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Intervenção educacional para crianças com deficiência intelectual
O sistema educacional tem o dever de responder às necessidades especiais das crianças com deficiência intelectual. A seguir, vamos explicar quais medidas devem ser tomadas.

A intervenção educacional para crianças com deficiência intelectual é essencial para que a escola seja inclusiva. Atualmente, existem várias medidas de atenção à diversidade, incentivando:
- O desenvolvimento integral de todos os alunos.
- O direito a uma educação digna em escolas comuns ou, em casos excepcionais, em escolas especializadas.
“Todo mundo é um gênio, mas se você julgar um peixe pela sua capacidade de escalar uma árvore, passará toda a vida acreditando que é um incapaz.”
-Albert Einstein-
Intervenção educacional para crianças com deficiência intelectual
Os alunos com necessidades educacionais especiais associadas à deficiência intelectual têm a possibilidade de contar com uma série de recursos específicos, tais como:
- Apoio personalizado.
- Medidas extraordinárias.
- Adaptações curriculares.
- Flexibilização.
- Atenção individualizada.
Desse modo, esses alunos podem superar as barreiras de aprendizagem e receber um tratamento justo e equitativo. Assim, os principais responsáveis pelo ensino dessas crianças em uma escola comum são:
- O professor titular.
- O professor de apoio.
Intervenção educacional do professor titular
O titular da sala de aula tem a responsabilidade de criar um clima de diversidade, promovendo, assim, o conhecimento, o respeito mútuo e a aceitação das diferenças. Para isso, ele deve implementar uma série de medidas adaptadas a todos os níveis de aprendizagem das crianças da turma, seguindo uma metodologia inclusiva.
Dessa forma, é possível optar por:
- Adaptar metodologias e materiais às necessidades de todos os alunos.
- Criar agrupamentos flexíveis.
- Propor atividades semelhantes às dos seus pares para as crianças com deficiência intelectual, mas com algumas modificações, tais como:
- Conceder mais tempo para concluir tarefas.
- Simplificar o conteúdo ou a sua apresentação.
- Dar explicações passo a passo.
- Fornecer ajuda e orientação.
- Diminuir o número de tarefas necessárias.
- Criar uma rotina de trabalho na qual esse tipo de aluno tenha independência e treine a autodeterminação.
- Dedicar um tempo maior a determinados objetivos ou conteúdos importantes para todos os alunos, mas especialmente para aqueles com deficiência intelectual. Portanto, é interessante trabalhar o desenvolvimento da:
- Comunicação.
- Alfabetização.
- Psicomotricidade.
- Habilidade para usar os números e as operações básicas.
- Capacidade de estabelecer relações interpessoais.
- Estabelecer, em casos excepcionais, adaptações curriculares significativas. Estas consistem em:
- Eliminar conteúdos e objetivos considerados essenciais.
- Modificar os critérios de avaliação.
Além disso, para que tudo isso seja eficaz, é essencial que o professor evite o uso de rótulos negativos e comparações e que ele saiba lidar com as possíveis frustrações dos alunos com deficiência intelectual, a fim de evitar possíveis comportamentos agressivos ou de automutilação.
Intervenção educacional dos professores de apoio
Os professores de apoio são de grande relevância para a aprendizagem das pessoas com deficiência intelectual, pois eles costumam ser o principal pilar para o seu ensino na escola. Eles estão em comunicação contínua com o titular da sala de aula para desempenhar as suas funções de reforço educacional.
Assim, os professores de Pedagogia Terapêutica (PT) e de Audição e Linguagem (AL) são responsáveis por:
- Selecionar, elaborar e adaptar o material didático.
- Facilitar a assimilação de conhecimentos.
- Criar programas individualizados de intervenção educacional.
Além disso, um aluno com deficiência intelectual que não apresente habilidades de autonomia pessoal precisará da assistência de um Cuidador ou Assistente Educacional durante o período escolar para ajudá-lo a desempenhar essas habilidades.
Ou seja, a sua principal função é fornecer suporte de natureza educacional, mas não de ensino, desenvolvendo tarefas relacionadas com:
- Autonomia.
- Acessibilidade.
- Deslocamento.
- Saúde.
- Segurança.
- Atenção, vigilância e cuidados.
Em resumo, o fato de ter um aluno com deficiência intelectual na escola implica a implementação de uma intervenção educacional específica e personalizada.