5 dicas para fortalecer os laços familiares em tempos de crise

8 de julho de 2020
Em tempos de crise, são normais os sentimentos de inquietação e desconforto, mas também podemos aproveitar a oportunidade para criar vínculos e laços familiares ainda mais fortes.

Em tempos de crise, fortalecer os laços familiares se torna algo especialmente importante, já que é nesses momentos que muitas famílias sofrem fortemente com a inquietação e as preocupações que acometem alguns dos seus membros.

No entanto, também é preciso lembrar que os tempos de crise – quando devidamente compreendidos – podem se transformar em tempos de oportunidades.

Portanto, para melhorar a convivência familiar, existem muitas dicas que podem ser consideradas quando aumentamos o tempo que passamos com a família. O objetivo é fazer com que seja um tempo divertido e de qualidade.

Não devemos nos esquecer de que, atualmente, em uma crise como a que estamos vivendo, muitos pais não estão trabalhando ou estão fazendo home office, e os filhos quase não têm aulas e passam o dia inteiro em casa.

Por isso, em vez de permitir que isso se torne um fator adverso, é possível aproveitar para melhorar e expandir o aprendizado e, ao mesmo tempo, otimizar as relações familiares.

Como fortalecer os laços familiares em tempos críticos

Qualquer que seja a crise enfrentada pela humanidade, já que elas são cíclicas e às vezes pouco ou nada pode ser feito para evitá-las, é importante considerá-las como oportunidades de conexão com a família, com os pais, com os filhos e entre os casais.

chaves para fortalecer os laços familiares

Para nos conectar com um membro da família corretamente, é importante sempre manter a comunicação e aprimorar a escuta ativa. Por esse motivo, vamos mostrar algumas recomendações que podem nos ajudar nesses momentos.

Manter rotinas e horários

Eles são importantes, principalmente para os pequenos. Em uma vida rotineira com horários regulares, as crianças se sentem mais seguras e sabem o que esperar o tempo todo.

Isso também é positivo para o restante da família, já que é algo interessante para organizar reuniões e conversas, para ir dormir, etc. No entanto, os horários devem ser cumpridos, caso contrário serão inúteis.

Promover a autonomia individual para fortalecer os laços familiares

Talvez isso possa parecer contraditório, mas, na verdade, não é. Essa dica é direcionada especialmente aos pais que têm filhos. É importante aproveitar esses momentos para orientar os pequenos para que eles adquiram autonomia.

Aproveite as situações em casa para que eles aprendam a organizar o quarto, dobrar as próprias roupas, tomar banho sozinho, se vestir, etc.

Com essa dica, podemos fazer com que os pequenos se tornem mais autônomos e, ao mesmo tempo, mais seguros de si e confiantes quanto às suas possibilidades. Essa segurança será excelente para que eles colaborem em casa ativamente.

Conhecer os pontos fortes

Podemos dizer que é como se fosse uma Análise SWOT familiar. Serve para conhecer os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades de crescimento em diversos sentidos, tanto individualmente quanto como núcleo familiar. Em que vocês são bons juntos e separados? O que pode ser melhorado para que o grupo seja mais coeso?

tempos de crise

Evitar o medo para fortalecer os laços familiares 

Em tempos de crise, o medo do futuro e a preocupação com o que pode acontecer a curto e médio prazo aparecem em quase todas as famílias, especialmente quando há crianças pequenas.

Por isso, é importante impedir que esse mecanismo de defesa seja ativado, principalmente se tivermos filhos, já que a nossa inquietação será transmitida para eles, podendo afetá-los seriamente.

De qualquer forma, vale a pena ser honesto com eles. Dessa maneira, vamos causar menos incertezas e frustrações do que se os mantivéssemos na ignorância, já que eles podem perceber as mudanças, as preocupações e a inquietação.

A situação pode ser explicada com calma, com palavras que os pequenos consigam entender, através de desenhos, conversando sobre as emoções e sentimentos, etc.

Tempo de reflexão e de ficar menos conectado

A qualidade do tempo que passamos com a família aumenta muito nessas situações. Por isso, pode ser uma boa ideia se desconectar do computador e do celular e se conectar em um nível emocional, através de reflexões, conversas, brincadeiras, planejamento de atividades que promovam a criatividade…

Os tempos de crise são excelentes oportunidades para conhecer melhor tanto a nós mesmos quanto os nossos filhos e as pessoas ao nosso redor. São ótimas ocasiões para desenvolver valores como empatia, cooperação e solidariedade.

Então, aproveite essas 5 dicas para fortalecer os laços familiares em tempos de crise para que o seu núcleo familiar fique mais unido nos momentos em que vocês mais vão precisar um do outro.