O desenvolvimento moral das crianças
O desenvolvimento moral das crianças pode ser observado a partir dos seis meses de idade. A partir desse momento, os bebês já são capazes de distinguir entre o que está certo e o que está errado, qualidade imprescindível para o bom funcionamento da sociedade.
Desenvolvimento moral das crianças: quando acontece?
Importantes psicólogos como Jean Piaget ou Sigmund Freud consideraram que os bebês nascem sem nenhum tipo de senso moral. No entanto, com o passar dos meses e, em grande parte graças à socialização, as crianças desenvolvem a moral que lhes permite distinguir entre o bem e o mal.
Esses importantes autores têm diferentes teorias sobre esse assunto. No entanto, ambos concordam com o fato de que o desenvolvimento moral nas crianças é um processo que ocorre graças à socialização e à aprendizagem das normas que regem a sociedade. A moral aparece em cada indivíduo através de diferentes fases.
Sem dúvidas, o desenvolvimento da moralidade depende em grande medida das normas que são estabelecidas no meio familiar da criança. Aspectos como o respeito, a tolerância e um comportamento adequado são partes fundamentais de um desenvolvimento moral saudável. Isso é importante tanto para a criança quanto para o ambiente em que ela vive.
Pontos-chave para o desenvolvimento moral nas crianças
Como vimos, o desenvolvimento moral nas crianças faz parte de um processo que começa a partir dos seis meses de idade. Para que esse desenvolvimento ocorra, é fundamental que os pais e o meio familiar mais próximo estejam envolvidos na educação da criança.
Eles devem ensinar os valores primordiais que vão facilitar a incorporação à sociedade.
Nesse sentido, existem vários pontos-chave que pais e professores devem colocar em prática para fazer com que as crianças desenvolvam uma moral adequada:
- É preciso ensinar as regras e as normas de comportamento, tanto em casa quanto na sociedade.
- Para que a criança absorva corretamente o que é ensinado, é preciso explicar a razão pela qual existem as regras. Além de explicitar as consequências caso elas não sejam cumpridas.
- É preciso incentivar o ensinamento através do exemplo. Não é suficiente apenas conversar com as crianças e dizer que algo é certo ou errado. É necessário dar o exemplo, pois esta é a forma mais poderosa de aprendizagem que pode existir.
- É importante que os pais se lembrem de que para as crianças não é fácil entender conceitos como compaixão, respeito e tolerância, entre outros. Por isso, é fundamental ensinar esses valores por meio da prática e do exemplo.
O recomendável é que o meio familiar concentre os esforços em utilizar elogios que reforcem de forma positiva o que a criança faz corretamente. No entanto, também é necessário que as crianças entendam que os atos têm consequências. Elas devem entender que as consequências são uma das melhores formas de desenvolver uma moral saudável.
A escola e o ambiente no desenvolvimento moral
É verdade que os pais e a família mais próxima são partes fundamentais do desenvolvimento moral nas crianças. Mas também é verdade que a escola, assim como os amigos e colegas, também são essenciais nesse processo.
Quando as crianças começam a crescer, nem sempre enxergam seus pais como figuras de referência. Em muitas situações, o ambiente começa a distorcer ou alterar os valores das crianças. Por isso, é importante que os pais estejam envolvidos e prestem atenção na educação dos filhos.
É preciso se lembrar da importância de supervisionar com o que as crianças têm contato nos mais variados meios de comunicação. O ideal é que tenham acesso a conteúdos adequados à idade delas.
Os especialistas consideram que, embora as crianças possam imitar seus ídolos (cantores, atores, esportistas), essa mensagem não é suficientemente poderosa para modificar os valores aprendidos.
“Sem dúvidas, o desenvolvimento da moralidade depende em grande medida das normas que são estabelecidas no meio familiar da criança.”
Em suma, o desenvolvimento moral nas crianças é um processo que ocorre começando pela socialização e pelas normas de comportamento ensinadas em casa. A escola, assim como os amigos e os colegas, também são elementos essenciais nesse processo.
Por todas essas razões é fundamental que os pais estejam envolvidos em todos os aspectos da vida dos filhos. A moral é essencial para o bom desenvolvimento da criança como indivíduo, tanto pessoalmente quanto em sociedade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Almagiá, E. B. (1987). El desarrollo moral: una introducción a la teoría de Kohlberg. Revista Latinoamericana de psicología, 19(1), 7-18. https://www.redalyc.org/pdf/805/80519101.pdf
- Barrios, A., Barbato, S., & Branco, A. (2012). El análisis microgenético para el estudio del desarrollo moral: consideraciones teóricas y metodológicas. Revista de Psicología (PUCP), 30(2), 249-279. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472012000200002
- Fuentes, R., Gamboa, J., Morales, K., Retamal, N., & Víctor San Martín, R. (2012). Jean Piaget, aportes a la educación del desarrollo del juicio moral para el siglo XXI. Convergencia educativa, (1), 55-69. https://revistace.ucm.cl/article/view/262/246
- González, A. M. P. (1989). Laurence Kohlberg: Teoría y práctica del desarrollo moral en la escuela. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, (4), 79-90. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=117615
- Kohlberg, L. (1992). Psicología del desarrollo moral (Vol. 2). Bilbao: Desclée de Brouwer.
- Patiño Troncos, E. C. (2020). Fundamentos para el trabajo de la moral en los niños del nivel inicial. http://repositorio.untumbes.edu.pe/handle/20.500.12874/2494