Náuseas e vômitos na gravidez: como cuidar dos dentes
Náuseas e vômitos são situações bastante comuns na gravidez e podem afetar a saúde bucal. As alterações hormonais e o aumento da sensibilidade a cheiros e sabores fortes favorecem o aparecimento desses incômodos sintomas, que podem aparecer antes mesmo da confirmação da gravidez. Por isso, alguns cuidados especiais devem ser tomados para evitar transtornos. Continue lendo para saber como cuidar de seus dentes nesta fase.
Náuseas, vômitos e saúde bucal na gravidez
Na gravidez, cerca de 80% das mulheres sofrem de náuseas e vômitos no primeiro trimestre da gravidez. A causa desses sintomas não é conhecida, mas eles podem estar associados a alterações hormonais ou baixos níveis de açúcar no sangue e afetar os dentes da mulher. Vamos ver como.
Presença de ácido na cavidade oral
O vômito e o refluxo gástrico geram um ambiente altamente ácido em toda a cavidade oral. Essa diminuição do pH salivar é capaz de erodir e desmineralizar os dentes. E essa situação favorece o aparecimento de cáries.
Descuido com a higiene dental
No caso das náuseas, a sensação de repulsa dificulta a higiene bucal adequada. Para evitar desconforto, é comum que as gestantes descuidem da higiene bucal. Por exemplo, você pode evitar chegar com a escova ao setor mais posterior da boca, pode não usar cremes dentais porque causam repulsa ou, diretamente, pode parar de escovar os dentes. Assim, acumula-se muita placa bacteriana e tártaro que causam problemas nos dentes e gengivas.
Menos produção de saliva
Em muitas gestantes, também é comum que haja menor produção e secreção de saliva e ocorra xerostomia ou boca seca. Este líquido cumpre funções de limpeza e neutraliza a acidez do meio bucal. Cáries, erosão do esmalte e sensibilidade dentária são problemas comuns.
Dicas para proteger os dentes dos efeitos das náuseas e vômitos durante a gravidez
Com algumas medidas simples, é possível evitar que os dentes sofram com os efeitos dos enjoos e vômitos durante a gravidez. Algumas delas buscam reduzir esses sintomas incômodos e nocivos para a boca, enquanto outras protegem as estruturas dentárias. Confira mais detalhes.
Cuide da saúde bucal
Uma das estratégias é maximizar a higiene bucal. Embora o sabor da pasta de dente ou o contato da escova com a boca possam desencadear os sintomas, será necessário buscar alternativas para não descuidar da higiene.
Escove os dentes 2-3 vezes ao dia
O ideal é escovar os dentes e gengivas com uma escova de cerdas macias 2 ou 3 vezes ao dia. Além disso, use fio dental diariamente e complemente a higiene com cremes dentais com flúor.
Usando a escova sem pasta
Se o sabor da pasta de dente aumentar a sensação de nojo e causar mais náuseas, experimente outros sabores. Caso todos os produtos sejam repulsivos, a escovação deve continuar sem o uso de pastas por um tempo, até que os sintomas desapareçam.
O contato das cerdas com os dentes também pode desencadear náuseas e vômitos durante a gravidez, principalmente na hora de limpar a parte posterior da arcada dentária. Nestes casos, a limpeza com uma escova de cabeça pequena ou com aparelho elétrico pode ser a solução.
Mascar chiclete sem açúcar
Se você não conseguir escovar os dentes, pode mascar chiclete sem açúcar após as refeições. Desta forma, estimula-se a salivação e previne-se o excesso de acidez na boca.
Visitar o dentista
Para cuidar da saúde bucal, também é importante realizar check-ups odontológicos durante a gravidez. O profissional pode aplicar medidas preventivas especiais para proteger os dentes e evitar a sua deterioração nesta fase.
Prevenir náuseas e vômitos na gravidez
Embora as náuseas e vômitos na gravidez muitas vezes sejam inevitáveis, existem algumas medidas que ajudam a torná-los mais leves e menos frequentes:
- Coma antes de se levantar: se o vômito ocorrer pela manhã, comer algum snack antes de sair da cama e esperar um momento para se levantar pode ajudar.
- Faça refeições frequentes e pouco abundantes: o ideal é comer pequenas porções de frutas, verduras, iogurtes ou queijos ao longo do dia. O melhor sempre é comer alguma coisa antes de sentir fome.
- Evite café, chá e alimentos ricos em gordura e muito condimentados. Além disso, é melhor descartar os alimentos com odores muito fortes ou que causem uma certa repulsa.
- Hidrate-se com bebidas refrescantes: misturar água gelada com pedaços de limão ou gengibre pode aliviar o enjoo.
- Relaxe: respirar fundo, fechar os olhos e tentar se acalmar ajuda a evitar vômitos e náuseas.
Um momento para ser paciente
Náuseas e vômitos na gravidez podem não apenas danificar os dentes, mas também causar muito desconforto. De qualquer forma, você deve saber que, na maioria das mulheres, são sintomas temporários que diminuem à medida que a gravidez avança.
Ter calma e ser paciente ajudará você a lidar com esses momentos de desconforto. Além disso, se você cuidar ao máximo da sua boca, reduzirá o risco de os seus dentes sofrerem as consequências negativas que comentamos aqui.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lacasse, A., Rey, E., Ferreira, E., Morin, C., & Berard, A. (2009). Epidemiology of nausea and vomiting of pregnancy: prevalence, severity, determinants, and the importance of race/ethnicity. BMC pregnancy and childbirth, 9(1), 1-9.
- Pérez Oviedo, A. C., Betancourt Valladares, M., Espeso Nápoles, N., Miranda Naranjo, M., & González Barreras, B. (2011). Caries dental asociada a factores de riesgo durante el embarazo. Revista Cubana de Estomatología, 48(2), 104-112.
- Terán Muñoz, O., & Moreno Maza, M. (2019). Jengibre como tratamiento de náuseas y vómitos en el embarazo. Rev. Rol enferm, 212-215.
- García Mendoza, I. M. (2018). Efecto del jengibre dietético como método alternativo para paliar náuseas y vómitos en el embarazo.
- Díaz, J. P., García, N. M., Montellano, P. P., González, J. M., & Cano, M. V. (2022). Prevención de náuseas y vómitos en mujeres gestantes con administración de rodajas de limón. Conocimiento Enfermero, 5(18), 05-09.
- Garbero, I., Delgado, A. M., & Benito de Cárdenas, I. L. (2005). Salud oral en Embarazadas: Conocimientos y Actitudes. Acta odontológica venezolana, 43(2), 135-140.
- Francés Ribera, L. (2010). Náuseas y vómitos en el embarazo. Matronas Profesión, 2010, vol. 11, num. 1, p. 26-28.
- Vargas-Álvarez, T., & Acuña-Bolaños, D. R. (2019). Revisión: hiperémesis gravídica. Acta Académica, 65(Noviembre), 105-118.