O método educacional alternativo de Glenn Doman

Você já ouviu falar do método Doman? Trata-se de um método educacional alternativo criado pelo médico Glenn Doman, na década de 1950.
O método educacional alternativo de Glenn Doman
Ana Couñago

Escrito e verificado por a psicóloga Ana Couñago.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Glenn Doman foi um médico norte-americano que, há mais de 50 anos, criou o seu próprio método educacional, denominado método Doman, ainda usado por muitos profissionais atualmente.

Esse método parte da ideia de que todas as crianças, durante os primeiros anos de vida, têm um grande potencial para a aprendizagem que deve ser explorado ao máximo. Portanto, de acordo com a visão desse autor, a estimulação precoce é fundamental para alcançar o desenvolvimento integral da criança nos campos intelectual, físico, social e emocional.

Você quer saber mais sobre esse método educacional alternativo? Então preste atenção ao que vamos contar nas linhas a seguir.

O método educacional alternativo de Glenn Doman

O método educacional alternativo de Glenn Doman

Em 1955, Glenn Doman, juntamente com o psicólogo educacional Carl Delacato, fundou os Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano para tratar crianças com lesões cerebrais por meio de um método baseado na estimulação sensorial.

Posteriormente, ao observar os grandes avanços desses pacientes a nível motor e intelectual, ele decidiu aplicar o método também em crianças que não apresentassem nenhum tipo de condição médica. Dessa forma, surgiu o método Doman.

O objetivo principal do método Doman é aproveitar a plasticidade cerebral das crianças, realizando atividades repetitivas, lúdicas, dinâmicas e motivadoras várias vezes ao dia. Assim, pretende-se favorecer a criação de conexões neurais, o que, de acordo com Glenn Doman, implica a promoção da capacidade intelectual e da aprendizagem.

Os primeiros 6 anos de vida são cruciais para a aprendizagem

De acordo com Doman, entre 0 e 6 anos de vida, o cérebro tem mais facilidade para criar conexões entre os neurônios. De fato, esse autor passa a se referir a essa fase como “gênese do gênio”, pois é durante esses anos que as crianças apresentam uma capacidade de aprendizagem maior e mais efetiva em comparação com as fases seguintes do desenvolvimento evolutivo. É por isso que esse método educacional dá tanta importância à estimulação durante a primeira infância.

“Ao nascer, toda criança possui um potencial de inteligência maior do que Leonardo da Vinci utilizou em toda a sua existência”.

-Glenn Doman-

Da mesma forma, é atribuída uma grande importância ao ambiente, pois, embora se considere que a genética possa ajudar a desenvolver o potencial máximo mais rapidamente, o que é realmente crucial é crescer em um ambiente que ofereça oportunidades de estimulação variadas, completas e de qualidade.

Áreas do conhecimento que podem ser promovidas por meio do método Glenn Doman

O método Doman distingue 7 áreas do conhecimento nas quais as crianças podem alcançar a excelência ou o máximo desenvolvimento. Essas áreas são:

  1. Leitura.
  2. Escrita.
  3. Conhecimentos enciclopédicos.
  4. Segundo idioma como língua estrangeira.
  5. Habilidades musicais.
  6. Matemática.
  7. Desenvolvimento físico.

Isso é alcançado graças à exposição contínua a certos estímulos, chamados de bits de inteligência, agrupados por categorias. Por meio desses estímulos, é possível captar a atenção e a curiosidade dos pequenos, que processam e assimilam as informações apresentadas por qualquer uma das vias sensoriais: auditiva, visual, tátil, olfativa e gustativa.

O método educacional alternativo de Glenn Doman

No que diz respeito ao método educacional desenvolvido por Glenn Doman…

Existem muitos seguidores do método Glenn Doman. De fato, tanto profissionais da educação quanto pais do mundo todo garantem a sua eficácia e defendem os bons resultados proporcionados pelo uso desse método educacional com as crianças.

No entanto, também há muitos críticos. Por um lado, alguns consideram esse método pedagogicamente contraproducente, visto que, tendo adquirido aprendizagens precoces e estando mais adiantadas que os colegas, as crianças podem desenvolver o tédio na escola.

Além disso, o método Doman tende a generalizar e propõe tratamentos semelhantes para todos os tipos de crianças, desde aquelas que não têm nenhuma patologia até aquelas que têm paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, entre outras condições.

Porém, atualmente se sabe que o que é realmente eficaz é oferecer a intervenção mais individualizada e personalizada possível, adaptada às necessidades e ao ambiente de cada criança.

A Academia Americana de Pediatria também critica esse método, pois, de acordo com ela, ele não tem o respaldo de evidências científicas e se baseia em uma teoria do neurodesenvolvimento simplista e desatualizada. E você, o que acha? Você acredita que o método Doman pode ajudar as crianças a melhorar as suas habilidades de forma significativa?


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  • Doman, G. y Doman, J. (2002). Cómo multiplicar la inteligencia de su bebé: la revolución pacífica. Madrid: Edaf.
  • Neurol, D. M. C. (1968). The Doman-Delacato treatment of neurologically handicapped children. Developmental medicine and child neurology, 10. http://www.oocities.org/validationluna/html/statement_doman.pdf

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