O que a natureza ensina ao seu filho

Promover a conexão com a natureza é importante desde os primeiros anos de vida. Descubra por que é importante e como fazer isso no artigo a seguir.
O que a natureza ensina ao seu filho

Última atualização: 17 Junho, 2021

A inteligência da natureza é fascinante. Ela guarda dentro de si as informações necessárias para sobreviver e superar qualquer obstáculo que surgir em seu caminho. Todos nós já vimos a beleza, a força e a voracidade da natureza, que tem entre suas virtudes o dom da ordem, da paciência e da perseverança.

A paciência é uma virtude que poucas pessoas possuem. Sua ausência é especialmente perceptível na sociedade atual, que se desenvolve a uma velocidade cada vez mais acelerada. Estamos interligados através da Internet, cuja funcionalidade e rapidez nos fazem acreditar que a solução para todas as nossas necessidades está ao nosso alcance e na velocidade de um clique.

E embora resolvamos muitas complicações do nosso dia a dia clicando em nossos celulares, tablets e computadores, às vezes o uso desses aparelhos ao invés de conectar mais, nos desconecta.

Cada vez mais as crianças também usam esses aparelhos. De fato, suas mãozinhas combinam incrivelmente bem com esses dispositivos porque sua velocidade só é comparável à mente de uma criança, mas e quanto à Mãe Natureza? Como ela trabalha? Qual é o seu ritmo? A natureza ensina ao seu filho centenas de virtudes que são muito mais instrutivas do que aquelas que ele pode aprender com um moderno dispositivo eletrônico.

Observar a paciência com que a natureza trabalha é mágico. Ao notar esse aspecto, você descobre que seu progresso é milimétrico, mas constante. A natureza nunca para! Ao contrário, abre caminhos e sempre supera os obstáculos que encontra. Você já deve ter visto uma planta crescendo apoiada em uma parede ou até no asfalto. A natureza faz de tudo para sobreviver, crescer, florescer… Então, imagine tudo o que seu filho pode alcançar se aprender com isso e praticar o exemplo da natureza.

A natureza é um modelo de virtudes

 

Duas crianças em um campo de rosas.

A consistência é uma virtude que a natureza mostra claramente. Ela sabe que é o método mais eficaz para atingir seus objetivos. Afinal, se precisasse crescer em altas velocidades, a natureza o faria sem se limitar, porém, em sua infinita sabedoria ela sabe que perseverança e paciência são fundamentais para seu crescimento e desenvolvimento.

Estabelecer um vínculo entre seu filho e a natureza será muito benéfico, pois, certamente, como todas as crianças, ele é muito detalhista e perceberá facilmente, entre outras qualidades, a constância da natureza. Seu filho só precisa de você para ajudá-lo a ver, para apresentá-lo ao fascinante mundo da natureza, então ele se perderá nesse campo infinito de ensino oferecido pela mãe terra.

A pureza da natureza é outro de seus aspectos virtuosos. Contemplar sua pureza ajuda a entender parte dos mistérios que ela guarda. Na base de cada árvore ou planta, seja qual for, até as chamadas “ervas daninhas”, existe uma complexa rede de radículas que filtram o necessário para crescer, sobreviver e dar frutos.

No processo de filtragem, a planta não só pega para si o que precisa para se alimentar, mas também descarta o que a machuca e o excesso de nutrientes. Compreender esse processo é outra lição importante que a natureza ensina ao seu filho.

Durante o exercício de observação da natureza, também é conveniente ver o seu corpo. Essa outra maquinaria, com seu complexo sistema de seleção, é responsável por pegar o melhor de todos os alimentos. Então você pode comparar o funcionamento de uma planta com o corpo humano, pois são muito semelhantes. O sistema alimentar do ser humano pega o que precisa para crescer, se manter saudável, praticar esportes, estudar, etc.

O respeito pela natureza

 

Crianças aprendendo sobre reciclagem

A fauna selvagem também tem muito a ensinar ao seu filho. Escolha um dia para fazer um passeio no parque onde seu pequeno poderá observar a paciência das aves na construção de seus ninhos.

Com elas, ele aprenderá o modo cuidadoso de selecionar cada fibra de palha seca para criar o que será seu ninho e de seu companheiro, onde, posteriormente, seus filhotes também viverão. Essa experiência permitirá seu filho ver que uma equipe, mesmo sendo formada por dois membros, pode realizar muito quando trabalha para atingir o mesmo objetivo.

O respeito por todas as espécies é outra lição que as crianças podem aprender facilmente, pois geralmente elas amam os animais.

Existe um tipo de conexão entre ambos, possivelmente porque entre si eles se entendem melhor: pergunte a uma criança qual profissão ela quer exercer quando crescer e ela certamente responderá que quer ser veterinária. Apenas uma criança tem curiosidade suficiente para se abaixar a fim de observar e detalhar as formigas em toda sua rede social organizada.

Não há melhor exemplo de vida do que o das formigas. Com base na observação das crianças, você pode aproveitar a oportunidade para conversar com seu filho sobre questões tão importantes para o seu desenvolvimento como a perseverança e o trabalho. Esses pequenos insetos funcionam como poucos: sempre trabalhando coletivamente e buscando o bem comum, duas premissas que se seu filho mantiver em sua vida vão ser de grande ajuda.

A fluidez com que a natureza se desenvolve é incrível. Ela tem a capacidade de se renovar, raramente fica estagnada e o que fica parado se contamina e perde a vida. Esse também é um grande ensinamento. Além disso, é positivo admirar a harmonia reinante nos processos da natureza, pois seus membros mostram como se comunicam sem articular uma palavra. E também mostram que por meio de conhecimentos ancestrais cada um conhece sua função em seu ecossistema, que opera em benefício próprio e dos demais, constituindo-se como uma rede exemplar de cooperação.

Os cientistas estão cada vez mais tomando a natureza como referência para o desenvolvimento de novas tecnologias. Por que não fazer o mesmo com nossos filhos? Afinal, a natureza nos oferece os exemplos. Então, toda vez que nossos filhos quiserem encontrar um modelo, eles podem buscar nesse perfeito maquinário chamado natureza.

It might interest you...
Passear na natureza: só benefícios
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Passear na natureza: só benefícios

Passear na natureza traz muitos benefícios para as crianças, não apenas físicos, mas também para seu estado mental. A seguir, mais detalhes!