O décimo primeiro mês de vida do bebê

Durante essa fase o bebê vai começar a comer sozinho e levar a comida à boca à sua maneira.

No décimo primeiro mês de vida do bebê, ele vai estar mais disposto a compartilhar os brinquedos e os objetos com outras pessoas.

Além disso, o bebê também vai começar a imitar sons de alguns animais e coisas. Isso quer dizer que suas habilidades cognitivas e sociais estão se desenvolvendo. Por outro lado, a necessidade de socialização vai aumentar.

No décimo primeiro mês de vida do bebê, ele começa a aprender muitas coisas. Demonstra grande curiosidade por tudo ao seu redor, se transforma em um explorador e seu desejo de aprender fica cada vez maior.

Alimentação no décimo primeiro mês de vida do bebê

Nessa idade, é incrível as habilidades que o bebê demonstra, pois é evidente que foi possível desenvolver a coordenação entre as mãos e a boca. Em outras palavras, os bebês realizam vários movimentos com grande facilidade, pois conseguem segurar os alimentos para levar à boca.

Também já são capazes de morder os alimentos, com o dentes ou, nos casos em que estes ainda não apareceram, conseguem mastigar com as gengivas.  Portanto, já podem começar a ingerir mais proteínas com as sopas e os sucos de frutas, assim como com os iogurtes e os vegetais na alimentação.

décimo primeiro mês de vida do bebê

Como o sono e as atividades se desenvolvem aos onze meses?

  • Nessa fase da vida, os bebês costumam dormir muito. Apesar disso, em alguns casos é imprevisível já que essa situação pode variar.
    • O normal é que o sono maduro não seja alcançado até os 5 ou 6 anos de idade. Por isso é bastante comum que os bebês nessa idade continuem acordando frequentemente. Independente de serem meninos ou meninas.
  • É a fase na qual os bebês começam a reconhecer a si mesmos, começam a estabelecer contato visual e físico com as outras pessoas, com as pessoas que cuidam dele e com todos que estão ao redor.
  • Igualmente, nessa idade os bebês começam a se deslocar com mais facilidade.
  • Conseguem manipular objetos e engatinham de maneira independente. Além disso, conseguem se virar com mais facilidade e habilidade.
  • Aos onze meses, os bebês também começam a apresentar o desejo de tentar andar sozinhos, sem ajuda.

Qual é o desenvolvimento neurológico do bebê nessa idade?

A partir do décimo primeiro mês de vida, há um aumento na produção de mielina (substância branca). Também terá aumentado o número de neurônios (substância cinzenta).

Aos onze meses de idade, os bebês adquirem ou desenvolvem as seguintes habilidades:

  • Sedestação. Ou seja, os bebês começam a sentar. Seus movimentos são rápidos e melhor coordenados.
  • Também começam as primeiras palavras dissílabas com propósito.
  • A capacidade de explorar o meio que os rodeia.
  • Começam a dar os primeiros passos com apoio das pessoas ou dos objetos.
  • Seguram os objetos com mais facilidade.
  • Distinguem algumas pessoas e conseguem realizar uma diferenciação entre pessoas conhecidas e desconhecidas.
  • Também começam a falar as primeiras palavras.

 décimo primeiro mês de vida do bebê

Atividades e habilidades

Aos onze meses de idade, em geral, o bebê começa a apontar com o dedo indicador, colocar os dedos em buracos e rachaduras e explorar através do tato.

Adquire a capacidade de diferenciar os objetos e apontar para eles. E também o bebê adquire a habilidade de jogar uma bola, colocar objetos em uma caixa e segurar a colher pelo cabo.

Suas conquistas o levam a expressar suas emoções. Portanto, o bebê vai começar a aplaudir, rir, entre outras habilidades. Ele imita todos os sons que ouve e usa sua voz para chamar atenção em vez de usar o choro.

Além disso, ajuda quando vai se vestir: estica os braços para colocar uma blusa ou oferece os pés para colocar ou tirar os sapatos. Nessa fase, quando o bebê está brincando, esconde o rosto para brincar de se esconder.

Diferencia o papai da mamãe e os identifica corretamente. Também já começa a ter melhor domínio de conhecimentos abstratos, como, por exemplo:

  • Para cima e para baixo.
  • Os números 1 e 2.
  • Responde à pergunta: Onde está o papai?
  • Responde à pergunta: Onde está os pés do bebê?

Todas essas novas atividades são demonstrações das habilidades que são desenvolvidas no décimo primeiro mês de vida do bebê.

Recomendados para você