Miliums ou miliária em bebês: em que consiste?
A presença de miliums ou miliária em bebês é uma patologia que ocorre com bastante frequência. Por sua vez, desenvolve-se com maior predisposição em climas quentes e úmidos nos meses de verão. É uma manifestação autolimitada da superfície cutânea, que se resolve espontaneamente, sem depender do tratamento aplicado.
O que é a presença de miliums ou miliária em bebês?
A presença de miliums ou miliária em bebês é gerada pela obstrução das glândulas sudoríparas narinas e os ductos. Consequentemente, isso desencadeia um refluxo do suor para a derme.
É por isso que essa condição também é conhecida como “brotoeja” ou “sudâmina”. Além disso, a erupção costumam aparecer nas áreas do corpo onde bebês e crianças suam mais:
- Pescoço
- Axilas
- Virilha.
- Costas.
- Dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos.
Quando o suor fica parado em planos da pele que não são adequados para isso, surge uma erupção de minúsculas vesículas que contêm suor em seu interior.
Causas de miliums ou miliária em bebês
Embora esse quadro clínico possa ocorrer em qualquer sexo ou faixa etária, crianças e bebês são mais predispostos devido à imaturidade das glândulas sudoríparas.
O principal fator de risco é a transpiração, portanto, condições de calor ou umidade associadas a temperaturas corporais elevadas não são benéficas. Além disso, existem outras causas que podem estar relacionadas com esse quadro:
- Medicamentos que estimulam a transpiração.
- Exercício intenso.
- Síndrome de Morvan (patologia relacionada à hiperidrose).
- Oclusão da superfície da pele.
Tipos de miliária
Existem diferentes tipos de miliária em bebês, que são classificados de acordo com a profundidade da obstrução do ducto da glândula sudorípara. Por sua vez, essas variantes apresentam diferentes características clínicas e histológicas.
Miliária cristalina
Também conhecida como “sudâmina”, é caracterizada por sua presença em neonatos com maior incidência em 2 semanas ou menos. A oclusão da glândula sudorípara ocorre no estrato córneo, na superfície cutânea.
Miliária rubra
É a forma mais comum de miliária e é observada com mais frequência entre a primeira e a terceira semanas dos recém-nascidos. A oclusão ocorre nos ductos da epiderme nas camadas subcorneais. Ao contrário da miliária cristalina, esse tipo de quadro clínico pode causar coceira leve.
Miliária profunda
Das três, é a forma mais rara. É observada em pessoas que têm episódios recorrentes ou que recentemente ficaram expostas a novos climas quentes. Além disso, a causa mais importante é a oclusão dos ductos da glândula sudorípara na junção dermoepidérmica, na derme papilar. As vesículas são maiores, mais duras e da cor da pele.
Talvez você se interesse: O que são essas escamas na pele dos bebês?
Como os miliums aparecem nos bebês?
A miliária é uma manifestação da superfície cutânea cujo diagnóstico é baseado no exame físico e visual das lesões, incluindo pápulas, pústulas e pequenas vesículas. A erupção costuma aparecer alguns dias após a exposição aos fatores de risco e desaparece dias após a remoção da camada superficial.
De acordo com a American Osteopathic College of Dermatolgy, quando há pústulas, é chamada de miliária pustulosa e pode ser sugestiva de infecção bacteriana.
Quando as manifestações clínicas envolverem febre alta, dor intensa, quadro respiratório associado ou secreção purulenta pelas lesões, o médico deve ser consultado para avaliação e diagnóstico.
Leia também: Acne juvenil: tipos e causas
Opções terapêuticas para miliária em bebês
A principal medida para tratar essa manifestação é prevenir o calor e o suor. Portanto, use roupas transpiráveis, circule em ambientes mais frescos, remova produtos que obstruem a pele, como curativos, e trate doenças febris.
A miliária cristalina geralmente não requer tratamento e é autolimitada, portanto, remite em 24 horas. No entanto, a miliária rubra exige a aplicação de cremes corticosteróides de baixa potência para reduzir a inflamação.
Os antibióticos tópicos são uma boa opção quando uma infecção bacteriana sobreposta se desenvolve em miliárias pustulosas.
Outra medida correta para prevenir essa condição é a escolha de roupas largas, feitas com tecidos que absorvem a umidade e ajudam a prevenir o acúmulo de suor na pele.
Sobre miliums ou miliária em bebês
A miliária é uma doença dermatológica benigna e não contagiosa que, embora possa ocorrer em todas as idades, surge com maior frequência em recém-nascidos e crianças.
Da mesma forma, a grande maioria dos casos de miliums ou miliária em bebês se resolve espontaneamente à medida que os fatores de risco diminuem e a pessoa se mantém em um ambiente menos úmido e mais frio.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carter R 3rd, Garcia AM, Souhan BE. Patients presenting with miliaria while wearing flame resistant clothing in high ambient temperatures: a case series. J Med Case Rep. 2011 Sep 22;5:474. doi: 10.1186/1752-1947-5-474. PMID: 21939537; PMCID: PMC3195105.
- Goyal T, Varshney A, Bakshi SK. Incidence of Vesicobullous and Erosive Disorders of Neonates: Where and How Much to Worry? Indian J Pediatr. 2011 Oct 25. doi: 10.1007/s12098-011-0592-9. Epub ahead of print. PMID: 22037857.
- Guerra KC, Toncar A, Krishnamurthy K. Miliaria. 2020 Aug 13. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan–. PMID: 30725861.
- Horcajada-Reales C, Conde-Montero E, Campos-Domínguez M, Suárez-Fernández R. Miliaria cristalina [Crystalline miliaria]. Med Clin (Barc). 2014 Aug 19;143(4):190. Spanish. doi: 10.1016/j.medcli.2014.03.017. Epub 2014 Jun 2. PMID: 24889747.