixo peso no bebê ou dificuldades para ganhar peso.
  • Mastite.

Elas também poderão acompanhar as famílias em outros processos típicos da amamentação, como os seguintes:

  • Extração do leite materno.
  • Criação de um banco de leite e conservação.

As consultoras de amamentação não só ajudam e acompanham a mãe que amamenta. Elas também oferecem suporte para mães que optaram por amamentar com fórmula.

Quando devo procurar uma consultora de amamentação?

Na gravidez

Como sempre digo, a melhor época para entrar em contato com uma consultora de amamentação é durante a gravidez. Nessa fase, você terá mais tempo para se informar e aprender tudo o que precisa saber para quando seu bebê nascer.

Após o parto, a amamentação virá de repente e você terá que aprender tudo em tempo real. Lembre-se de que os especialistas recomendam colocar o bebê no peito imediatamente depois de ter saído do útero da mãe.

Nesse sentido, recomendamos que você busque orientação antes da chegada de seu filho, para saber o que esperar e poder identificar sinais que sugerem que algo não está bem. Isso também facilitará o estabelecimento do vínculo profissional com a sua orientadora e assim você se sentirá mais segura para recorrer a ela sempre que precisar!

Se você se sente mais à vontade em atividades em grupo, pode perguntar sobre os cursos de preparação para a amamentação que muitas dessas profissionais oferecem às famílias.

Quando há um problema com a amamentação

 

Consultoras de amamentação: dor nos seios

Diante de qualquer problema ou dificuldade que surgir desde o início da amamentação, será muito importante entrar em contato com uma consultora profissional. A profissional poderá avaliar cada situação e oferecer alternativas para que você não abandone antes do tempo.

Essa disciplina especializada em amamentação é relativamente nova, por isso ainda há muita desinformação sobre o assunto na sociedade. Inclusive, muitos profissionais de saúde não estão suficientemente atualizados.

É importante que você busque o conselho de pessoas que receberam treinamento adequado em amamentação, já que “conselhos ruins” muitas vezes podem atrapalhar uma amamentação potencialmente bem-sucedida.

Algumas reflexões finais sobre as consultoras de amamentação

É importante ressaltar que qualquer mãe pode e deve pedir ajuda para qualquer dificuldade durante a amamentação. Não espere que o problema se resolva sozinho, pois se a causa não for detectada rapidamente pode não ser possível agir para resolvê-la ou revertê-la.

Não deixe de buscar referências de especialistas em amamentação formadas e atualizadas, pois só assim você terá a ajuda necessária para amamentar seu filho da maneira que sempre sonhou.

Pode interessar a você...
Contato pele a pele com o recém-nascido
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Contato pele a pele com o recém-nascido

O vínculo entre mãe e filho começa, sem dúvida, desde o ventre materno e se consolida com o contato pele a pele com o recém-nascido. Saiba mais!