Novos sentimentos: ser avó pela primeira vez

· 27 de julho de 2018
Ser uma avó pela primeira vez desencadeia uma onda de emoções, de novos sentimentos. A chegada desse novo membro à família é, sem dúvida, uma das maiores alegrias.

Uma criança sempre traz uma imensa alegria, e cada membro da família vai expressar suas emoções do seu próprio jeito.

A mamãe e o papai transbordam em felicidade. E a avó sabe que esse pequenino lhe permitirá reviver as suas melhores lembranças como mãe. A avó entregará o seu coração para seu novo amor: seu primeiro neto.

As avós são mulheres complacentes por excelência. Nada e ninguém impedirá que ela ofereça toda a sua atenção para quem será o seu maior orgulho a partir do momento que chega ao mundo.

Elas vivem uma espécie de regressão. Saber que serão avós pela primeira vez as farão se lembrar do mesmo sentimento que as comoveu quando souberam que iriam se tornar mães.

A “segunda maternidade”

Alguns especialistas dizem que quando uma mulher se torna avó,ela  começa a “segunda maternidade”. Agora é o momento de acompanhar e apoiar os filhos e noras. Mas aproveitando esse momento a partir de uma outra perspectiva, com grande entusiasmo e esperança.

Para muitas mulheres, essa etapa representa a chance de se sentirem mais úteis e até mesmo especiais. Poder redescobrir aspectos da vida juntamente com o seu neto promete ser uma experiência maravilhosa.

Ser avó é se tornar mãe pela segunda vez, mas sem tantas responsabilidades. Cuidar e mimar os netos são os seus objetivos.

Como boas mães e professoras na criação dos filhos, as avós sempre têm milhões de conselhos, truques e histórias que com certeza merecem ser consideradas. Afinal, elas já têm a experiência na aventura de ser mãe.

“Os pais são para criar e os avós para serem complacentes”, diz um ditado tão popular quanto verdadeiro. Embora elas tenham toda a experiência na criação de uma criança, as avós vieram ao mundo para dar abraços, conforto e para oferecerem a sua complacência.

ser avó

Muitas acabam sendo as melhores amigas dos seus netos e cúmplices de uma ou outra travessura, além de criadoras dos pratos mais deliciosos e memoráveis.

Dicas para as avós de primeira viagem

  • Se for chorar que seja de alegria! Receba as notícias com felicidade e entusiasmo, mesmo que por dentro de você também esteja preocupada que o seu filho não tem uma situação financeira muito sólida ou porque os novos pais são muito jovens.
  • Respeite todas as decisões tomadas pelos novos papais. Mesmo que você não concorde, lembre-se de que você já passou por isso. Entrar em conflito, longe de ajudar, só vai atrapalhar.
  • Os conselhos que você pode dar aos futuros pais são certamente muito valiosos. Porém, você deve saber quando é o momento certo de dar conselhos e também quando parar.
  • É normal que você queira dar milhões de presentes ao novo bebê, afinal quer que ele viva da melhor forma possível. Você pode ajudar, mas não sobrecarregue os pais com isso. Existem elementos que indiscutivelmente são gostos da mãe e não cabe a você mudar.
  • Dê espaço para futuros pais. A sua preocupação com o bem-estar do futuro neto é mais do que natural. Mas os papais certamente têm muito no que pensar e, às vezes, precisam ficar sozinhos.

As tarefas da avó

ser avó

Ter um neto não significa que você será a típica vovó que costura ou faz tricô. Se for assim, certamente o seu neto sempre terá roupas novas para vestir. Mas se não, não se preocupe!

O importante de ser avó é poder cuidar dos seus netos. Mesmo que seja somente em alguns momentos, irá fazer o seu peito inchar de felicidade e seu coração amolecer ainda mais.

As crianças sempre querem aprender, então não importa se você é moderna, jovem, enrugada, delicada, seguramente sempre terá algo para ensinar a seus netos.

Outra tarefa das avós é transmitir valores e princípios. Divirta-se com eles e os ensine a dançar, cozinhar ou ler. O importante é se conectar com eles. Ser a melhor amiga do seu neto e ajudar a manter os laços familiares são coisas que terão um impacto positivo na família.

Ser avó é uma nova oportunidade para amar e cuidar do outro, de ser uma pessoa melhor. É uma oportunidade de colocar todo o amor, a proteção e o carinho possíveis em um novo ser, na esperança de transformar este mundo em um mundo melhor para ele.