O que não fazer ao visitar um recém-nascido?

Se você está pensando em visitar um recém-nascido, há algumas coisas que você não deve fazer. Vamos contar quais são elas a seguir.
O que não fazer ao visitar um recém-nascido?

Última atualização: 14 Dezembro, 2020

Quando nasce um bebê na família ou no nosso círculo social, sempre é uma boa notícia e todos querem conhecê-lo. Isso é normal, mas algumas coisas precisam ser levadas em consideração para evitar que a tão esperada visita se torne um problema. Sempre, antes de visitar um recém-nascido, é preciso avisar os pais para ver se é possível ou se é melhor esperar.

Não seja aquela pessoa que vai visitar um bebê e faz coisas que não deveriam ser feitas. A seguir, vamos explicar algumas dessas coisas que não se deve fazer ao visitar um recém-nascido, porque assim você não vai incomodar ninguém.

O que não fazer ao visitar um recém-nascido?

O que não fazer ao visitar um recém-nascido

Aparecer sem avisar antes

Sempre que quiser visitar um recém-nascido, é preciso conversar com os pais para combinar um horário que seja bom para todos vocês. Uma vez que a hora for combinada, você terá que ir nesse horário e não antes ou depois. Seja pontual, não se atreva a aparecer na porta sem ter avisado antes porque você pode incomodar.

Ir de mãos vazias

Nunca vá visitar um recém-nascido de mãos vazias. É sempre bom levar algo para comer, porque os pais cansados ​​sempre vão agradecer. Se você não sabe cozinhar, pode pensar em levar outras coisas que certamente também serão úteis, tais como fraldas, lenços umedecidos ou cartões de presente.

Ir quando você está doente

Se você estiver doente ou apresentar sintomas, nunca vá visitar um recém-nascido. Você não deve nem passar pela porta. Espere até que você não apresente mais nenhum sintoma e até que já tenha passado o tempo estipulado para a transmissão da doença, dependendo do que você tiver.

Ficar tempo demais

Quando for visitar um recém-nascido, não fique tempo demais. Parabenize os pais, converse, ofereça a sua ajuda, mas não demore. Os novos pais certamente estarão cansados ​​e precisarão de momentos de intimidade.

Dar ainda mais trabalho

Se você for visitar um bebê, não pense que os pais devem ser bons anfitriões, porque eles não precisam ser. A única tarefa deles é cuidar do recém-nascido, então não espere nem que te ofereçam água.

Se você quiser beber água, pergunte se você mesmo pode se servir. E, se for à cozinha e ver pratos sujos, ofereça-se para lavá-los e fazer uma xícara de café para os pais. Eles certamente vão apreciar esse belo gesto.

Ir com muitas pessoas para visitar o recém-nascido

Quando você for visitar um recém-nascido, não vá com muitas pessoas. Vá sozinho e com mais uma pessoa, no máximo. Talvez, se a mãe estiver amamentando, ela não se sinta confortável em mostrar a amamentação para outras pessoas com quem não tem intimidade.

Se quiser ir com mais pessoas, é melhor avisar com antecedência e, se os pais não gostarem da ideia, não se zangue, apenas aceite a vontade deles.

Desrespeitar a vontade dos pais ao visitar um recém-nascido

Nunca, em hipótese alguma, desrespeite a vontade dos pais. Se eles decidirem passar duas semanas sem visitas, isso deve ser respeitado. Mantenha as distâncias necessárias e sempre faça perguntas antes de presumir as coisas.

Publicar fotos do recém-nascido nas redes sociais

Se você tirar fotos do bebê recém-nascido, não as publique nas redes sociais, menos ainda sem o consentimento dos pais. Esse assunto pode causar mal-estar e, por isso, é melhor evitá-lo.

Nem todos os pais querem mostrar os seus filhos nas redes sociais e isso deve ser respeitado. Mesmo que você ache que pode ser um elogio porque você quer mostrar o quanto está orgulhosa pela chegada do bebê ao mundo, é melhor não fazer isso.

Mudar de ideia no último minuto

Se você prometeu levar o jantar na sua visita, você deve levá-lo. Da mesma forma, se você prometeu chegar às 4 da tarde, não vá em outro horário, muito menos mude de ideia no último minuto.

O que não fazer ao visitar um recém-nascido

Além disso, se você combinou a visita com os pais, eles estarão fazendo um sacrifício para atender à sua visita, por isso é melhor que você seja responsável e não faça nada que possa incomodar os novos e cansados ​​pais.

Não lavar as mãos ao tocar no recém-nascido

A higiene é essencial quando for visitar um recém-nascido, por isso lave bem as mãos antes de entrar na casa ou assim que chegar. Não toque no bebê até que as suas mãos estejam bem limpas e desinfetadas.

Dar conselhos que não foram pedidos

Os pais podem ficar chateados se você der conselhos que não forem pedidosEles podem ficar estressados ​​se você agir dessa forma e até mesmo se sentir desconfortáveis. Se você quiser dizer algo, pergunte primeiramente se pode fazer isso e, quando falar, tenha tato e muita empatia.

Perguntar coisas indevidas

Talvez você queira perguntar algumas coisas, tais como por que a mãe não está amamentando ou se ela vai trabalhar em breve. Porém, existem algumas questões que podem ser assuntos delicados para os pais e é importante que você não fale sobre isso se achar que pode ser uma fonte de aborrecimento para eles.

Ignorar os irmãos mais velhos

Se os pais tiverem outros filhos além do bebê, não os deixe de lado. Eles também precisam de dedicação, então brinque com eles e dê toda a atenção. Inclusive, é até mesmo ideal que você leve um presente ou lembrança para que eles vejam que ainda continuam sendo importantes.

Em suma, esperamos que essas recomendações sejam úteis e que você possa segui-las quando for visitar um recém-nascido. Dessa forma, você vai evitar muitos mal-entendidos com os pais e todos poderão apreciar o pequenino com mais tranquilidade.

Pode interessar a você...
Frases para recém-nascidos, pais e familiares
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Frases para recém-nascidos, pais e familiares

Você quer expressar esses sentimentos tão intensos que surgem com a chegada de um novo ser? Leia as seguintes frases para recém-nascidos.