O café da manhã ideal das gestantes contém aveia

· 24 de agosto de 2018
O melhor que nós, mamães, podemos fazer durante a gravidez é cuidar da nossa alimentação. Portanto, te convidamos a conhecer as razões pelas quais a aveia é um alimento que não pode faltar na sua dieta.

Neste artigo, queremos nos focar especificamente no café da manhã ideal para todas as mulheres grávidas que desejam cuidar do pequeno ser que está se formando dentro de seu ventre.

Mesmo que as alternativas sejam diversas e os cardápios praticamente infinitos, queremos te dizer o que não pode faltar na sua primeira refeição diária.

Trata-se da aveia. Um cereal capaz de fornecer energia e uma série de nutrientes ao seu organismo. Sem contar que é deliciosa e de fácil digestão. Portanto, não há desculpas para não preparar um bom café da manhã com aveia.

De acordo com a especialista venezuelana em fitness, Sascha Barboza, a aveia é um carboidrato complexo devido à sua lenta absorção. Por esse motivo é que se recomenda o consumo desse alimento mais do que os carboidratos simples, já que estes últimos, geralmente, estimulam de maneira exagerada a produção de insulina.

A aveia é um carboidrato complexo de absorção lenta

Para Barboza, a aveia é um dos melhores cafés da manhã. Não somente para as grávidas, mas também para qualquer pessoa que queria cuidar de sua alimentação, devido ao seu teor nutritivo e vitamínico que nos permite cumprir com todas as atividades diárias.

Os benefícios da aveia

a aveia

Por se tratar de um grão integral, sua carga glicêmica é baixa. Portanto, é um alimento perfeito para manter os níveis de açúcar no organismo.

Seu alto teor de fibras é ótimo para diminuir a prisão de ventre, normalmente presente na vida das grávidas. Portanto, se você quiser controlar o funcionamento do seu aparelho digestivo, a aveia pode se transformar em sua grande aliada.

Durante a gestação, nós, mulheres, necessitamos aumentar os níveis de ferro e potássio. Elementos que estão presentes na aveia e que funcionam para prevenir a anemia e a falta de oxigenação celular que pode afetar algumas grávidas.

Outras vitaminas essenciais que estão presentes na aveia são: vitamina B1, vitamina E, magnésio, cálcio, fósforo, iodo e zinco. Elementos que permitem o desenvolvimento ideal do bebê que está a caminho.

Você pode preparar a aveia de diversas maneiras e combiná-la com o que quiser

Uma informação essencial

É claro que a aveia por si só não é suficiente para fazer o desjejum matinal de maneira balanceada. Na verdade, dependendo do fabricante, a aveia pode ter diversos nutrientes.

Por isso, é recomendável ler o rótulo para conhecer com detalhe o que você está consumindo. Assim, você poderá complementar a refeição com outros alimentos, como frutas e legumes.

Maneiras de preparar a aveia no café da manhã

Algumas formas de preparar a aveia no café da manhã podem ser:

  • Uma tigela de aveia quente. Ferva os flocos de aveia em água ou leite por cinco minutos. Você pode adicionar especiarias como um pau de canela para dar sabor. E adoçar com qualquer adoçante de baixa caloria.
  • Uma bebida de aveia bem gelada. No supermercado, você poderá encontrar diversas marcas de aveia instantânea para preparar bebidas. Essa opção é muito fácil porque você só precisa bater a aveia em pó com leite líquido no liquidificador e estará pronta para servir com alguns cubos de gelo.
  • Panquecas. A farinha de aveia é a melhor substituta para outras farinhas refinadas, como a de trigo e a de milho. Se você quiser fazer panquecas, só precisa misturar quatro claras de ovo com meia xícara de farinha de aveia e adicionar uma colher de chá de essência de baunilha para adoçar. Se você não tiver esse tipo de aveia em casa, não se preocupe. Você pode bater os flocos no processador e pronto!
  • Pães e biscoitos. No mercado, há uma grande variedade de biscoitos e pães integrais feitos com aveia e frutas secas. Esses ingredientes são muito bons para você e para seu bebê. Portanto, não hesite em comprá-los para incluí-los em seu café da manhã.

a aveia

Para além do café da manhã

É preciso esclarecer que você não deve limitar o consumo de aveia somente ao café da manhã. Alguns especialistas recomendam duas ou três porções diárias de cereais integrais.

Portanto, você também pode incluir aveia em seus lanches e jantares. Outro fator que você não deve esquecer é que sua alimentação deve ser supervisionada por um médico. Ele é o profissional que conhece todo o seu histórico clínico e as condições da sua gravidez.

Assim, poderá recomendar o que você precisa para que sua gravidez corra bem e você possa receber em seus braços um bebê saudável.