Posso misturar leite materno com leite de fórmula?

· 27 de abril de 2017

Há momentos em que é necessário complementar a amamentação materna com a amamentação à base de leite de fórmula por diversos motivos. Esta prática de amamentação mista é perfeitamente aceitável. No entanto, a questão que se coloca é: é possível misturar leite materno com leite de fórmula na mesma madeira.

Tecnicamente é aceitável misturar leite materno com o leite de formula numa única mamadeira. No entanto, embora isso seja possível é muito melhor oferecer ao bebê primeiro um leite e depois o outro.

A recomendação de oferecer ao bebê o leite materno e o leite de fórmula separadamente, se deve ao fato de que, ao oferecer primeiro o leite materno, você garante que não se desperdice nada desse leite. O leite materno contém mais propriedades nutricionais que o leite de fórmula, por isso é melhor para o bebê. Se você der primeiro o leite materno que tiver, só terá que preparar o que falte na mamadeira.

Você pode preparar o leite de fórmula com o leite materno no lugar de água?

Uma coisa é misturar o leite de fórmula preparada em qualquer de seus formatos ao leite materno, e outra muito diferente é acrescentar o leite em pó ao leite materno. Ainda que seja melhor dar primeiro um leite e logo outro, pode ser que seja mais prático misturá-los.

O que nunca se deve fazer é substituir a água pelo leite materno na hora de preparar a mamadeira.

O leite de fórmula tem que ser preparado seguindo exatamente as indicações e recomendações do fabricante, tanto no que se refere ao tipo de líquido para fazer a dissolução (água estéril) como a quantidade de concentração em função da quantidade de líquido. Além disso, deve se dar para a criança a quantidade que o pediatra recomenda.

misturar leite materno ao leite de fórmula 

 

O perigo de misturar leite materno ao leite de fórmula 

A fórmula infantil se faz para proporcionar ao bebê uma quantidade específica de calorias e nutrientes num volume específico de líquido. Se você misturar leite materno com o leite de fórmula diluído concentrado o nível de nutrientes no leite será excessivo.

Embora possa parecer que o leite materno é mais diluído, ou com menos cor que o leite de fórmula, isso não significa que careça de nutrientes. Um excesso de concentração de nutrientes e gorduras não é bom para a criança.

Os rins do bebê ainda não estão maduros. Os rins dos recém-nascidos e das crianças pequenas precisam de água suficiente para processar todos os nutrientes em sua alimentação, especialmente as proteínas e os sais. Quando uma alimentação é muito concentrada, o risco de problemas é muito grande.

Pode-se dar ao bebê uma mamadeira com leite de fórmula e depois de amamentá-lo?

O problema de combinar a amamentação com a mamadeira é que o risco de fracasso é muito alto, já que para o bebê é muito mais fácil alimentar-se da mamadeira, já que não tem que fazer tanto esforço para conseguir o alimento.

No momento em que o bebê aprende que, depois do peito vem a mamadeira, é fácil que ele não se esforce tanto para se amamentar e, se tem muita fome, solte a mama antes de esvaziar o peito. Isso dará lugar a redução do leite no peito.

Por isso é recomendável fazer mamadas completas, seja de mamadeira ou seja do peito, no caso de precisar fazer uma amamentação mista que combina o leite materno com o leite de fórmula. Além disso, é conveniente que nessas mamadas “perdidas” a mãe tire o leite, ao menos uma parte, para continuar estimulando a produção de leite.

O perigo de misturar leite materno ao leite de fórmula 

 

Como saber se você tem leite suficiente para a mamada?

Se você fica com dúvida se tem leite suficiente pode fazer o seguinte. Na questão da amamentação se faz realidade o ditado “melhor que sobre do que falte”. Depois da mamada tente tirar um pouco do leite com o tira-leite, mas sempre que o bebê tenha sido amamentado ao menos por vinte minutos

Se ainda sair um pouco de leite depois da mamada e o bebê não quiser mais, deve ser porque ele está satisfeito. Se ele chora, consulte um médico ou, já que o motivo de não amamentar ou de ficar com fome pode ser outro, e não necessariamente porque você não tem leite suficiente.

Você também pode ajudar o bebê a mamar estimulando a saída do leite, colocando o tira-leite no peito que fica livre na mamada. Não é necessário que você tire todo o leite, somente um pouco até notar que o bebê agarra sem problemas. Depois, massageie o peito em que o bebê está amamentando para facilitar-lhe a obtenção do leite.