O que é o método ABN para aprender matemática

27 Outubro, 2020
O método ABN para aprender matemática ajuda as crianças a aprender a fazer cálculos desde bem cedo, ainda em idade pré-escolar, e a perder o medo dessa matéria.

O método ABN é um dos mais interessantes para que as crianças aprendam matemática, uma disciplina que, para muitas delas, e também para seus pais, é um campo de batalha complexo porque não gostam, não entendem e outros motivos.

Esse método foi criado por Javier Martínez Montero e está se expandindo rapidamente. A passos largos, cresce graças ao uso de algoritmos baseados em números – por isso o seu nome.

Em que consiste o método ABN?

O método ABN promove o cálculo mental. Para isso, é utilizado o acúmulo de objetos do cotidiano, que podem ser tão simples quanto palitos, prendedores de roupa, feijões, botões, etc.

Foi criado por Jaime Martínez Montero, doutor em Ciências da Educação e Filosofia, quem propõe uma estrutura aberta sobre uma base de formação composta por centenas de unidades com total liberdade para serem utilizadas pelas crianças.

o método ABN para aprender matemática

Ou seja, trata-se de um método que faz com que as crianças alcancem, por meio de caminhos alternativos, o mesmo objetivo proposto pela matemática, de forma que essa disciplina se torne mais fácil para elas.

Quando começar e onde trabalhar

O método ABN para aprender matemática é projetado para que as crianças possam iniciá-lo a partir dos 3 anos de idade. Dessa forma, é conveniente adaptar os conteúdos dessa fase infantil ao nível curricular, para que essa aprendizagem esteja plenamente implementada nas crianças quando ingressarem no Ensino Fundamental.

No entanto, não é um método exclusivamente para uso escolar. É interessante que os pequenos o utilizem em casa, na escola e em qualquer outro ambiente. De fato, um dos seus principais benefícios é que os pequenos usam situações cotidianas e materiais manipuláveis ​​para fazer cálculos. É por isso que qualquer hora e lugar são bons para realizar suas operações matemáticas.

Também devemos lembrar que as crianças aprendem a pensar em números em vez de valores. Por isso, desde 2008, quando foi implementado em algumas escolas, esse método começou a ser utilizado no ambiente escolar e se espalhou por todos os países de língua espanhola, uma vez que tem oferecido ótimos resultados quanto às habilidades matemáticas das crianças.

Uma vez que o método ABN é utilizado e internalizado de forma totalmente autônoma e intuitiva, os pequenos passam a utilizá-lo para realizar cálculos cotidianos em qualquer contexto.

Benefícios do método ABN

O método ABN para aprender matemática traz muitos benefícios para as crianças descobrirem essa disciplina. Vejamos alguns dos mais importantes:

  • Promove a criatividade entre os pequenos, deixando as crianças adiantadas para os aprendizados posteriores.
  • Promove a autoconfiança. Permite que as crianças percam o medo da matemática e, além disso, também melhorem a autoimagem, já que vão se perceber como mais capazes de grandes realizações.
  • Dobra a capacidade de resoluçãoUma habilidade altamente exigida é a capacidade de resolução de problemas por parte do indivíduo. Por meio da matemática, esse método permite que esse objetivo seja alcançado, promovendo a aprendizagem nesse sentido, sendo extrapolável para outras matérias e situações.
  • Também serve para elevar a autoestima das crianças.
  • Por consequência, outro benefício é a satisfação sentida pelos professores, que veem como os alunos superam seus objetivos e aprendem a tão temida matemática.
  • Uma matéria que se torna um desafio. Em vez de sofrer por não serem capazes de aprender, as crianças descobrem a matemática a partir de uma perspectiva nova, mais inovadora e divertida, como se fosse um desafio, quase como uma espécie de jogo.

Sobre o método ABN para aprender matemática

O método ABN, cada vez mais utilizado pelos professores, é muito útil para as crianças se divertirem enquanto aprendem matemática. Qualquer elemento do dia a dia pode servir, desde o número de amigos até as cores do arco-íris. Ou seja, essa fórmula é simples para todos os tipos de crianças. Assim, desde bem cedo, elas não serão levadas a ver essa temida matéria como um problema, e sim como uma diversão.