O método Montessori para decorar o quarto da criança
Quando se trata de preparar o quarto da criança para a chegada de um novo bebê, é possível que nos absorvamos em uma compra frenética de decorações e acessórios para que a criança se sinta confortável no novo ambiente. Às vezes, nem mesmo os pais sabem que aquilo que eles consideram conforto, para a criança, na verdade, não é.
Saiba como este sistema educacional Montessori para decorar o quarto da criança pode te ajudar a desenvolver a criatividade do seu filho em um ambiente diferente e seguro.
O que é o método Montessori para decorar o quarto da criança?
O método Montessori é conhecido como um modelo educacional alternativo com ótimos resultados na aprendizagem. Como cada criança tem habilidades diferentes, a base para o método Montessori é a experimentação dessas habilidades.
Uma das principais características do sistema é que o pequeno explore sozinho. Para isso, é necessário um ambiente pensado para a criança em vez de buscar o conforto do adulto.
A exploração é um dos objetivos perseguidos por este sistema. E qual lugar melhor para fazer isso do que o próprio quarto da criança? O quarto da criança pode se tornar um lugar para descobrir e aprender. Com o método Montessori, você pode atingir todos esses objetivos ao decorar o quarto do seu filho.
Como implementar o método Montessori no quarto da criança?
É muito comum ver quartos de crianças que se adaptam às necessidades dos pais. No entanto, decorar o quarto infantil inspirado no método Montessori implica o seguinte:
- Espaço. O conceito é focado em um quarto amplo, limpo, bem iluminado e com boa ventilação.
- Cama. Recomenda-se evitar os cercados comuns e berços fechados a partir dos 18 meses. O método Montessori para decorar o quarto infantil é inclinado para ter uma cama no nível do solo. Desta forma, você protege a segurança do seu filho e ele pode explorar sem depender de ajuda para se mover.
- Paredes. Opte por cores que geram tranquilidade, como as quentes. Lembre-se de que o quarto será o espaço pessoal da criança. As cores quentes convidam ao relaxamento e descanso agradável.
- Móveis. Os móveis como gavetas, cadeiras, quadros e prateleiras devem estar na altura da criança e não do adulto. Desta forma, a criança se sente confortável em seu ambiente porque terá as coisas à mão.
- Chão. Deve estar livre de obstáculos, de maneira que a criança possa se mover com facilidade por todo o quarto. Se possível, você pode optar por tapetes para que a criança explore texturas.
- Brinquedos. É preferível que os brinquedos sejam feitos de materiais naturais, como pano ou madeira em vez de plástico. Tenha em mente que brinquedos muito elaborados com luzes e sons limitam a criatividade.
- Acessórios. Um espelho na altura da criança lhe permite uma observação pessoal e a descoberta de seu corpo. Você também pode colar folhas ilustradas de natureza, animais ou paisagens. Os cabideiros devem ser colocados para que a própria criança possa pendurar suas roupas.
- Ordem. Deve-se respeitar e encorajar a ordem e ter um lugar para cada coisa. Não é bom que existam muitos elementos para que o quarto seja fácil de organizar.
7 vantagens de decorar o quarto da criança com o método Montessori
Decorar o quarto das crianças através do sistema Montessori tem as seguintes vantagens:
- A criança se torna mais autônoma e independente.
- Tem liberdade para desenvolver sua criatividade.
- A aprendizagem é mais rápida e a criança se adapta facilmente a diferentes ambientes.
- Contribui para o desenvolvimento integral da criança.
- A criança é a protagonista de sua própria aprendizagem.
- A aprendizagem da criança segue um ritmo próprio.
- A pedagogia Montessori vê a criança como um ser completo em vez de a ver como uma criança indefesa.
Ofereça ao seu filho um quarto ao estilo Montessori, já que além de todas as vantagens acima, também é mais econômico e funcional do que os quartos tradicionais. Além disso, você pode obter muitas variantes de decoração se pesquisar um pouco na internet.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aldana, R. (2019, agosto 3). 5 hallazgos de la neurociencia que respaldan la pedagogía Montessori. Recuperado abril de 2020, de https://lamenteesmaravillosa.com/5-hallazgos-la-neurociencia-respaldan-la-pedagogia-montessori/
- Sabater, V. (2019, junio 4). Los 15 principios de María Montessori para educar niños felices. Recuperado abril de 2020, de https://lamenteesmaravillosa.com/los-15-principios-de-maria-montessori-para-educar-ninos-felices/