O modelo TPACK para professores
O modelo TPACK (Technology, Pedagogy And Content Knowledge), ou Tecnologia, Pedagogia e Conteúdo, em português, foi formulado por Mishra e Koehler (2006). O modelo foi desenvolvido com base nos estudos de Lee Shulman (1986), filósofo e psicólogo dedicado ao campo educacional e à formação de professores.
Características do modelo TPACK
O modelo TPACK foi projetado para que os professores possam integrar as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) ao seu ambiente educacional de forma eficaz e consiste em três conhecimentos principais:
- O conhecimento sobre o conteúdo da matéria ou disciplina (o que ensinar).
- O conhecimento pedagógico (como ensinar).
- Os conhecimentos tecnológicos (ferramentas, recursos e aplicações tecnológicas).
Assim, o modelo indica que o conhecimento sobre o assunto (CK, Content Knowledge), o conhecimento pedagógico (PK, Pedagogy Knowledge) e os conhecimentos tecnológicos (TK, Technology Knowledge) não devem trabalhar de forma isolada, e sim atuar de maneira inter-relacionada para que novos conhecimentos possam ser gerados.
A imagem a seguir é um diagrama de Venn que serve para mostrar como quatro outras formas de conhecimento derivam da interação entre os três conhecimentos principais. E, assim, os sete conhecimentos dos quais o TPACK é composto podem ser identificados.
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK)
Trata-se do conhecimento sobre como ensinar um assunto específico de acordo com o seu conteúdo específico. Ou seja, é o conhecimento da didática do conteúdo, que permite ao professor transformar o assunto para poder ensiná-lo.
Para isso, ele deve interpretá-lo e encontrar a forma, os recursos e a metodologia para trabalhar com os seus alunos. Além disso, esse conhecimento implica conhecer as características de cada aluno e também os seus conhecimentos prévios.
Conhecimento tecnológico do conteúdo (TCK)
Esse é o conhecimento sobre as tecnologias específicas mais apropriadas para o ensino do conteúdo. Portanto, refere-se a um conhecimento sobre programas e aplicativos específicos e compatíveis para ensinar matemática, biologia ou ciências sociais.
Conhecimento tecnológico pedagógico (TPK)
Esse conhecimento tem a ver com o uso das TIC na sala de aula. Mais especificamente, as condições que devem ser dadas para usá-las corretamente e os aspectos positivos e negativos de seu uso.
Conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK)
Esse é o conhecimento que indica a integração de todos os conhecimentos, os principais e a interação entre eles. Se o professor domina esse conhecimento, isso significa que ele conhece o conteúdo disciplinar da matéria que ensina.
Além disso, ele também conhece os métodos didáticos mais adequados para o ensino e que são compatíveis com essa disciplina específica, bem como as situações e necessidades de aprendizagem de seus alunos. Por fim, ele sabe como integrar a tecnologia efetivamente para ensinar melhor o conteúdo.
O modelo TPACK para uma aprendizagem significativa
Atualmente, a presença da tecnologia em todas as áreas da nossa vida é inegável. No campo educacional e em relação à formação de professores, o modelo TPACK representa uma boa estrutura teórico-prática sobre os conhecimentos e habilidades que os professores devem dominar.
Juntamente com o conhecimento das necessidades de cada aluno, o modelo TPACK destaca a necessidade de integração dos conhecimentos que os educadores possuem. Ou seja, tanto o conhecimento sobre a matéria, quanto o conhecimento pedagógico e o conhecimento tecnológico devem trabalhar de forma inter-relacionada, sendo assim capazes de alcançar um ensino eficaz e uma aprendizagem significativa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- León, R. C., Gámez, A. N., y Osuna, J. B. (2016). Las competencias del profesorado universitario desde el modelo TPACK (conocimiento tecnológico y pedagógico del contenido). Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (49), 105-119. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/368/36846509008.pdf
- Arellano Márquez, L. M. (2018). Propuesta modelo TPACK para mejorar la gestión pedagógica en docentes en RED 02 – UGEL 05. Escuela de Posgrado Universidad César Vallejo. Recuperado de http://181.224.246.201/bitstream/handle/UCV/22460/Arellano_MLM.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Koehler, M. J., Mishra, P., y Cain, W. (2015). ¿ Qué son los saberes tecnológicos y pedagógicos del contenido (TPACK)?. Virtualidad, educación y ciencia, 6(10), 9-23. Recuperado de https://www.punyamishra.com/wp-content/uploads/2016/08/11552-30402-1-SM.pdf