A falta de respeito das crianças pelos professores

· 9 de abril de 2019
O respeito pelos outros deve ser ensinado em casa. Os pais devem incutir nos filhos a importância de respeitar os professores.

A falta de respeito das crianças pelos professores acontece com frequência. Antigamente, isso era algo inimaginável, porque mesmo que elas não suportassem o professor, tinham respeito por ele. É necessário ter em mente que isso não acontece apenas na escola e que é muito importante que os pais ensinem os filhos a respeitar os outros.

É importante que as crianças internalizem desde a infância que elas devem ter respeito por todas as pessoas, independentemente da autoridade que cada uma delas emana devido ao cargo que ocupam dentro da comunidade.

Assim, quando chegarem à adolescência, elas vão saber como tratar educadamente a todos à sua volta, inclusive os professores.

Você deve ensinar os seus filhos a te respeitar. Não permita que eles respondam de maneira inadequada e faça com que aprendam a pedir desculpas quando seu comportamento não for apropriado. É essencial que eles saibam que os atos negativos têm consequências.

Principais problemas enfrentados pelos professores

Os principais problemas enfrentados pelos professores atualmente são a falta de disciplina, o excesso de alunos e a escassez de meios e recursos materiais. Além disso, uma das situações que mais os afeta é a falta de respeito na sala de aula.

Geralmente, devido ao fato de que as crianças passam pouco tempo com os pais, eles não incutem os valores que deveriam ser refletidos no seu comportamento na escola e com o professor.

Para que essa situação melhore, é essencial reconhecer a importância do trabalho dos professores e fornecer às escolas recursos materiais e técnicos. Ser professor exige assumir responsabilidades e exercê-las adequadamente.

 Principais problemas enfrentados pelos professores

3 fatores que causam a falta de respeito das crianças pelos professores

Superproteção das crianças em relação aos professores

Atualmente, podemos ver uma proteção excessiva em relação à figura do aluno. Ele tem muita permissividade para fazer o que quiser. Essa situação, juntamente com as poucas ferramentas disponíveis para os professores, torna muito difícil fazer com que eles sejam respeitados.

Permissividade excessiva

Atualmente, a educação e os métodos de ensino estão se afastando do autoritarismo e permitindo uma horizontalidade entre professores e alunos.

Os espaços buscam fazer com que a figura do professor seja acessível ao aluno. O problema surge quando o papel do professor é distorcido e há a tentativa de colocar a criança no mesmo nível dele.

O exemplo dos pais

Em muitos casos, como os pais não estão de acordo com as decisões acadêmicas tomadas pelo professor, eles tiram a credibilidade dele. Pode até mesmo haver casos de agressão. Se os pais não forem capazes de valorizar a figura do professor, então os filhos também não serão.

Como educar as crianças quanto ao respeito pelos professores

  • Quando o seu filho falar mal de um professor, evite entrar nas desqualificações, por exemplo. Objetivamente, você pode reconhecer que existem professores mais competentes do que outros.
  • Caso o seu filho não se entenda com um dos seus professores, você pode transformar essa situação em algo a seu favor. Nesse sentido, explique que é necessário aprender a conviver com pessoas incompatíveis ou que pensam de forma diferente.
  • Ensine seu filho a não responder ao professor em público, visto que ele é a autoridade na sala de aula, ainda que ache a atitude dele injusta. O melhor é esclarecer tudo em particular.
  • Além disso, também é muito importante que você analise os seus comentários sobre seus chefes e colegas de trabalho, já que você pode estar desrespeitando-os e sendo incoerente entre o que você diz e o que você faz na frente dos seus filhos.
Como educar as crianças quanto ao respeito pelos professores

Que papel os pais devem assumir diante da falta de respeito das crianças?

Uma maneira de recuperar os valores é trabalhá-los em casa. Você deve se responsabilizar por orientar os seus filhos a ver o respeito como um valor fundamental de convivência. Estas são as chaves a serem levadas em conta:

Dar o exemplo

Você é a maior referência para os seus filhos, eles aprendem a partir daquilo que você faz. Por isso, se você demonstrar respeito e tolerância para com os outros, eles vão aprender a ser assim também.

Aprender a se expressar

Certamente é muito importante que conversas com diferentes pontos de vista possam ocorrer dentro de casa. Dessa forma, a criança vai aprender a se expressar com clareza e, ao mesmo tempo, a respeitar as opiniões dos outros quando elas forem diferentes das suas.

Ser assertivo

Ensine a diferença entre respeitar os outros e deixar que os outros pisem neles. Para isso, é muito importante que você lhes ensine a praticar a assertividade.

Ser educado

Você deve promover a bondade, a boa educação e o bom tratamento nos seus filhos. Estas são condutas que vão permitir que eles mostrem respeito pelos outros, bem como facilitar a convivência.

As crianças devem saber que nem todas as pessoas à sua volta vão ser do seu agrado, mas que, ainda assim, devem aprender a respeitar e a ter consideração pelos outros, mesmo que nem sempre se deem bem. Assim, o respeito é a coisa mais importante que você pode ensinar para os seus filhos.