Os recém-nascidos não precisam aprender a dormir: os novos pais sim

5 de outubro de 2018
Todos os novos pais se tornam zumbis quando finalmente o seu pequeno chega ao mundo. Alguns têm uma ideia do que esperar de tanto escutar a família e os amigos. Mas, na verdade, não sabem como realmente é até viver em primeira pessoa.

Quando um bebê recém-nascido entra em suas vidas, os pais aprendem realmente o que significa ter sono. Os bebês não precisam aprender a dormir… São os pais que devem aprender.

Os novos pais mal dormem

Muitos dos novos pais são, muitas vezes, surpreendidos por quanto os bebês dormem, já que acordam apenas para se alimentar.

Quando essa fase passa, os novos pais vão perceber que não é o sono do seu bebê que causa problemas, mas sim quando ele acorda. O bebê acorda frequentemente porque ainda tem um relógio interno desajustado.

Os novos pais se tornam zumbis por dormir poucas horas durante os primeiros meses de vida do bebê.

Em muitas sociedades ocidentais, acredita-se que são os pais que fazem algo de errado. Por isso que o bebê acorda tanto.

As pessoas, às vezes, perguntam se o bebê é “bom ou ruim para dormir”. Como se isso de alguma forma definisse a personalidade do bebê.

Muitos pais se sentem julgados se os bebês não dormem a noite toda, mesmo quando ainda são recém-nascidos.

Na verdade, não são os recém-nascidos que devem aprender a dormir, mas, sim, os pais que devem aprender a dormir no ritmo do bebê.

Bem, pelo menos até que ele comece a regular o relógio interno com a ajuda das rotinas noturnas e seu próprio amadurecimento biológico.

aprender a dormir

Em muitos casos, os pais não discutem com as outras pessoas sobre o sono de seus bebês. Quando o fazem, às vezes até podem mentir.

Muitos pais procuram na internet fórmulas milagrosas para ensinar seus bebês a dormir, enquanto, na verdade, são eles que devem aprender a acordar durante a noite para alimentar o pequeno.

Os recém-nascidos não têm problemas para dormir. Eles dormem facilmente e acordam várias vezes todas as noites para serem alimentados, porque algo os incomoda ou, simplesmente, porque precisam de calor e afeto de seus pais para voltarem a dormir novamente.

Portanto, os novos pais devem aprender a dormir sem pensar que o seu bebê tenha quaisquer problemas de sono.

O bebê recém-nascido não dormirá a noite toda

Os bebês, geralmente, não têm problemas de sono. Mas os pais podem achar o sono do bebê problemático se não se encaixar nos seus horários considerados convenientes para dormir e descansar bem.

Você não deve procurar fórmulas secretas para fazer com que um bebê com menos de 6 meses durma durante toda a noite porque simplesmente não existe uma fórmula.

Ter o objetivo de que um bebê com menos de seis meses durma a noite toda não é algo real que você poderá alcançar. Pensar dessa forma só vai causar mais frustração para os novos pais.

É verdade que os recém-nascidos dormem muitas horas. Mas eles também têm um estômago pequeno que fará com que tenham fome a cada poucas horas. Não importa se é dia ou noite.

O relógio interno de bebês

aprender a dormir

Nos primeiros meses de vida, os bebês não têm o reloginho interno regulado. Além disso, têm estômagos muito pequenos que ficam rapidamente vazios.

Então, a alimentação frequente dos recém-nascidos tanto de dia quanto de noite é um fenômeno completamente normal e biologicamente previsível.

Os novos pais devem ter ciência de que esta é a principal razão pela qual os bebês acordam tanto.

Os cérebros dos bebês humanos em particular crescem em um ritmo surpreendente durante o primeiro ano após o nascimento.

Esta é uma atividade de energia intensa que requer alimentação frequentemente. Algo que só os pais podem fornecer aos seus bebês pois são eles os responsáveis por alimentar, cuidar e ficar atento à saúde dos pequenos.

Em nossa cultura, as expectativas de sono em recém-nascidos não são reais.

Esse costume deve ser alterado para que os novos pais percebam que não são os bebês que têm que aprender a dormir. São os próprios pais que precisam aprender e entender como os recém-nascidos dormem.

Então, não existe algo como educar o bebê a ter outros hábitos. São os pais que devem entender e mudar suas atitudes nessa fase.