Benefícios de usar LEGO Education com as crianças

21 Outubro, 2020
Você sabia que usando as peças de LEGO, além de se divertirem e se entreterem, as crianças também podem aprender diversos conteúdos educativos? Conheça LEGO Education!

Quem não conhece as famosas peças de LEGO? Trata-se desses pequenos blocos coloridos com os quais é possível criar todos os tipos de construções. Pois bem, e se disséssemos que atualmente eles são usados por muitos professores como um poderoso e inovador recurso educativo para a sala de aula? Isso é possível graças a LEGO Education.

LEGO Education permite que as crianças aprendam por meio de metodologias ativas, nas quais elas são as principais protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, de modo que possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos e expressar suas ideias por meio da construção com blocos. 

Você quer saber mais sobre esse tipo de ferramenta de ensino? Então preste atenção neste artigo!

Benefícios de usar a LEGO Education com as crianças

Brincar com LEGO na sala de aula

Existem diferentes kits e pacotes de LEGO Education, entre os quais encontramos:

  • Story Starters.
  • Simple Machines.
  • Motorized Mechanisms.
  • More To Math.
  • Learn To Learn.
  • Build To Express.

Cada um é voltado para uma determinada faixa etária e tem uma finalidade específica. Mas há algo que todos eles têm em comum: facilitar a realização de uma aprendizagem lúdica, caracterizada por ser divertida, ativa, participativa, interativa e significativa.

Esse tipo de produtos LEGO foi criado com o intuito de servir como fonte de apoio para que os professores possam alcançar os objetivos curriculares de determinadas disciplinas e, assim, possibilitar uma forma de ensino mais eficaz, motivadora, atraente e inspiradora para os alunos.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o professor que pretenda utilizar a LEGO Education em sala de aula deve atuar como um guia ou mediador da aprendizagem. Dessa forma, serão os próprios alunos, de maneira autônoma, que encontrarão a solução para os diferentes desafios e projetos propostos.

“Dar aos alunos algo para fazer, não algo para aprender. O fazer tem uma força que exige pensamento e reflexão”.

-John Dewey-

LEGO Education pode ser usada para trabalhar todos os tipos de conhecimentos e competências, desde habilidades sociais e de comunicação até o desenvolvimento da alfabetização ou a aprendizagem STEM, ou seja, aquela que está relacionada a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Benefícios de usar LEGO Education com as crianças

O uso das peças de LEGO no processo de ensino-aprendizagemtraz múltiplos benefícios para as crianças. A seguir, vamos citar alguns deles:

“A criatividade é como um jogo de LEGO. Todos conhecemos os blocos, mas ainda não sabemos o que podemos fazer com eles”.

– Anônimo –

LEGO Education: um recurso educativo inovador

Tendo em vista tudo o que foi discutido até o momento, é possível concluir que LEGO Education é um recurso educativo inovador que promove o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Atualmente, muitos professores ousam incluir essa ferramenta didática em sala de aula, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e até mesmo na Universidade, já que oferece ótimos resultados em todas as etapas educacionais.

Portanto, se você é um professor e quer deixar as suas aulas muito mais agradáveis ​​e divertidas, deve considerar a opção de usar LEGO Education. Seus alunos vão ficar entusiasmados e surpresos com a ideia!

Além disso, dessa forma, você vai permitir que as novas gerações tenham contato com uma educação diferente, longe dos métodos tradicionais que se restringem a usar lápis, livro e papel. Uma educação mais motivadora em que os alunos venham para as aulas todos os dias com um grande sorriso e com vontade de aprender.

Você ainda tem dúvidas? Precisa de mais informações sobre o assunto? Então acesse o site oficial da LEGO Education explore as mais de 400 aulas que estão disponíveis para serem colocadas em prática na sala de aula.

  • Zimmerman, B. (2017). Programming education for students of any age: LEGO® education-mindstorms® EV3 robotics. Journal of Computing Sciences in Colleges33(1), 42-43.