O poder dos momentos felizes em família

O poder dos momentos felizes em família supera qualquer outra coisa. Vale a pena criá-los! Aqui vamos dar algumas dicas.
O poder dos momentos felizes em família

Última atualização: 25 Maio, 2021

A felicidade não é uma meta, é uma forma de viver a vida, por isso é essencial que, como pai ou mãe, você conheça a força dos momentos felizes em família. Porque tanto para você quanto para os seus filhos, esses instantes compartilhados ajudam a construir memórias indeléveis que os deixarão muito felizes. Mas o melhor de tudo é que construirão a personalidade das crianças como pessoas emocionalmente equilibradas.

É imprescindível ter isso em mente para que os filhos cresçam em um ambiente saudável em que os momentos felizes em família são o aspecto mais importante, criando um clima emocionalmente equilibrado para todos.

A maioria dos momentos felizes não são gravados em vídeo, mas ficam gravados para sempre no coração. Como quando um filho diz suas primeiras palavras ou o primeiro “Eu te amo, mãe “. O dia a dia são aqueles momentos em que não percebemos o que realmente faz uma família feliz.

 

Família na sala aproveitando os benefícios do jogo.

Os momentos felizes em família

É imprescindível construir momentos que são só seus, pequenos momentos em família, com parentes mais distantes ou até com amigos que fazem você querer que o dia não termine. Também é possível criar pequenos momentos especiais a cada semana, como jantar algo diferente às sextas-feiras, fazer um passeios aos sábados ou ver um filme aos domingos.

Fazer as refeições em família, encontrar um espaço para ler juntos ou ouvir música e dançar… São as pequenas coisas que fazem a diferença e através das quais se criam memórias no coração para sempre. São esses momentos que nos moldam como pessoas, que nos fazem aproveitar a vida.

Os passeios no parque, esses momentos inesperados são o que fortalece o vínculo dos membros de uma família. Com essas vivências, são criadas anedotas, aventuras e histórias que vão fazer você rir e lembrar das coisas com um sorriso no rosto.

São momentos cheios de emoção e também de gratidão por poder apreciar esses momentos agradáveis. Experiências que fazem você querer curtir cada segundo da vida, saboreá-las, viver o presente. Esqueça os problemas e simplesmente fique com a sua família.

Fortalecer o vínculo com os momentos felizes

Porém, para fortalecer esses laços, é essencial que você passe o máximo de tempo possível em família. Para que isso aconteça, os seguintes aspectos devem ser levados em consideração:

  • Gaste seu tempo com o que realmente importa para você.
  • Perceba que sua família é a coisa mais importante.

Se hoje em dia, depois de refletir, você perceber que não tem esses momentos em família e gostaria de começar a construí-los, não deixe continuar lendo. Vamos dar algumas dicas com as quais, se colocadas em prática, sua família passará a ter esse espaço importante.

Reservar uma noite semanal

É possível que vocês tenham vidas estressantes e que as responsabilidades os sobrecarreguem de vez em quando, mas é essencial reservar uma noite por semana para fazer algo em família. E fazer isso se tornar uma tradição. Para ter uma união familiar novamente, separe essa noite para fazer algo que todos vocês gostam de fazer juntos.

 

Família assistindo a um filme para criar momentos felizes.

Fazer coisas juntos

Fazer coisas juntos é necessário para que o vínculo familiar continue forte e faça de vocês uma família unida. Pode ser uma atividade simples ou um tempo de férias, mas o que importa é que se torne uma coisa normal na sua família. Alguns exemplos podem ser os seguintes:

  • Ouvir música e dançar.
  • Passear ao ar livre.
  • Fazer coisas juntos em casa, como almoçar ou jantar.
  • Fazer as tarefas domésticas de uma forma divertida.
  • Almoçar ou jantar juntos com a TV desligada.

Demonstrar interesse pela vida das crianças

Talvez os horários diários os impeçam de conversar muito, mas vale a pena reservar um tempo e dedicar algum momento, seja no almoço ou no jantar, para falar sobre o dia a dia de vocês. Demonstre interesse pela vida dos pequenos, pelos seus afazeres, pela escola, pelas suas amizades, pelas aulas extracurriculares… Procure não evitar que isso seja um empecilho para passar um tempo em família.

Em suma, priorize a convivência para que vocês possam desfrutar de um núcleo familiar saudável e estável. Isso ajudará seus filhos a crescerem emocionalmente estáveis e com memórias maravilhosas.

Pode interessar a você...
As feridas familiares são as que mais levam tempo para curar
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
As feridas familiares são as que mais levam tempo para curar

É essencial ter cuidado com o ambiente, o tratamento e tudo que envolve o dia a dia em casa, pois as feridas familiares são as mais duradouras.



  • De la Puente, F. (2021) Atreverse A Educar En Familia. Editorial: Independiente.
  • Hernández Prados, M. Á. (2018). Libro: Familia y felicidad, una gran travesía. Latinoamericana de Estudios de Familia10(2), 187-189. https://repositorio.ucaldas.edu.co/handle/ucaldas/15413