5 mudanças importantes entre os 10 e os 12 anos

01 Novembro, 2020
Dos 10 aos 12 anos ocorre um período de constante crescimento e mudança. Descubra o que acontece nessa fase!

Entre os 10 e 12 anos de idade, as crianças vão da infância à puberdade. Ou seja, elas crescem e começam seu caminho para a adolescência, um caminho complexo e cheio de mudanças importantes, tanto cognitiva como física, social e emocionalmente.

Você quer saber quais são algumas das mudanças que acontecem nessa fase? Preste atenção ao que vamos te contar a seguir.

5 mudanças importantes entre os  10 e 12 anos

mudanças importantes entre os 10 e os 12 anos

1. Entre os 10 e 12 anos de idade, as crianças mudam a maneira como se relacionam com as outras crianças

Durante a infância, os amigos são importantes para brincar e se divertir, mas a partir dos 10 anos, as relações com os colegas se tornam muito mais complexas.

Entre os 10 e 12 anos de idade, as crianças frequentemente trocam de amigos, pois precisam criar um grupo em que possam confiar, com o qual possam se identificar e compartilhar ideias, gostos e hobbies. De fato, nessa idade, o grupo de amigos se torna uma referência e uma fonte de apoio essencial, e a família passa a ocupar o segundo plano.

2. Exigem independência

Aos 10 anos de idade, as crianças costumam ser autônomas o suficiente para assumir suas responsabilidades e deveres relacionados ao lar e à escola, embora com alguma supervisão dos pais ou professores.

Entretanto, aos 12 anos de idade, elas se sentem mais velhas e reivindicam cada vez mais a independência, ou seja, querem tomar suas próprias decisões e fazer as coisas por conta própria, sem se sentirem controladas pelos adultos.

3. Passam por grandes mudanças corporais

Sem dúvida, entre os 10 e 12 anos de idade é um dos períodos de desenvolvimento em que ocorrem as mudanças mais físicas, já que os corpos dos pequenos se transformam progressivamente. Deixam de ser meninos e meninas e se tornam homens e mulheres.

Nesse sentido, algumas das mudanças mais importantes que acontecem nessa idade são as seguintes:

  • O crescimento do peito começa.
  • A primeira menstruação ocorre por volta dos 12 anos de idade.
  • O tamanho dos testículos e do pênis aumenta.
  • Ocorrem mudanças no timbre e no tom da voz.
  • Aparecem os pelos púbicos, faciais e axilares.
  • A pele se torna mais oleosa.
  • Ocorrem súbitas mudanças de peso, tamanho e altura.
  • O suor e o odor corporal aumentam.

Mais mudanças entre os 10 e os 12 anos

4. Constroem uma identidade e personalidade próprias

Outra mudança significativa que ocorre entre os 10 e 12 anos de idade é que as crianças tentam desenvolver sua própria identidade e personalidade e procuram um estilo que as defina. Para fazer isso, elas iniciam um processo de exploração e experimentação, de modo que experimentam várias opções dependendo de seus gostos, hobbies, interesses, experiências, pensamentos, etc.

Além disso, ao longo desse processo, elas fazem um exercício de reflexão interna e revisão constante de seu autoconceito e, portanto, de sua autoestima.

5. Desenvolvem a capacidade moral

Até os 10 anos de idade, a maioria das crianças não se pergunta o porquê de seus atos e, geralmente, seguem as regras impostas pelos adultos porque sabem que devem obedecer a eles.

mudanças importantes entre os 10 e os 12 anos

Entretanto, isso muda aos 12 anos de idade, quando as crianças aprendem a refletir, discutir e negociar as regras com os outros. Dessa maneira, passam a cumpri-las porque o acordo alcançado deve ser respeitado e não porque é ditado pela “autoridade”.

Além disso, nessa fase elas desenvolvem a capacidade de avaliar o certo ou errado de seus comportamentos e ponderam sobre suas consequências.

“A mãe Natureza é providencial. Ela nos dá doze anos para desenvolver um amor pelos nossos filhos antes de transformá-los em adolescentes”.

-William Galvin-

Em relação ao desenvolvimento das crianças de 10 e 12 anos de idade…

Em resumo, meninos e meninas entre 10 e 12 anos de idade mudam muito, especialmente física e psicologicamente. Todas essas mudanças não são fáceis de aceitar, portanto, é um momento de desenvolvimento extremamente complicado.

Além disso, também pode marcar significativamente as mães e os pais, que precisam aceitar que não têm mais uma criança em casa, e sim um pequeno adulto disposto a construir sua própria vida.

  • Educación Navarra (s.f.). Bloque II: Etapas Desarrollo Evolutivo (11-14 años). Navarra: Escuela de familia moderna.
  • Fernández, M.A., Idoate, J. L., Izal, M.C. y Labarta, I. (2007). Desarrollo de conductas responsables de 3 a 12 años. Gobierno de Navarra: Departamento de Educación y Cultura.