O modelo TPACK para professores

O modelo TPACK se refere a diferentes conhecimentos que os professores devem dominar de forma inter-relacionada para poder integrar a tecnologia ao ensino. Vamos conhecer mais sobre as características desse modelo no artigo a seguir.
O modelo TPACK para professores
María Matilde

Escrito e verificado por a pedagoga María Matilde.

Última atualização: 25 setembro, 2024

O modelo TPACK (Technology, Pedagogy And Content Knowledge), ou Tecnologia, Pedagogia e Conteúdo, em português, foi formulado por Mishra e Koehler (2006). O modelo foi desenvolvido com base nos estudos de Lee Shulman (1986), filósofo e psicólogo dedicado ao campo educacional e à formação de professores.

Características do modelo TPACK

O modelo TPACK foi projetado para que os professores possam integrar as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) ao seu ambiente educacional de forma eficaz e consiste em três conhecimentos principais:

  • O conhecimento sobre o conteúdo da matéria ou disciplina (o que ensinar).
  • O conhecimento pedagógico (como ensinar).
  • Os conhecimentos tecnológicos (ferramentas, recursos e aplicações tecnológicas).

Assim, o modelo indica que o conhecimento sobre o assunto (CK, Content Knowledge), o conhecimento pedagógico (PK, Pedagogy Knowledge) e os conhecimentos tecnológicos (TK, Technology Knowledgenão devem trabalhar de forma isolada, e sim atuar de maneira inter-relacionada para que novos conhecimentos possam ser gerados.

A imagem a seguir é um diagrama de Venn que serve para mostrar como quatro outras formas de conhecimento derivam da interação entre os três conhecimentos principais. E, assim, os sete conhecimentos dos quais o TPACK é composto podem ser identificados. 

O modelo TPACK para professores
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Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK)

Trata-se do conhecimento sobre como ensinar um assunto específico de acordo com o seu conteúdo específico. Ou seja, é o conhecimento da didática do conteúdo, que permite ao professor transformar o assunto para poder ensiná-lo.

Para isso, ele deve interpretá-lo e encontrar a forma, os recursos e a metodologia para trabalhar com os seus alunos. Além disso, esse conhecimento implica conhecer as características de cada aluno e também os seus conhecimentos prévios.

Conhecimento tecnológico do conteúdo (TCK)

Esse é o conhecimento sobre as tecnologias específicas mais apropriadas para o ensino do conteúdo. Portanto, refere-se a um conhecimento sobre programas e aplicativos específicos e compatíveis para ensinar matemática, biologia ou ciências sociais.   

Conhecimento tecnológico pedagógico (TPK)

Esse conhecimento tem a ver com o uso das TIC na sala de aula. Mais especificamente, as condições que devem ser dadas para usá-las corretamente e os aspectos positivos e negativos de seu uso.

Conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK)

Esse é o conhecimento que indica a integração de todos os conhecimentos, os principais e a interação entre eles. Se o professor domina esse conhecimento, isso significa que ele conhece o conteúdo disciplinar da matéria que ensina.

O modelo TPACK para professores

Além disso, ele também conhece os métodos didáticos mais adequados para o ensino e que são compatíveis com essa disciplina específica, bem como as situações e necessidades de aprendizagem de seus alunos. Por fim, ele sabe como integrar a tecnologia efetivamente para ensinar melhor o conteúdo.

O modelo TPACK para uma aprendizagem significativa

Atualmente, a presença da tecnologia em todas as áreas da nossa vida é inegável. No campo educacional e em relação à formação de professores, o modelo TPACK representa uma boa estrutura teórico-prática sobre os conhecimentos e habilidades que os professores devem dominar.   

Juntamente com o conhecimento das necessidades de cada aluno, o modelo TPACK destaca a necessidade de integração dos conhecimentos que os educadores possuem. Ou seja, tanto o conhecimento sobre a matéria, quanto o conhecimento pedagógico e o conhecimento tecnológico devem trabalhar de forma inter-relacionada, sendo assim capazes de alcançar um ensino eficaz e uma aprendizagem significativa.  


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