Os 6 melhores filmes sobre maternidade
A maternidade é um dos grandes aspectos que podem ser vistos refletidos nos filmes. Bem, o cinema, juntamente com outras disciplinas artísticas, é um instrumento espetacular para transmitir ideias sobre os laços humanos. E a maternidade é apenas isso: um vínculo profundamente complexo, repleto de tantos fatores que entram em jogo. Mas, no final das contas, é um relacionamento entre pessoas. Neste artigo, propomos 6 filmes sobre esse tema.
Os melhores filmes sobre maternidade
Filmes sobre maternidade podem ser tocantes, reflexivos, engraçados, tristes ou interessantes. Felizmente, o leque de possibilidades da figura materna no cinema é tão amplo e diversificado quanto na vida real.
1. Minhas Mães e Meu Pai – Lisa Cholodenko
Esta comédia dramática estrelada por Annette Bening, Julianne Moore e Mark Ruffalo reflete uma compreensão moderna da família e da maternidade. Nic e Jules são um casal de lésbicas que tem dois filhos com a ajuda de Paul, um doador de esperma. Mais velhos, os filhos decidem conhecer o pai biológico e cada vez a relação se fortalece, o que preocupa as mães.
2. Tully – Jason Reitman
Ser mãe de três filhos pode ser realmente exaustivo. É assim que vive Marlo, uma mulher que, além da terceira (e não planejada) gravidez, é mãe de uma menina pré-adolescente e de um menino com transtorno do desenvolvimento. Como resultado, ela se sente profundamente sobrecarregada, exausta e preocupada, enquanto praticamente não dorme.
Como se isso não bastasse, Drew, seu marido e pai de seus filhos, é pai de uma forma nada funcional. Porém, tudo muda quando chega Tully, uma jovem babá disposta a fazer um excelente trabalho. Este é um dos filmes que qualquer mãe estressada deveria assistir, pois passa a mensagem de que não há problema em pedir ajuda quando nos sentimos sobrecarregadas com a rotina familiar.
3. Distante Nós Vamos – Sam Mendes
Este filme foi dirigido por Sam Mendes e estrelado por John Krasinski e Maya Rudolph. Distante Nós Vamos conta a história de um casal apaixonado prestes a se tornar pais e que não quer criar o filho no lugar onde mora. Além disso, os futuros avós do filho contam que vão se mudar para outra cidade, por isso não poderão contar com a ajuda deles quando o pequeno nascer.
Por isso, ambos decidem fazer uma viagem em busca de um lugar para criar raízes. O filme reflete os típicos medos, preocupações e frustrações que os novos pais carregam, bem como a transformação que os relacionamentos sofrem após o nascimento de um filho.
4. Private Life – Tamara Jenkins
Private Life é um filme devastadoramente honesto sobre como pode ser difícil conceber um filho. Rachel e Richard, por anos sem sucesso, recorreram a quase todos os métodos para constituir uma família. Consequentemente, a frustração por não realizar seu desejo cresce e desestabiliza emocionalmente ambos. Por sua vez, a desesperança compromete o relacionamento.
Esta produção cinematográfica nos apresenta um mundo tempestuoso e doloroso de clínicas de fertilidade, injeções de hormônios e processos de adoção.
5. Uma Mãe em Apuros – Katherine Dieckmann
Uma Thurman estrela o filme como Elize, uma escritora em hiato e mãe de dois filhos pequenos que faz malabarismos para retomar a carreira profissional sem descuidar da maternidade. Existem filmes que nos geram um certo grau de ansiedade, pois os personagens parecem viver mais rápido do que o possível. Esta é uma delas. Uma Mãe em Apuros é uma comédia sobre encontrar sua própria identidade e lutar para proteger o que é mais importante.
6. Tudo sobre Minha Mãe – Pedro Almodóvar
Dirigido e roteirizado pelo grande Pedro Almodóvar, Tudo sobre Minha Mãe foi vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2000. Manuela é uma enfermeira de origem argentina que vive e trabalha em Madri, junto com seu filho Esteban, que morre após ser atropelado na frente dos olhos de sua mãe. A dor da perda do filho se torna imensurável, acompanhando-a por toda a vida e levando-a a viajar para Barcelona em busca do pai do jovem.
Prepare-se para ser mãe com esses filmes inesquecíveis
Quando uma mulher descobre que está grávida, tem início uma fase de complexos processos psicológicos e físicos. A maternidade é uma experiência que se vive de forma absolutamente particular em cada pessoa e não existe uma forma adequada ou esperada para vivenciá-la. Certamente, esses filmes irão ajudar você a navegar na gravidez e a aprender mais sobre a maternidade.