Mude a sua alimentação e engravide mais rápido

2 de março de 2017
Você quer engravidar rapidamente? Pois bem, mudando a alimentação poderá conseguir isso. Não se trata de apenas de ter alimentação saudável, mas sim de escolher alimentos com determinados nutrientes que favoreçam a fertilidade.

Se você deseja trazer um filho ao mundo, uma boa alimentação pode garantir que você engravide mais rápido. Contudo, não se trata simplesmente de ter uma alimentação saudável, mas sim de incorporar nutrientes específicos para incentivar a fertilidade.

Uma alimentação adequada permite que engravide rápido porque melhora a capacidade de ovular assim como a qualidade e mobilidade do esperma. Além disso, ajuda a equilibrar os hormônios tanto femininos quanto masculinos e otimiza a condição dos órgãos reprodutores.

Então. Vale a pena fazer o esforço e mudar um pouco nossa forma de comer já que de alguma maneira você se aproximará da hora de ter seu filho nos braços. Lembre-se que em um pequeno detalhe pode estar a chave para que sua fertilidade seja ativada.

shutterstock_246500683-500x344

Dieta da fertilidade?

A dieta para engravidar rápido recebe o nome de “Dieta da Fertilidade”. Esse variado regime deve incluir todos os grupos alimentícios. Contudo, você pode encontrar uma única diferença nesta dieta com relação à outra convencional.

Neste caso, serão escolhidos alimentos de três grupos que proporcionam nutrientes capazes de potencializar nossa fertilidade: proteínas, gorduras não saturadas e carboidratos complexos de baixo índice glicêmico.

Ainda assim, os micronutrientes mais importantes para a concepção rápida são as vitaminas A, C, D, E, B6 e B12, os ácidos fólico e lipoico, o cálcio, ferro, magnésio, ômega 3, selênio e zinco, como também a coenzima Q10.

Por sua vez, esses micronutrientes podem ser obtidos por meio do consumo de multivitamínicos pré-natais, embora grande parte deles seja absorvida com facilidade ao consumir de maneira natural alimento que contenham tais micronutrientes.

O que incluir na alimentação?

Lembre-se de incluir na sua alimentação os seguintes alimentos propícios para uma melhor fertilidade, dado que contêm grande quantidade de nutrientes que potencializarão suas possibilidades de engravidar rápido:

  • Ovos
  • Frutos secos e sementes: linhaça, nozes, abóbora, gergelim, girassol, amêndoas. Você pode consumi-las puras ou colocá-las em sucos, saladas e verduras. Também podem ser incorporados aos cereais como o arroz ou a aveia integral.
  • Verduras de folha verde escuro, como espinafre e acelga.
  • Brócolis.
  • As melhores frutas para a fertilidade são as ameixas, uvas passas, oxicoco e morangos.
  • Leguminosas, ou seja, lentilhas, grão-de-bico, feijão.
  • Alfafa
  • Algas verdes-azuis.
  • Abacate
  • Cereais integrais, tais como aveia, arroz integral e selvagem, trigo integral, cevada, centeio, quinoa e milho-miúdo.
  • Água. Tome 8 copos d’água filtrada ao dia, pois o líquido hidrata o corpo e é especialmente necessário antes da ovulação para que o muco vaginal seja o suficientemente líquido e elástico para transportar os espermatozoides. Por outro lado, tomar água é uma das melhores formas de liberar toxinas que poderiam estar evitando que você fique grávida.

Peixes e mariscos, uma alimentação cuidadosa

É muito importante para a nossa alimentação selecionar peixes com baixo conteúdo de mercúrio porque é uma toxina muito danosa, especialmente, para a fertilidade.

Os peixes com baixos níveis de mercúrio são: bacalhau, bagre, anchova, caranguejo, merluza, arenque, salmão, sardinha, linguado, lula, corvina, lagosta, dourado, roncador, truta, lagostim, ameijoa, ostra, vieira, camarão e mexilhões.

Com altos níveis de mercúrio são: mero, cavala, robalo chileno, atum, peixe-espada, ova de peixe, garapau, peixe-relógio, cação e peixe-serra.

shutterstock_76811479-500x334

Conselhos adicionais para a alimentação

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Navarra revela que a dieta mediterrânea poderia aumentar as possibilidades de engravidar rápido. Dessa forma, uma alimentação a base de produtos vegetais, pão, cereais e azeite de oliva como gordura principal, ajudariam a materializar o seu sonho de ser mãe.

Ainda assim, se aconselha não só uma boa alimentação para engravidar rápido, mas também conhecer seus ciclos de ovulação e dispor de uma tabela de fertilidade com a temperatura basal como ferramentas que ajudarão você a cumprir seus objetivos.

Outro aspecto que necessariamente deve ser considerado na hora de querer ter um bebê é o índice de massa corporal. Pois, no caso de o mesmo indicar sobrepeso ou obesidade e seja impossível perder esses quilos a mais, você deveria considerar a ida a um ginecologista ou nutricionista para ter a certeza de que tudo está em ordem para trazer um filho ao mundo.