6 truques para manter a pele hidratada e em perfeitas condições

· 20 de março de 2019
A pele precisa de cuidados e proteção para se manter saudável e bonita, especialmente em momentos como a gravidez e após o parto. Embora pareça um desafio, na verdade é muito simples. Veja os truques que apresentamos abaixo.

As mudanças no clima, os distúrbios hormonais, a poluição, o sol, os maus hábitos… Enfim, existem muitos fatores que podem impedir a hidratação adequada da pele.

A boa notícia é que as marcas de desidratação podem desaparecer com alguns truques simples que vão ajudar a manter a pele saudável. Descubra tudo o que você precisa fazer e como estruturar a sua rotina para ter uma pele perfeita.

6 truques para manter a pele hidratada e radiante

Manter a pele hidratada, bonita e radiante não precisa ser um bicho de sete cabeças. Na verdade, existem alguns truques muito simples que você pode incorporar no dia a dia. Assim, você consegue evitar que as altas temperaturas, a gravidez ou os fatores ambientais danifiquem a pele. Anote estas dicas:

Beber muita água

A hidratação da pele começa de dentro. Por isso, para conseguir um melhor resultado tome pelo menos 8 copos de água por dia. A água ajuda na eliminação de toxinas do corpo que podem prejudicar o brilho da pele. Além disso, estima-se que entre 15 e 20% da água que você bebe vai para a pele.

manter a pele hidratada

Esfoliar a pele

O segundo truque para manter a pele hidratada é a esfoliação, que deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Por que isso é necessário? Porque a poluição, as partículas de poeira, a maquiagem e as impurezas se acumulam na superfície da pele.

Todos esses fatores fazem com que o aspecto de desidratação aumente. Então, para conseguir limpar a pele profundamente, recomenda-se fazer uma esfoliação para eliminar as células mortas retidas na epiderme.

Você pode fazer isso com produtos específicos para o seu tipo de pele ou com ingredientes naturais. Apenas lembre-se de fazer somente o necessário, afinal a esfoliação excessiva tem efeito contrário, podendo causar irritação e aumentar o ressecamento. A pele deve ser limpa de maneira suave diariamente.

Hidratar e proteger

Para manter a pele hidratada procure aplicar loções e cremes diariamente, especialmente nas áreas mais expostas, como braços, joelhos e cotovelos.

A melhor hora para fazer isso é depois do banho, pois é quando a pele está úmida e retém melhor a água. Além disso, escolha o hidratante de acordo com o seu tipo de pele. Você também pode complementar com tratamentos naturais em casos de condições como a acne.

No que diz respeito à proteção, não se esqueça de aplicar produtos que protegem a pele dos raios UVA e UVB. Portanto, certifique-se de escolher o protetor solar que melhor se adapte ao seu tipo de pele e que tenha pelo menos fator 30. Além disso, lembre-se de passar o protetor mesmo no inverno ou em dias nublados.

Descansar e relaxar

O descanso é um dos truques para manter a pele hidratada mais esquecidos. Quando você dorme bem e descansa, o organismo entra em “modo de reparação”, auxiliando na renovação das células e do tecido. Se isso não acontece, a sua pele desidrata e acelera o processo de envelhecimento.

manter a pele hidratada

Ter uma alimentação saudável e equilibrada

A alimentação também desempenha um papel fundamental na hora de manter a pele hidratada. A produção de novas células vai depender do consumo de proteínas, vitaminas e minerais.

Por outro lado, a ingestão de gorduras e carboidratos inadequados desgasta mais o corpo na hora de digerir, e esse esforço extra é literalmente sentido na pele. O ideal é consumir legumes e verduras por causa do alto teor de fibras, que favorece a digestão e a expulsão dos resíduos.

Não esquecer das vitaminas

Existem vitaminas que influenciam diretamente a saúde da pele. Elas podem ser consumidas sob a forma de comprimidos ou serem aplicadas em produtos preparados com elas. Por exemplo, a vitamina C serve como um antioxidante e estimula a produção de colágeno para uma pele macia e suave.

As vitaminas do complexo B promovem a produção de fibroblastos, células que reparam a pele e até mesmo o cabelo. A vitamina A, por sua vez, estimula a cicatrização.

Em conclusão, esses truques para manter a pele hidratada são muito simples e fáceis. Para colocá-los em prática, basta realizar algumas pequenas mudanças em sua rotina. Basta conhecer a sua pele e aplicar os produtos certos.